Essas atitudes serão as responsáveis pelo seu fracasso pessoal! Mude-as enquanto é tempo!!!

Olá pessoal, tudo bem?


Hoje eu trago 15 situações de autosabotagem bem comuns na vida da um estudante para concursos.


Garanto que você se encaixará em várias delas!


Eu me encaixava, e sempre as monitorava para tentar escapar da armadilha que elas poderiam me levar!


Sabendo disso, o que você fará para mudar o seu destino?


O seu destino é definido por você! Por ninguém mais! O que ocorre em sua vida não é obra do acaso, mas sim de suas atitudes anteriores!


Temos Deus no comando, mas o livre arbítrio é o que define o rumo da nossas vidas!


Então cabe a você definir o que você quer ser ou se tornar!


Em quais dessas abaixo você se encaixa?

1 – Não é algo familiar;

Tudo o que não é familiar tende a ser evitado. Estudar matérias novas ou que não gostamos é algo não familiar. Mas isso é necessário, senão a aprovação não vem. Estude matérias novas e aquelas que você não gosta. Force a sua mente a aprendê-las e não as pule em sua programação de estudos. Abra a sua mente para o que não é familiar. Novas experiências são responsáveis por nosso aprendizado.

2 – Você não quer abrir mão de suas não-necessidades;

Não podemos ter tudo na vida, infelizmente. Temos várias não-necessidades em nossa vida que podem ser deixadas de lado, mas que é difícil de fazer, pois tendemos a permanecer na zona de conforto. Liste o que não é necessário em sua vida, e que te faz perder tempo. E tire isso da sua rotina, incluindo os estudos no lugar. Porém, lembre-se: o lazer e as atividades físicas são necessidades que não podem ser abandonadas, mas sim administradas.

3 – Você não pensa com otimismo;

Não estou querendo te passar autoajuda barata, mas se você não acreditar em você, quem vai? Só a sua mãe mesmo??? Tenha otimismo que você vai passar, senão a sua batalha será impossível. Eu levei muitos tombos, mas ao meu lado sempre tinha a certeza que um dia daria certo.

4 – Você acredita que só passa em concurso quem é inteligente ou quem tem “esquema”;

Isso existe: gênio e esquemas, mas eu te garanto que é uma parte ridiculamente pequena dos que passam em concursos. Todos os meus amigos, e eu também, não somos gênios e não tivemos esquemas. Se nós passamos ralando, por que você não passaria?

5 – Você sai contando para todo mundo o que estudou no dia, na semana, no mês etc.

Eu sei que você não pode esconder que está estudando para todo mundo, mas pra que sair contando isso para o seu chefe, colegas de trabalho, pessoas que você não tem intimidade etc.? O que isso vai te trazer de benefício? Revele os seus planos somente para aquelas pessoas que confiam e acreditam em você.

6 – Você tem medo de não passar;

Beleza, todos nós temos. Eu tinha, mas a confiança na aprovação sempre foi maior do que o medo, então trabalhe isso em sua mente. O medo é normal, mas ele não pode te paralisar.

7 – Você não quer ser um alvo;

O sucesso atrai a atenção de inimigos, invejosos e etc. Passar em um concurso seria motivo de essas pessoas te invejarem e te desejarem mal. E daí? Não ligue para isso! Tenha fé e peça proteção a Deus. E ignore os energúmenos que querem o seu mal! Eles não servem para nada, então para que se preocupar com eles? Tome um banho de sal grosso, como diria a minha mãe, rssss!

8 – Você não consegue lidar com tudo ao mesmo tempo;

Sem desculpas! Consegue sim! Eu já consegui conciliar estudos, trabalho e pós-graduação. Sei que é difícil, extremamente estressante, mas depende da sua vontade e do que você deseja para a sua vida. O esforço de hoje resultará em tranquilidade no futuro! Gerencie o seu tempo e elimine atividades que não são necessárias. Faça somente o que deve ser feito, e programe os seus horários. Quando temos organização de tempo, as atividades ficam menos estressantes.

Arrume uma agenda e escreva os compromissos da semana nela. Isso descarrega a sua mente.

9 – Você se sabota;

Você tem uma vozinha interna do mal te dizendo o tempo todo que não vale a pena? Pois dê um jeito de eliminá-la de sua vida urgentemente! Crie uma voz do bem que seja muito mais alta!

10 – Você tem medo de fracassar e se sentir rejeitado;

Muitas pessoas não sabem lidar com a rejeição e com o fracasso por não ter conseguido conquistar o sucesso profissional. Mas saiba que isso faz parte não só da sua vida, mas de centenas de milhões ao redor do mundo. Você é um privilegiado só por poder estudar! A rejeição e o fracasso fazem parte. Elas nos trazem ensinamentos! E o sucesso é o fracasso vencido!

11 – Você se preocupa demais com a opinião dos outros!

Quem manda na sua vida? Tirando seus familiares, a quem você deve satisfação? Então porque se preocupar com a opinião dos outros, ou o que elas falam de você ou não? Você não deve satisfação a ninguém! A vida é sua, e se você quiser estudar e tomar pau em 1.000 concursos, ninguém tem nada a ver com isso!!!

E se você está estudando para um determinado concurso e vem um monte de gente te perguntar por que você não vai prestar aquele que saiu agora, com matérias totalmente diferentes do seu foco, somente diga: Porque não, e pronto!

Satisfação só para os pais e para a rádio-patroa (esposa), ou rádio-patrão (esposo), rsss!

12 – Você não estabelece metas alcançáveis;

O que adianta programar 50 horas líquidas de estudos na semana se você tem tempo para cumprir somente 21 delas? Nada, né?

Então estabeleça metas plausíveis, condizentes com a sua rotina, e estude dentro dessa meta, com qualidade, disciplina e comprometimento. As minhas metas sempre foram entre 21 e 28 horas semanais, a longo prazo, e com qualidade. E deu certo!

13 – Você muda de foco a cada concurso;

Atirar para todos os lados não acerta o inimigo. Você já viu aquele filme O Grande Herói? Os quatro americanos presos nas montanhas acertam centenas de inimigos enquanto os adversários saem atirando a esmo, sem rumo, e desperdiçando balas. Os americanos tinham foco e treinamento, e os inimigos atiravam para todos os lados. Precisou de centenas contra quatro para a batalha ser ganha. Ou seja, foque e não desvie disso! Não adianta. Você acha que vai ganhar tempo, mas não vai! No final das contas, você perde!

14 – Você é indisciplinado, desorganizado, descomprometido e procrastinador!

Reeennsssga, agora o bicho pegou, não é? Sentiu a cara ficar vermelha de vergonha??? Pois é, mas pelo menos você reconhece que tem esses defeitos, e sabe que precisa melhorar. O que eu te digo é que com alguma dessas quatro coisas desprezíveis aí de cima em sua rotina, o resultado não vem, pode ter certeza!

Tome vergonha na cara, e faça o que precisa ser feito, caramba! Você consegue, basta querer!!!!

15 – Você tem pressa.

A pressa é inimiga da perfeição! De que adianta você correr com os estudos e não aprender nada? De que adianta você fazer aquela prova que você considera perfeita para você se não deu tempo de estudar nada? Estude com calma, e aprenda o que você estuda, sem pressa e sem pressão além da conta!

Prof. Bruno Fracalossi Coach

Posts recentes

Ver tudo