Como estudar para os concursos das áreas de Gestão, Controle e Economia?



Olá, queridos alunos, tudo bem com vocês?


Tenho recebido vários e-mails solicitando dicas de estudo para Gestor, APO, STN, CGU e demais cargos correlatos.


Os questionamentos mais comuns são sobre qual cargo focar, já que os alunos querem aproveitar ao máximo o tempo para fazer todos os concursos possíveis.


Vou dar uma dica para vocês, meus amigos!


Eu sempre aconselho que meus alunos estudem para uma área, e não para um concurso específico. Lógico que há pessoas que estudam para um cargo específico e só querem aquele, e conseguem.


Mas afirmo que é a minoria que consegue passar dessa forma.


O ideal é que você faça todos os concursos possíveis de matérias correlatas, pois assim você consegue adquirir técnicas importantes para a hora da prova, como: tempo de prova, ambiente do concurso, sala de aula, tensão pré-prova, melhora na discursiva etc.


Treino é treino, jogo é jogo!!!


Como fazer então, professor?


Faça assim:


Faça uma tabela. Na horizontal, escreva todos os concursos possíveis da área (irei listá-los aqui). Na vertical, escreva todas as matérias. Após ter feito isso, faça o batimento das matérias mais comuns, e foque nelas nos estudos antes dos editais.


Quando os editais forem saindo, vocês acrescentam as matérias novas para cada concurso. Isso aumenta muito a sua chance de ser aprovado mais rápido.


Bom, vou listar aqui os principais concursos da área de Controle, Gestão e Economia. Todos eles possuem uma espécie de coluna vertebral de matérias, que devem ser estudadas com muita ênfase. Essas matérias darão uma boa pontuação na nota final da prova, e vocês garantirão a aprovação com o estudo das matérias novas, após sair o edital.


Vamos lá:


Concursos da área de Gestão, Controle e Economia:


AFC/CGU; AFC/STN; ACE/SCI-DF; EPPGG/MPOG; APO/MPOG; BACEN; TCU; TCE´s; SUSEP, CVM e IPEA (acho que não esqueci de nenhum).


Matérias básicas:


Português,


Inglês,


Raciocínio Lógico;


Direito Administrativo e Constitucional


Administração Pública.


Matérias Específicas:


Auditoria Governamental (aqui já entra técnicas de controle);


Ciência Política;