Você sabe o que significa o ransomware?

Olá, querido(a) amigo(a), tudo bem!



Entenda o que significa o ransomware e tome bastante cuidado para que você não seja a próxima vítima dessa ameaça!


1. Ransomware: tipo de malware que torna inacessíveis os dados armazenados em um equipamento, geralmente usando criptografia, e que exige pagamento de resgate (ransom) para restabelecer o acesso ao usuário.


2. O pagamento do resgate geralmente é feito via bitcoins (moeda virtual anônima) e por meio de cartões pré-pagos (Amazon, iTunes, etc.).


3. Principais tipos de ransomware:

  • Ransomware Locker: impede que você acesse o equipamento infectado.

  • Ransomware Crypto: impede que você acesse aos dados armazenados no equipamento infectado, geralmente usando criptografia.

4. Além de infectar o equipamento o ransomware também costuma buscar outros dispositivos conectados, locais ou em rede, e criptografá-los também.


5. Para se proteger de ransomware você deve tomar os mesmos cuidados que toma para evitar os outros códigos maliciosos, como ter um antivírus instalado, atualizar as correções de segurança do seu computador e ser cuidadoso ao clicar em links ou abrir arquivos. Fazer backups regularmente também é essencial para proteger os seus dados pois, se seu equipamento for infectado, a única solução realmente efetiva para acessá-los novamente é buscá-los em seus backups.


6. O pagamento do resgate não garante que você conseguirá restabelecer o acesso, atenção aqui!


Vejamos algumas questões recentes sobre essa temática:


  • (CESPE/2017/SERES-PE/Agente de Segurança Penitenciária)

Praga virtual que informa, por meio de mensagem, que o usuário está impossibilitado de acessar arquivos de determinado equipamento porque tais arquivos foram criptografados e somente poderão ser recuperados mediante pagamento de resgate denomina-se RANSOMWARE.


  • (CESPE/2017/PMMA/1º.TENENTE) Fazer becape regularmente é uma conduta que permite minimizar os danos decorrentes de um ataque do tipo ransomware locker, que impede o acesso ao equipamento infectado, visto que o pagamento do resgate não garante acesso aos dados. CORRETO.


Bem, espero que tenha aproveitado essa dica quente de segurança para a prova, em virtude dos ataques cibernéticos recentes. Compartilhe com os colegas e aproveite!


Até o próximo post!


Um abraço,

Profa Patrícia Quintão


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo