10 dicas práticas para economizar tempo!

Muita gente reclama da falta de tempo, mas irei recorrer novamente a uma frase utilizada entre os sábios fuzileiros navais: "o tempo é o tempo que se tem"! Ou seja, se você não tem, você pode criar. Vejamos algumas dicas:


1 – FOCO. A primeira e mais importante dica é focar no que está fazendo. O tempo que você gasta pra fazer um trabalho bem feito é o mesmo pra fazer um trabalho mal feito. Além disso, você não terá retrabalho, o que no final das contas vai economizar tempo. E isso vale pra tudo: para o trabalho, para o estudo e pra família. Vai brincar com seu filho? Brinque direito. Deixe-o satisfeito, pois do contrário você vai ter que brincar novamente (por experiência própria).


2 – REFERENCIAL. Crie seu tempo interno. Todo mundo tem pressa de passar, mas você só vai passar quando estiver maduro o suficiente nas disciplinas de seu concurso. Quanto tempo isso vai demorar? O tempo que for preciso. Pra quem sabe esperar, tudo vem a tempo. Crie um tempo próprio, independentemente do tempo do relógio ou do calendário. Isso vai trazer qualidade à sua vida e ao seu estudo, além de diminuir sua ansiedade gerada pela comparação com outros candidatos. Ou seja, a partir de agora seu referencial é interno. Respeite seu ritmo, mas não pare de estudar. Deve ter gente brava de ler isso, mas não adianta, vai ficar bravo até se acalmar e cair na real que as coisas na vida tem um tempo para acontecer.


3 – PLANEJAMENTO. Tenha um plano completo e detalhado de estudos, levando em conta seus problemas e todas as outras atividades, incluindo o lazer e o descanso. Faça o mapeamento dos seus estudos, desde o primeiro livro até o último. Eu, por exemplo, antes de abrir um livro, planejei 6 meses. Isso mesmo: 6 meses só filosofando na vida e no concurso público. Cada hora de planejamento me economizou um tempão de estudos. Simplesmente no dia em que sentei pra estudar sabia tudo o que iria acontecer. Não dei chilique, não fiquei ansioso, não perdi tempo. Fui lá e cumpri minha missão.


4 – DIETA DE INFORMAÇÕES. Evite o contato com informações inúteis. Você não precisa saber, por exemplo, que um CANGURU INVADIU FARMÁCIA EM AEROPORTO NA AUSTRÁLIA. Isso não cai no concurso público, salvo melhor juízo.


5 – INTERNET DO MAL. Complementando o item anterior, limite o acesso à internet, principalmente a redes sociais. Você não precisa ler o divã virtual do facebook todos os dias, onde todas as pessoas são perfeitas e felizes. Eu não tenho facebook. Até já tive, mas perdia tanto tempo que cancelei. Por enquanto não pretendo voltar a ter, pois, de boa, não sinto falta alguma. Meus amigos de verdade quando querem me achar me acham.


6 – INTERNET DO BEM. Hoje em dia quase tudo dá pra resolver pela internet. Desde a compra de ingressos do cinema até compras do mês. Ué, não sabia desta última dica? Várias redes de supermercados entregam em casa. Há ainda mercados de bairro que aceitam encomendas por telefone. Facilita muito a vida. Enfim, utilize a internet para evitar filas e muvucas.


7 – EVITE “NÓS” NA ROTINA. Tipo assim, se você malha na academia pela manhã, tome banho na própria academia e vá para o trabalho. Não volte em casa. Evite este tipo de vai-e-volta. Tome o café no trabalho. Basta preparar seu sanduba e colocar na mochila. Tente achar um lugar para se exercitar a meio caminho entre sua casa e seu trabalho. Observe sua rotina. Ela deve ter algum .


8 - SEJA ORGANIZADO. Bagunça faz você perder tempo. Organize tudo, desde o orçamento doméstico até os panos de prato. Quando você precisar de um pano de prato você vai saber exatamente onde ele está.


9 – MICROTEMPOS. Aproveite os "microtempos" livres. Exemplo: eu pego a barca Rio x Niterói todo dia pra trabalhar. No trajeto eu aproveito para ler livros que eu gosto, romances. Assim, eu durmo mais cedo, pois não leio mais na hora de dormir. Nessa brincadeira até Contabilidade Pública (que é uma espécie de romance) eu já li nas barcas. Entre minha casa e as barcas eu aproveito pra ligar para meus parentes, pais, irmão, etc. Ou seja, eu aproveito tudo.


10 – TV? Assista TV apenas no fim de semana. Você não está perdendo nada. A TV hoje em dia só passa bobagem...hehe...eu fiz isso lá em casa e percebemos que estamos conversando muito mais uns com os outros. A TV absorve um tempo precioso.


Bons Estudos!


Abs!


Prof. Igor Oliveira