Não se lamente sobre as suas escolhas! Não tem mais volta!

Olá!


Você já se pegou pensando por que raios está aqui estudando para concursos públicos?


Você se questiona o tempo todo o motivo pelo qual não optou por outra profissão?


Por que fui me meter nessa ingratidão que é estudar para concursos, meu Deus?


Concurso é incerto demais! Não temos certeza de nada! Não é igual vestibular, que ocorre todo ano. O treco pode sair ou não! Pode ter vagas para o concurso que eu estou estudando ou não! Posso perder meses ou anos da minha vida, e não ser aprovado!


Sim, acontece, mas faz parte!


Você não acha que até hoje eu me pego pensando se poderia ter feito outra coisa da minha vida? Se não teria mais sucesso profissional ou dinheiro optando por outro trabalho? Que não seria mais feliz tendo optado por sair do Brasil e estudar fora?


Sim, penso nisso o tempo todo, e já tenho certa idade (38 anos), e a visa estabilizada.


Imagine você, criança de 20 e poucos anos??? O que não passa em sua mente?

E você, companheiro de mais de 40, e ainda sem ter conquistado a aprovação???

Infelizmente, é assim mesmo! Não tem como ser diferente, e você tem que parar de ficar se questionando! Apenas ligue o seu piloto automático, e faça o que tem que ser feito! No final vai dar certo, de uma forma ou de outra! Sempre dá!


Já trabalhei com milhares de alunos, e quase todos possuem essas dúvidas em relação às escolhas feitas na vida!


Normal! Somos assim naturalmente! A maioria é insatisfeita por nascimento! Sempre vamos querer algo a mais! E sempre vamos questionar as nossas escolhas!


Até mesmo aqueles que se encontram em patamares altíssimos na cadeia profissional, com salários milionários, se questionam o tempo todo em relação as suas escolhas!


Muitos se perguntam se vale a pena tanto esforço em detrimento do convívio familiar, stress, e pouco aproveitamento das conquistas materiais e financeiras em razão de pouco tempo livre.


A vida é uma constante escolha entre isso ou aquilo.

Nada em sua vida é certo, a não ser a morte!


Não seria outra profissão que te traria a certeza do sucesso! A não ser que você tenha o dom para algo que não exerce, o sucesso não viria de forma automática!

Morar e trabalhar no exterior também não é sinônimo de sucesso algum, e por isso tantos que vão, voltam!


O que você tem que fazer é parar de se lamentar, e colocar na sua cabeça de uma vez por todas que o caminho do concurso é uma escolha sem volta!


Escolheu estudar para concursos? Já foi! Agora é persistir e ir até o final!


Tem hora que temos uma sensação horrível mesmo! De raiva, ansiedade, tristeza... O concurso não tem previsão, notícias, nada, nada!!!! É angustiante estudar para algo que nem sabemos se vai sair ou não, mas o que se vai fazer?


E se você não estudar e o edital sair daqui a 4 meses? Já foi, né? Não dará mais tempo, então você tem que arriscar mesmo!


Para tentar amenizar essa aposta, foque em áreas, e não em concursos específicos, e assim a sua chance de sucesso será maior, assim como você minimizará uma eventual aposta errada em um concurso que tenha muitas mudanças no edital, poucas vagas, lotação que você não queira etc.


O que você não pode se permitir é perder tanto tempo pensando se é isso mesmo que você deveria estar fazendo! Se é essa mesma a escolha correta!


Isso vai te consumir por dentro, e as suas energias não serão canalizadas nos livros e nos exercícios, que seria o correto.


A concentração tem que estar 100% direcionada para o aprendizado com qualidade, e essas lamentações e incerteza só trazem problemas de aprendizado.

Tenha certeza que a vida é feita de escolhas contínuas, e sempre será assim!


Em qualquer posto, trabalho, ou profissão você teria essas incertezas, e os questionamentos viriam!


De todo modo, a vida não permite o “se” o tempo todo! Quem vive de “se” não evolui, não abre portas, não vê as oportunidades! Se isso, se aquilo, sei lá mais o que! NÃO!!!! “SE” não serve! Não há como voltar no tempo! A sua escolha já foi feita! A vida não volta!!!


Foque no presente e no futuro e veja como você pode conquistar a sua felicidade a partir das eswcolhas já feitas, e não das que poderiam ter sido feitas.


É muito fácil ficar imaginando situações que poderiam ter sido vividas, mas ninguém garante que elas teriam ocorrido da forma como você imagina. Problemas e até tragédias poderiam ter ocorrido nessa trajetória!


Agradeça a Deus por ter saúde! Agradeça a Deus por ter chance de estudar e melhorar de vidas! Muitos não possuem sequer essa oportunidade!


Seja mais grato pelo que você tem, e foque em ser alguém melhor!


Persiga o seu sucesso como pessoa! E isso que fará a diferença no final de sua vida!!!! A aprovação em um concurso é só um meio para isso, ok?


Grande abraço!


Prof. Bruno Fracalossi

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo