A importância de pontuar bem em conhecimentos básicos nos Concursos

Atualizado: Jun 25


Olá pessoal!

Sou o professor Marcelo Camacho e gostaria de enfatizar neste pequeno texto a importância de ter boa performance nas provas de conhecimentos básicos em concursos. É comum os candidatos desprezarem as disciplinas comuns em prol do estudo das disciplinas especificas. Há até uma justificativa razoável: os conhecimentos específicos são responsáveis pela maior pontuação das provas. No entanto, é um erro estratégico desprezar as disciplinas básicas, como português, conhecimentos gerais, noções de administração, informática, raciocínio lógico, etc.

Em geral, é a performance nestas disciplinas que determina a colocação final do candidato. Eu explico: muitas vezes o desempenho nas provas específicas dos candidatos bem preparados em um concurso é muito parecido. O que vai determinar o desempate será o desempenho nas chamadas disciplinas básicas. Eu sou um exemplo disto: minha performance no concurso do INCA em 2010 na parte específica (conhecimentos de gestão de RH) foi de 75% das questões da prova, muito parecido com o desempenho dos candidatos mais bem colocados, mas eu acabei ficando em primeiro lugar pois fiz 90% da pontuação das questões de conhecimentos básicos (no caso provas de português e conhecimentos do SUS –Sistema Único de Saúde).

Em concursos muito disputados, como os concursos do judiciário, pontuar bem nas disciplinas básicas é essencial. Em geral, os candidatos aprovados nestes concursos tem performance acima de 85%. Gabaritar então os conhecimentos básicos é estratégico.

Não espere os editais de concursos para começar então a preparação destes conteúdos básicos. Comece já! Lembre-se que aqueles que tiverem consolidado estes conhecimentos saem em vantagem no dia da prova. Para ser aprovado em um concurso é preciso estratégia. Uma boa estratégia é mapear os conhecimentos básicos que são cobrados na maioria dos concursos que você deseja ser aprovado e então elaborar um plano de estudos para cobrir todos estes conteúdos. Estude os conteúdos e resolva questões! Nossos cursos aqui no ponto são preparados desta forma, para que você tenha uma evolução continua de performance.

Meça seu desempenho continuamente. Faça da seguinte forma: estude os tópicos diariamente e ao final da semana resolva uma prova da area que você quer ser aprovado. Cronometre a prova, como se estivesse realizando-a no dia do concurso. Verifique seu aproveitamento e registre em um caderno. Verfique os aspectos que você errou e enfatize estes pontos no seu plano de estudos para a semana seguinte. Ao final da semana seguinte faça outra prova e registre a performance. Você verá que em pouco tempo você terá evoluído em performance e isto se refletirá no dia em que a prova for "à vera".

Então, como eu disse, não desprezem o estudo das disciplinas básicas em concursos, meus caros!

Lembrem-se sempre: persistência e determinação!

Até a próxima! Prof. Marcelo Camacho Administração Geral, Administração Pública e Gestão de Pessoas

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo