Entrevista com Aprovado - Nathaly Rodrigues da Costa


Hoje vamos conhecer a história de Nathaly Rodrigues da Costa, aprovado para o cargo de Consultor Técnico Legislativo da CLDF. Com o auxílio do coaching do Ponto, ela conseguiu realizar o sonho da aprovação. Confira abaixo a entrevista completa.


Conte-nos como começou o seu interesse por concursos públicos. Meu interesse por concursos começou quando eu ainda estava no Ensino Médio, em 2009. Muitos colegas já estudavam para concursos e a estabilidade em um emprego era muito atraente. A minha principal motivação foi a minha mãe, pois ela é servidora da Universidade de Brasília e ingressou no serviço público em 2003, após uma longa maratona de estudos e muita dedicação.

Em 2013, logo após concluir o meu curso de graduação em Arquivologia, ingressei no serviço público no cargo de Arquivista, na Universidade Federal de Goiás. Em 2015 eu consegui uma redistribuição para a Fundação Universidade de Brasília para ficar mais perto da minha família. Nos anos de 2016 e 2017, eu iniciei algumas rotinas de estudo, mas sempre parava e priorizava outras atividades.

Em 2018, os anseios de alcançar o meu sonho de trabalhar no legislativo e a vontade de buscar outros horizontes profissionais me fizeram refletir sobre a necessidade de me dedicar aos estudos para a CLDF. Eu me ajoelhei e pedi para que Deus me guiasse durante esse caminho!


Fale um pouquinho sobre sua experiência de estudos antes e depois do auxílio do Coach Bruno Fracalossi. Quais foram as diferenças entre a época em que estudou sozinha e a época em que estudou orientada pelo Coach?

Eu nunca tinha estudado com o auxílio de um Coach, mas já tinha conversado com algumas pessoas sobre essa forma de acompanhamento, então decidi procurar alguém para me auxiliar nessa jornada. Encontrei o Prof. Bruno Fracalossi iniciei com minha rotina de estudos personalizada. Ele me ajudou muito durante esse processo de preparação, destaco as ações de motivação e as técnicas de estudo.

Quando estudava sozinha, eu não conseguia mensurar o meu rendimento. O Bruno me auxiliou apresentando vários métodos de aferir os estudos da semana, bem como reavaliar pontos negativos do estudo.


Como o Coaching te ajudou a superar suas dificuldades?

Particularmente, eu tinha pouco tempo para estudar toda a matéria do concurso. Iniciei os meus estudos em maio de 2018 e a prova seria em setembro. Tive que correr contra o tempo. Mas o Bruno me mostrou que era possível sim estudar para dois cargos (Arquivista e Técnico em Arquivo): lendo, resolvendo questões, elaborando resumos, acordando cedo, tomando guaraná em pó, fazendo atividade física, trabalhando oito horas ou mais, sendo chefe de setor, viajando com a família.


Você indicaria o Coaching do Ponto?


Claro! O Coaching me ensinou muito mais do que estudar para concursos. Aprendi que tudo tem o seu tempo e que podemos cair, mas o importante é saber levantar. A minha concentração melhorou, equilibrei as minhas atividades e aprendi a importância da autoavaliação. Esses fatores são fundamentais para uma rotina de estudos.


Você atingiu seu objetivo final ou ainda pretende tentar novos concursos? Hoje eu sou muito grata e feliz pelo resultado do 2º lugar para o cargo de Consultor Técnico-Legislativo – Arquivista, que foi alcançado com muita oração, dedicação e orientação de excelentes profissionais. Se eu for nomeada (se Deus quiser) pretendo me dedicar a outras atividades.


Qual mensagem você deixaria para os colegas que também buscam uma vaga no serviço público?


Procure excelentes profissionais, adquira materiais de boa qualidade, tenha foco e dedicação. E nunca deixe de ter fé. Nesse período de estudo, o meu maior aprendizado foi que é possível conquistar os nossos sonhos, nunca estamos sozinhos. Deus sempre esteve comigo e minha família acreditava em mim, eles nunca me deixaram desistir.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo