Dicas de otimização para os concurseiros que estudam e trabalham!

Olá pessoal, tudo bem?


Complementando um dos meus artigos anteriores sobre como estudar para os concursos da área de Economia/Controle e Gestão, hoje eu escrevo para dar algumas dicas de como usufruir ao máximo o seu tempo disponível de estudo.


Eu fui aprovado nos concursos de ATRFB e AFC/CGU sempre trabalhando e estudando.


O segredo, na minha opinião, é ter disciplina e foco naquilo que você deseja e que você acha que mudará a sua vida. Em razão disso, sempre aproveitei totalmente o tempo livre que eu tinha para estudar.


Uma das dicas que eu dou hoje é o de dividir o estudo durante os três períodos diários.


Suponha que você seja um guerreiro sofredor, assim como eu sempre fui, e disponha de 4 horas diárias de estudo. Não adianta reclamar ou ficar pensando como aquela hiena do desenho.


-Que hiena, professor Bruno?


-Não se lembra? Leia abaixo, então:


Desenho Lippy & Hardy - "Oh céus! Oh vida! Oh azar!"


Esse desenho é mais um dos clássicos da Hanna Barbera. Os personagens principais são o leão Lippy e a hiena Hardy. Lippy sempre bolava planos mirabolantes para os dois se darem bem, mas Hardy, com todo o seu pessimismo, nunca acreditava que teriam sucesso. Nessas horas que ele dizia a famosa frase: "Oh céus! Oh vida! Oh azar! Isto não vai dar certo!"


Pois é, meus amigos, se você tem somente 4 horas disponíveis de estudo por dia, você vai passar em um concurso top com somente 4 horas por dia, ué!


Comigo foi assim, por que com você não seria também?


Concurso público é 20% de inteligência + 20% de motivação + 60% de GARRA!!!


Eu conheço inúmeros amigos meus que sempre se gabavam de ser inteligentes, que tiravam notas melhores que as minhas na faculdade, na escola, mas que estão em empregos muito piores que o meu.


E por que isso? Porque inteligência sozinha não define nada. Ela pode ser um diferencial quando a pessoa tem garra. Isso é o principal em uma jornada como a nossa.


Voltando ao nosso tema de hoje, te dou uma dica que acredito ser muito interessante, e que foi essencial para as minhas aprovações:


DIVIDA O SEU DIA!! ISSO MESMO, MEUS AMIGOS! DIVIDAM O SEU DIA!!


Essa dica vale para o aluno que está em desvantagem, pois trabalha e estuda, ok?


Muitas vezes, esse aluno estuda até com mais afinco do que aquele que fica o dia todo por conta.


Faça assim: pegue as suas 4 horas e não as estude todas à noite. Isso não é proveitoso. No período noturno, você já está cansado. Eu nunca rendi nada à noite. O meu estudo líquido na parte noturna sempre foi de no máximo uma hora e meia.


Divida assim o seu tempo, marcado no relógio:


Manhã