18 coisas que você faz e que prejudicam sua busca pela aprovação (parte 1)!

Para ser aprovado, faz-se necessário seguir várias estratégias, mas aqui eu descrevo 18 delas, que são essenciais. Hoje são 9, e no próximo artigo, as demais:


1 – Tentar chegar à perfeição


Quantos dos meus alunos leem, leem, leem e não resolvem um exercício sequer! Quantos querem ler todo o conteúdo e ficam chateados por não conseguirem explicar todos os assuntos do livro. Não é assim que se estuda. Em primeiro lugar, você conseguir formular uma explicação teórica completa sobre qualquer assunto estudado é praticamente impossível. Marcar o x na questão certa não demanda você ter um conhecimento aprofundado de determinado tema. Muitas vezes, um conhecimento superficial te habilitará a acertar a questão.


Do mesmo modo, é situação corriqueira observada por mim o fato de o aluno, depois de um tempo, chegar a um determinado nível de percentual de acertos nos exercícios, como 85% ou 90%, e querer ir aos 100%. Não cometa esse erro. Primeiro porque você não conseguirá, segundo porque é contraproducente. É muito mais viável manter os 85% na matéria já atingida, e utilizar o tempo extra para aumentar o percentual de outra que esteja nos 50 ou 60%.


2 – Apostar pequeno


Você pode querer começar com cargos pequenos e depois tentar os maiores. Mas o fato de tentar cargos pequenos não indica que você tem que pensar pequeno, ou seja, estudar por materiais ruins, menos tempo, ou com menos qualidade. Mire no Sol, e se acertar a Lua será maravilhoso.


3 – Esperar pela sorte


Eu até acredito que a sorte existe e nos agracia certas vezes, mas não há sorte se não houver trabalho duro. Ou seja, a sorte não vai aparecer se você não tiver suado sangue nos livros!!!


4 – Precisar de aprovação de outras pessoas


Não espere aprovação de ninguém para tomar as suas decisões. Escolha estudar por si só. Você não é mais uma criança mimada. Cresça e tome as suas decisões. Erre por si só, e não culpe ninguém pelos seus percalços. Viva-os e tire conclusões para melhorar como pessoa e profissional. Aprenda a se desligar da opinião dos outros, e ouça o seu coração. Decida com firmeza e siga o seu caminho. Aprenda a dizer não àqueles que, muitas vezes, nem querem o seu bem.


5 – Tentar fazer tudo sozinho


Busque ajude de profissionais. Pesquise sobre os melhores materiais, converse com amigos que já tem experiência na área. Busque inspiração com aprovados. Monte grupo de estudos, contrate um Coach. Enfim, se sirva da experiência e do conhecimento daqueles que já passaram por isso que você passa hoje. Isso pode encurtar muito o seu caminho para a aprovação.


6 – Esperar por algo que caia do céu


Nós somos enganados para acreditarmos que vamos ter sucesso naquilo que desejamos na hora exata. Não é assim. Se não houver esforço demasiado, o sucesso não virá, esqueça. Se você acha que vai passar em algum concurso estudando um dia sim, três dias não, vá procurar outra coisa para fazer, porque você está desperdiçando tempo e dinheiro. Pior ainda se o dinheiro não foi o seu...Nada cai do céu, só chuva e raio. Não existe almoço grátis!


7 – Focar nos seus pontos fracos


Por que você só exalta aquilo que você tem de ruim? Por que você não foca naquilo que você faz bem, e utiliza isso para aprimorar os seus estudos? Você acha que lamentação e reclamação te levarão a algum lugar? Pode esquecer!


8 – Insistir nos pensamentos negativos


Sugiro a leitura do livro o Segredo, que parece bobo, mas não é! E aplique aquilo que está escrito ali. Pelo menos tente! Outro exercício que eu te desafio a cumprir é o de ficar uma semana sem reclamar de nada! Faça isso e depois me diga se a sua vida melhorou ou não. Tente focar no lado bom das coisas. Não é conto de Poliana não, é a verdade. Deixe de ser chorão. Seja forte e enfrente a vida de cabeça erguida!!!


9 – Viver de passado


Ahh porque eu queria ter sido isso! Ahh porque eu queria ter feito aquilo! Ahh porque a minha vida teria sido diferente se aquilo!!! Ahhh, digo eu!!! Caramba, meu amigo, que coisa chata, não? Ficar só se lamentando e chamando o “se” o tempo todo. O “se” já foi, não existe, já era!!! Esqueça desse “se”! Foque no seu futuro, e mude a sua vida enquanto você tem tempo!! Daqui a pouco o “se” do futuro pode ser a sua preguiça e lamentação presente! Já pensou nisso!?! Tome atitude e mude as rédeas da sua vida! O que passou, passou, não volta mais!


No próximo artigo, os outros 9 erros!


Um abraço!