Método Pomodoro de Estudo!

O nome pode parecer de uma receita de molho, mas na verdade, é uma técnica de estudo bastante produtiva, em especial para quem tem pouco tempo disponível e muita coisa pra estudar, além da dificuldade de se concentrar!


Vou explicar porque é bem fácil!


Antes de tudo, lembre que, para estudar e assimilar seu conteúdo, é preciso esquecer o que nos distrai! Então, na hora de estudar ESQUEÇA REDES SOCIAIS E WHATSAPP!!!


Elenque o que você precisa estudar em uma lista (escrita ou digitada) - mentalmente não vale!. Coloque na lista todas as suas pendências, de preferência matérias diferentes, numeradas na ordem em que você irá estudar!


Você vai precisar de um cronômetro (pode ser do celular) - a origem do nome da técnica vem do fato de que seu inventor (o italiano Francesco Cirillo) utilizava um cronômetro em forma de tomate.


O cronômetro não é dispensável! Você deve usá-lo para os tempos de estudo, recomendado que seja de 25 ou 30 minutos - esses tempos de estudo são chamados de pomodoros e o estudante deve obedecê-los à risca! Não use pomodoros maiores que 30 minutos! Por exemplo, se você tem disponível 1 hora pra estudar, você tem 4 pomodoros de tempo!


É hora de começar a estudar! Com a lista em mãos e o cronômetro pronto, inicie pelo primeiro item! Quando o alarme tocar, PARE!!! E descanse por 5 minutos cronometrados. A cada 4 pomodoros, descanse por 30 minutos (aí vá andar, conversar, mexer no zap).


Após o descanso cronometrado, volte ao estudo, para o PRÓXIMO ITEM DA LISTA! E novamente pare quando o pomodoro acabar....


Lembre q a primeira leitura de um texto deve ser superficial, apenas para promover a familiarização. As leituras seguintes deverão ser mais detalhadas.


O rendimento individual depende de vários fatores, dentre eles, o compromisso consigo mesmo, a dedicação e o plano de estudos!


NÃO SE SABOTE! Seu sucesso depende de você!!!


Bons Estudos!


Prof. Lincoln Vitor Santos

Posts recentes

Ver tudo