Como planejar seus estudos para concursos de TI?

Muitos alunos (as) me perguntam como devem estudar para concursos de TI (Tecnologia da Informação) e tenho visto que muitos têm estudado sem planejamento nenhum ou com um planejamento deficiente.


Eu já passei por isso há 6 anos atrás, e na época não tínhamos muitos bons materiais de tecnologia da informação e o planejamento para os estudos era feito sempre pós-edital. Falo isso, porque eu mesmo, já errei muitas vezes na minha preparação, deixando disciplinas essenciais de fora e às vezes estudando até o que não costumava ser cobrado na prova.


Claro que não conseguimos prever com 100% de certeza o que será menos cobrado ou o que será mais cobrado, mas com o tempo aprendi a amadurecer nos meus estudos para a área de TI e inclusive para outras áreas também, afinal de contas, são poucos os concursos de TI que cobram puramente só TI, assim sendo aprendi que o planejamento é fundamental na hora dos estudos.


Começando então, explico que esse método de estudo é o que eu utilizo, não quer dizer que seja o melhor, mas acho que vale a pena você conhecer e ver se você se adequa a esse método. Bom, além de professor, também sou coach de concursos, então provavelmente vai notar que nos meus planejamentos, eu utilizo algumas técnicas que tem me ajudado.


(Primeiro passo) Definir o que eu não sei!


Primeiro, precisamos entender o que já sabemos, o que sabemos pouco e o que não sabemos nada. Digo isso, porque a maioria dos candidatos, gasta muito tempo, estudando o que sabem mais e isso é um erro fatal.


Definido então quais são seus pontos fortes e quais são seus pontos fracos (SWOT), nós vamos atacar seus pontos fracos!

(Segundo passo) Vamos planejar o ataque!


Eu estou deduzindo que você tem material de estudo de qualidade, se não tiver, nós aqui da Ponto trabalhamos duro para que o melhor material sempre chegue até você.


Ok! Estamos com material em mãos, então vamos começar a planejar, meu planejamento ocorre da seguinte forma:




Credo! Kkk (: Pois é, já podemos começar a planejar os estudos, temos então: Engenharia de Software, Banco de Dados, Governança de TI e Desenvolvimento de Software + Conhecimentos básicos (Dir. Adm, Dir. Constitucional, Raciocínio Lógico, Português).

(Terceiro passo): Exercícios Comentados até não aguentar mais!


Eu até diria que esse passo, é o passo mais importante do nosso estudo, note que todo dia, eu faço “exercícios comentados” e aqui quero explicar o seguinte: É importante que você mesmo comente os exercícios, mesmo que eles já estejam comentados, comente os exercícios comentados.


Para que possamos então chegar no quarto passo!


(Quarto passo): Caderno de resumo!


Isso aqui já me salvou em muitos momentos! O caderno de resumo contém a divisão por tema (Engenharia de Software, Banco de Dados, etc), mas não tem o conteúdo, porque este você deve lembrar, ele tem as questões comentadas sobre o conteúdo, por isso, a importância de você comentar os exercícios, porque depois você vai ler esses exercícios no caderno resumo.


(Quinto passo): Descansar nos finais de semana!


No quinto passo, temos a regra de ouro, DESCANSAR.

Note que de segunda a sexta, temos uma rotina pesada e ela só funciona bem, se no sábado e domingo, você tiver descanso, logo para alguns utilizar o sábado e o domingo para descansar é perder tempo, mas eu já entendo que se você não descansar nos finais de semana, durante a semana, não vai conseguir demonstrar o seu melhor nos estudos.


Por fim, o cronograma apresentado reflete a minha realidade, mas nem sempre consigo cumprir ele a risca, tendo em vista as reuniões do dia a dia, Mestrado, Esposa, etc. Mas é fundamental que você tenha um planejamento que te force a segui-lo.


No próximo artigo, vou explicar como incluir no cronograma disciplinas como Segurança da Informação, Infraestrutura de TI e Redes de Computadores.