Noções de Tecnologia da informação: Questões comentadas da FGV!




QUESTÃO 01 (FGV/Câmara de Aracaju – SE/Técnico de Tecnologia da Informação/2021)


Na transmissão de dados entre computadores localizados em duas salas distintas de um mesmo escritório, separadas por uma divisória de madeira, considere os seguintes meios de conexão:


1. Cabos de par trançado de cobre 2. Radiofrequência 3. Raios infravermelhos 4. Cabos de fibra óptica


Os meios de transmissão de dados adequados ao cenário descrito são:


(A) somente 1 e 2

(B) somente 1 e 4

(C) somente 2 e 3

(D) somente 1, 2 e 4

(E) 1, 2, 3 e 4


Comentário


O infravermelho não vai atravessar a divisória de madeira, já a radiofrequência consegue se propagar além da divisória de madeira.

Sendo assim, o gabarito é a alternativa D.


QUESTÃO 02 (FGV/IBGE/Analista Censitário – Análise de Sistemas – Suporte à Comunicação e Rede/2017)


Aurélio é funcionário da empresa multinacional Join e precisa integrar todos os escritórios da organização, distribuídos em 5 países distintos. Aurélio precisará implantar uma rede de longa distância (WAN).


Com a solução adotada, Aurélio conseguirá:


(A) conectar apenas equipamentos de tecnologia similar.

(B) usar infraestrutura própria da empresa em toda a extensão da rede a ser implementada.

(C) alcançar velocidades mais altas que da rede local.

(D) reduzir a taxa de erros nas transmissões.

(E) usar infraestrutura compartilhada das empresas contratadas.


Comentário


Uma rede WAN (wide area network) abrange uma grande área geográfica, com freqüência um país ou continente. Ela contém um conjunto de máquinas cuja finalidade é executar os programas (ou seja, as aplicações) do usuário.

Analisando as alternativas, temos que:


Sobre a letra A, atualmente as redes são compostas de dispositivos com as mais variadas tecnologias, mesmo nas redes locais, o que significa flexibilidade para conectar equipamentos e economia de custos. Portanto, está ERRADA.

Sobre a letra B, para a conexão de países distintos, será necessário utilizar infraestrutura de empresas de comunicação que atuam nestes países. Portanto, está ERRADA.

Sobre a letra C, como redes WAN conectam dispositivos localizados a grandes distâncias uns dos outros, e a ocorrência de múltiplas transações simultâneas, que incluem grandes volumes de dados, entre outros fatores, causam a diminuição no desempenho de redes deste tipo. Portanto, está ERRADA.

Sobre a letra D, como em uma rede WAN há recursos de várias redes diferentes, que usam os mais variados dispositivos, há muitos erros de roteamento, interfaces caídas, filtros, delay e sobrecarga em conexões, o que ocasiona aumento na taxa de erros. Portanto, está ERRADA.

Sobre a letra E, uma das principais características de redes WAN é a conectividade provida por operadoras de serviço, cuja infraestrutura de hardware e software é compartilhada pelos clientes. Portanto, está CERTA.

Sendo assim, o gabarito é a alternativa E.


QUESTÃO 03 (FGV/COMPESA/Analista de Saneamento – Engenheiro de Telecomunicações/2016)


A respeito dos diversos tipos de topologias de rede, analise as afirmativas a seguir.


I. Na topologia em estrela, todos os equipamentos da rede (estações de trabalho e servidores) estão ligados diretamente por um cabo a um dispositivo central (concentrador) do tipo ponto a ponto.


II. Na topologia em anel, todos os equipamentos da rede (estações de trabalho e servidores) estão conectados fisicamente a um único cabo, em formato de anel, no qual e necessária a junção de início e fim.


III. Na topologia em barramento ou barra, todos os equipamentos da rede (estações de trabalho e servidores) estão interligados por um cabo central denominado barramento único.


Está correto o que se afirma em:


(A) I, apenas.

(B) II, apenas.

(C) I e III, apenas.

(D) II e III, apenas.

(E) I, II e III.


Comentário


Sobre a afirmativa I, na topologia em rede os segmentos são conectados por meio de cabos a um único dispositivo concentrador, que pode ser um hub ou switch. Dispositivos deste tipo possuem várias portas às quais os hubs são conectados individualmente, gerenciando todo o tráfego da rede. Desta forma, hubs e switches são responsáveis pela mediação da comunicação entre as estações. Caso ocorra problema com um dos computadores, a rede não terá sua operação afetada. No caso de LANs comutadas na utilização de switches são utilizadas comunicações ponto a ponto e bidirecionais (full duplex). Em um enlace ponto a ponto, o enlace é dedicado aos dois dispositivos, diferente de um enlace em broadcast, no qual o enlace é compartilhado entre vários pares de dispositivos. Portanto, está CERTA.

Sobre a afirmativa II, na topologia em anel cada computador é conectado a outros dois, formando um anel. Neste caso, quando um computador tem um problema, a rede inteira tem seu funcionamento interrompido, pois na maioria dos casos os dados trafegam apenas em um sentido. Quando uma mensagem é enviada por um nó, ela entra no anel e circula até ser retirada pelo nó destino, ou então até voltar ao nó fonte, dependendo do protocolo empregado. Portanto, está CERTA.

Sobre a afirmativa III, na topologia em barramento todos os computadores da rede são conectados a um cabo central, chamado backbone, que em inglês, significa espinha dorsal. Nas redes em barra comum, cada nó conectado à barra pode ouvir todas as informações transmitidas. Esta característica facilita as aplicações com mensagens do tipo difusão (para múltiplas estações). Portanto, está CERTA.

Sendo assim, o gabarito é a alternativa E.


QUESTÃO 04 (FGV/SEE-PE/Professor de Rede de Computadores/2016)


Um professor perguntou a um aluno se, em um ambiente de rede, é possível ocorrer comunicação full-duplex usando apenas um par de fios.

De forma correta, o aluno respondeu que:


(A) não, é necessário no mínimo dois pares, um para transmissão e outro para recepção.

(B) sim, se forem utilizadas frequências diferentes para transmitir a informação em cada sentido.

(C) não, é necessário pelo menos um terceiro fio para sinalização.

(D) sim, mas apenas se a comunicação usar transmissão síncrona.

(E) não, um par de fios só permitiria transmissão assíncrona, logo half-duplex.


Comentário


Na prática, é possível utilizar apenas dois fios para conexão full-duplex. Não serão redes com um bom desempenho, como, por exemplo, em uma rede com modem v.22 que possui transmissão síncrona ou assíncrona, full-duplex sobre dois fios, e pode chegar até 600 bps (síncrona) e 1200 (assíncrona). Da mesma forma, o V.21 utiliza dois fios operando em full-duplex através de uma largura de banda que pode variar de 980 a 1180 Hz para bits 0 e 1650 a 1850 para bits 1.

Sendo assim, o gabarito é a alternativa B.


QUESTÃO 05 (FGV/TJ-RO/Analista de Sistemas – Desenvolvimento/2015)


Atualmente, o meio físico mais escolhido para uso dentro dos prédios e construções, visando a instalação de redes locais e interligação geral de estações de trabalho, devido ao seu baixo custo e facilidade de instalação, com possibilidade de uso de altas velocidades (ordem de gigabit/segundo), é:


(A) fibra ótica.

(B) par trançado blindado (STP).

(C) cabo coaxial.

(D) par trançado não blindado (UTP).

(E) radiofrequência operando na faixa de 1GHz.


Comentário


Um meio físico de transmissão, numa rede de computadores, é o canal de comunicação pelo qual os computadores enviam e recebem os sinais que codificam a informação. O mais usual é utilização de um entre vários tipos de cabos existentes para o efeito. No entanto, também existem redes e sistemas de comunicação entre computadores que funcionam sem cabos, através da propagação de ondas no espaço - comunicações wireless ou sem fios.

