Estratégias de leitura em língua inglesa: Dicas para o TCU!

Estratégias de leitura em língua inglesa


A leitura faz parte de nossas vidas, mas como lemos? Não lemos exatamente todos os textos da mesma forma, afinal não lemos uma bula de um remédio da mesma forma que a mensagem de um amigo, ou uma prova e assim por diante. Veremos aqui estratégias de leitura que podem ser utilizadas para a língua inglesa, algumas nos aprofundaremos mais adiante. As estratégias de leitura existentes são:


Skimming Estratégia que busca uma leitura rápida do texto, para isso o leitor deve estar atento a: • Layout do texto; • Título; • Subtítulo; • Prestar atenção em cognatos e falsos cognatos; • Prestar atenção nas primeiras e últimas linhas de cada parágrafo; • Quais são as informações não verbais (figuras, tirinhas, anúncios, gráficos e tabelas, entre outros). Um exemplo de quando se usa a técnica do Skimming são as famosas folheadas de revistas em consultórios, já foram mais comuns, mas hoje com o uso do celular deixaram de ser. Tanto a Skimming quanto a Scanning são técnicas que buscam que o leitor apreenda a ideia geral de cada texto, identificando o assunto e até, a possibilidade de prever informações essenciais do texto. Em um momento de prova leia com cuidado todos os parágrafos, percebendo o que busca dizer e destaque as palavras que estão em negrito, itálico, caixa alta – pois elas já foram grifadas no texto por algum motivo. Se houve o problema da falta de vocabulário, veja isso como um desafio e busque descobrir o significado destas palavras – lembre-se que quanto mais conteúdo adquirir mais apto estará para utilizar as estratégias de leitura.


Scanning Técnica que busca fazer uma “varredura” no texto, o examinando detalhadamente, buscando encontrar detalhes relevantes ao que o leitor deseja saber do texto. A palavra “scan” é um verbo e significa escanear, examinar. Atividades de “scan” que fazemos é como uma busca na internet, ler a primeira página de um jornal ou pesquisar alguma palavra em específico no dicionário.


Scanning X Skimming Na prova infelizmente não temos muito tempo: podemos levar muito tempo em uma questão e acabamos reduzindo o nosso tempo em outra. O quanto conseguirmos ganhar tempo é precioso para o candidato, por isso é importante escolher bem a estratégia de leitura a ser utilizada. Cabe ao candidato sempre perceber o que a questão busca saber e assim o candidato utilizar a estratégia mais adequada. Não existe apenas uma estratégia certa, pois todas as apresentadas podem ser utilizadas, até mesmo juntas. O importante é sempre marcar a resposta correta e, assim, o candidato acertar ao máximo e conseguir a sua aprovação.


Agora o mais importante que não pode faltar é a concentração, a determinação pela vaga e buscar ler mais e se atualizar mais antes das provas. Quanto mais conteúdo adquirir, melhor será na hora em que se utilizar destas estratégias. E, por fim: prática” Faça exercícios e pratique bastante, buscando conhecer a banca que realizará o exame.


Relembrando: • Scanning >>> buscando informações específicas; • Skimming >>> observa informações visuais que acompanham um texto como palavras destacadas, título e subtítulo, o autor, a fonte, a data em que foi escrita, etc.


Estas técnicas ajudam na compreensão geral de um texto. Buscando identificar quais são as palavras, as ideias, os verbos, os adjetivos presentes, entendendo o porquê de estarem presentes no texto. Estas técnicas buscam que você consiga compreender um texto sem precisar realizar a leitura habitual, o que o fará perder tempo e, com isso, lhe atrapalhar na execução de outras questões.


Trecho retirado do curso Ponto Elite para o TCU - Auditor Fiscal de Controle Externo - rodada 1 - disciplina de Inglês ministrada pelo Prof. Alan Ramos. Abaixo segue o link do curso:


https://pontodosconcursos.eadplataforma.com/curso/ponto-elite-para-o-tcu/


Qualquer dúvida relativa ao curso, entre em contato conosco:


WhatsApp: (61) 98426-9549 e-mail: curso@pontodosconcursos.com.br


Bons Estudos!

0 comentário