Vai seguir o efeito manada, e mudar de foco? Azar o seu!!!

Olá pessoal, tudo bem?


Tá dureza esse período, né?


Sem concursos grandes! Sem vagas federais, e todo mundo mudando de foco, indo pros concursos estaduais, sem método, sem disciplina, sem sangue frio...

Isso mesmo! Parabéns, seu Maria-vai-com-as-outras! Mude de foco, igual você investe na Bolsa de Valores! Compre na alta e venda na baixa! O que você está fazendo é basicamente isso, sabia?


Você está seguindo a manada, sendo levando pela pressão interna, de familiares, e de amigos! Mas eu sinto te dizer que não vai dar certo!


Se você for uma pessoa normal, que não vive só para estudar, e que tem poucas horas líquidas na semana, você vai quebrar a cara!


É duro ler isso, mas é a verdade!


Para você mudar 180º no seu foco, você tem que estudar muito as condições, e elas tem que estar totalmente alinhadas!


Algumas condições que permitiriam essa mudança:


1 - vida familiar e financeira tranquila;

2 - excesso de tempo disponível para os estudos;

3 - conhecimento prévio mínimo de pelo menos metade das matérias do novo foco;

4 - inteligência acima da média para pegar novos conhecimento de forma fácil!

Se você não possui essas caracteríticas, fique quieto onde você está! Mantenha o seu foco, e tenha paciência.


Estratégia e paciência definem o medalhista de ouro da maratona!


Pensando de cabeça quente, e agindo de forma abrupta, você corre grande risco de não conseguir passar no concurso do foco anterior, nem no atual, e então desisitir, ser um frustrado, e viver falando mal do serviço público e de quem trabalha nele. Ou propagar que quem passa em concurso é filhinho de papai, ou quem compra vaga!


Seja mais inteligente!!!!


O concurso do INSS foi um exemplo concreto dos inúmeros Maria-vai-com-as-outras. Sei de muitas pessoas que ficaram desesperadas por estarem sem emprego, e que fizeram esse concurso sem método algum, crentes de que passariam, mas que saíram bem frustrados ao final. Com certeza é um começo no ramo dos estudos, mas tenha certeza que não é assim que você vai passar. Pouquíssimas pessoas conseguem sucesso com essa tática. Repare que grande parte dessas pessoas que fizeram o INSS já estão trabalhando em algum outro emprego na iniciativa privada, e assim desistiram dos concursos. Essa é a realidade.


O TRE-SP é outro exemplo atual. Efeito manada completo nesse concurso!

Eu vejo isso diariamente. A cada autorização ou edital, os meus alunos do coaching ficam desesperados:


ALUNO - PROFESSOOOOR DO CÉU, ESTOU DESESPERADA(O)!!!! O SENHOR (ME CHAMAM DE SENHOR, HEHEHE) VIU QUE SAIU O EDITAL X, OU A AUTORIZAÇÃO Y???? QUERO FAZER ESSE CONCURSO DE QUALQUER JEITO!!! VAMOS MUDAR DE FOCO!!!


EU – OPAAA, BELEZA, MAS CALMA!!! VAMOS PEGAR O ÚLTIMO EDITAL, ELENCAR AS MATÉRIAS DO NÚCLEO DURO, E FAZER UMA ANÁLISE DE COMO VOCÊ ESTÁ EM CADA UMA DELAS, BELEZA?


ALUNO – JÁ FIZ ISSO PROFESSOR! VOU COMEÇAR DO ZERO EM QUASE TODAS!


EU – ENTÃO NÃO DÁ, NÉ? COMO VAMOS MUDAR DE FOCO NO MEIO DO CAMINHO? SE PELO MENOS VOCÊ ESTIVESSE BEM NA MAIORIA DAS MATÉRIAS DO NÚCELO DURO, PODERÍAMOS TENTAR, MAS ASSIM NÃO TEM COMO, CONCORDA?


ALUNO – MAS ESSE CONCURSO É PERFEITO PARA MIM, PROFESSOR!!!