Sobre a letra A, os cabos de fibra óptica são filamentos de vidro ou de materiais poliméricos com capacidade de transmitir sinais digitais sob a forma de sinais luminosos. Tal filamento pode apresentar diâmetros variáveis, dependendo da aplicação, indo desde diâmetros ínfimos, da ordem de micrômetros (mais finos que um fio de cabelo) até vários milímetros. Graças a essa característica, são cabos que conseguem ter uma velocidade ilimitada, se comparados com cabos elétricos. Também torna seu uso desejável quando existe a necessidade de transmitir dados a grandes distâncias. São cabos com custo mais alto, e com certa dificuldade de manuseio. Entretanto, seu uso vem se disseminando cada vez mais, com a necessidade cada vez maior de velocidades mais altas. Seu custo também diminui dia após dia, e a matéria-prima para a construção do cabo é abundante. Portanto, está ERRADA


Sobre a letra B, o cabo STP é muito pouco utilizado sendo basicamente necessários em ambientes externos com grande nível de interferência eletromagnética. Deve-se dar preferência a sistemas com cabos de fibra ótica quando se deseja grandes distâncias ou velocidades de transmissão, podem ser encontrados com blindagem simples ou com blindagem par a par. Portanto, está ERRADA.

Sobre a letra C, o cabo coaxial foi o primeiro cabo disponível no mercado, e era até a alguns anos atrás o meio de transmissão mais moderno que existia em termos de transporte de bits, embora ainda hoje seja usado para a mesma finalidade. Um cabo coaxial consiste em um fio de cobre rígido que forma o núcleo, envolto por um material isolante que por sua vez é envolto em um condutor cilíndrico, frequentemente na forma de uma malha entrelaçada. O condutor externo é coberto por uma capa plástica protetora, que evita o fenômeno da indução, causada por interferências elétricas ou magnéticas externas. O cabo coaxial mantém uma capacidade constante e baixa, independente do seu comprimento, o que lhe permite suportar velocidades da ordem de megabits/segundo, sem a necessidade de regeneração do sinal e sem distorções ou ecos. A forma de construção do cabo coaxial lhe oferece uma boa combinação de alta banda passante e excelente imunidade a ruídos e, por isso, eram o meio de transmissão mais usado em redes locais. Portanto, está ERRADA.

Sobre a letra D, o cabo UTP foi o substituto dos cabos coaxiais nas redes locais (internas nos prédios). Esse cabo veio a facilitar a ligação dos dispositivos de uma rede local devido a sua flexibilidade, baixo custo de aquisição e grandes velocidades. Atualmente os cabos UTP são considerados o padrão de ligação entre os dispositivos em uma rede local. Portanto, está CERTA.

Sobre a letra E, uma rede sem fio é uma infraestrutura das comunicações sem fio que permite a transmissão de dados e informações sem a necessidade do uso de cabos – sejam eles telefônicos, coaxiais ou óticos. Isso é possível graças ao uso, por exemplo, de equipamentos de rádio frequência (comunicações via ondas de rádio), de comunicações via infravermelho (como em dispositivos compatíveis com Irda) etc. É conhecido também pelo anglicismo wireless network. Não é a melhor opção para comunicação de dispositivos em uma rede local pela sua velocidade baixa, incompatibilidade e pequenas distâncias. Portanto, está ERRADA.


Questões retiradas do curso Ponto Elite CGU – Técnico Federal de Finanças e Controle - TFFC - rodada 1 - Noções de Tecnologia da Informação

ministrada pelo Prof. Sérgio Sierro. Abaixo segue o link do curso:


https://pontodosconcursos.eadplataforma.com/curso/ponto-elite-cgu-tecnico-federal-de-financas-e-controle-tffc


Qualquer dúvida relativa ao curso, entre em contato conosco:


WhatsApp: (61) 98426-9549 e-mail: curso@pontodosconcursos.com.br


Bons Estudos!

0 comentário