"Eu leio, leio, leio e não aprendo"

COMO LER DE FORMA EFICIENTE?

Os diferentes tipos de leitura para estudos e concursos públicos

Ler e estudar definitivamente não são a mesma coisa! Porém, para estudar precisamos ler da forma correta.

Antecipar-se e não deixar tudo pra ultima hora tb é a melhor escolha.

Antes de tudo, precisamos nos certificar que a fonte de estudo é fidedigna e segura!

Hoje, com a facilidade de acessar a internet, é muito comum fazer buscas em sites e acabar lendo materiais desatualizados ou até com informações erradas!

Então, como ler de maneira a potencializar os estudos

Eu costumo fazer a leitura em 4 fases, que não acontecem no mesmo dia, mas que devem seguir o plano de estudos!

1ª fase: LEITURA SUPERFICIAL - é o momento do primeiro contato com o assunto/tema. Nessa fase, não precisamos nos preocupar em aprender ou decorar ou memorizar, mas em ler todo o texto normalmente e adquirir familiaridade com novos termos e com o assunto em geral. É importante agora destacar palavras desconhecidas e buscar seus significados.

2ª fase: LEITURA PROFUNDA - agora que já descobriu os conceitos de palavras novas, deve-se mergulhar no tema, destacando as informações mais importantes e as palavras-chave (grifar é uma boa ideia, mas não grifar o texto inteiro ??)


3ª fase - RESUMO - esse momento é para se fazer um resumo escrito ou mental do assunto (acho o escrito mais eficiente). Pode-se optar por fazer o resumo apenas com as informações já memorizadas ou lendo novamente o texto e escrevendo ao mesmo tempo! ATENÇÃO: como o nome diz, RESUMO é um condensado das informações mais importantes e não uma cópia do texto completo!

4ª fase - REVISÃO - a última fase é para revisar o texto ou o resumo. É um momento em que o estudante/concurseiro já está com praticamente todas as informações armazenadas e fica mais rápida a leitura! É uma grande oportunidade também para resolver questões, aplicando oq já aprendeu

Boa sorte! Bons estudos!

Prof. Lincoln Vitor Enfermagem

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo