Período: 12/02/2016 a 11/03/2016
Duração: 4 aulas
Frequência: Conforme o cronograma abaixo
Conteúdo Programático:
Aula 00 (Aula Demonstrativa): 4 Gestão Organizacional 4.1 Planejamento Estratégico: definições de estratégia, condições necessárias para se desenvolver a estratégia
• Contexto do Planejamento Estratégico.
- Evolução do Planejamento nas Organizações
- Planejamento em um contexto de mudanças
- Mudança organizacional na administração pública
• Fundamentos do Planejamento Estratégico
- que é pensamento estratégico
- Por que planejar?
- O que é planejamento organizacional?
- O que é estratégica?
Aula 01 (12/02): 4. Gestão Organizacional. 4.1 Planejamento Estratégico: questões-chave em estratégia. 4.1.2 Processos associados: formação de estratégia, análise, formulação, formalização, decisão e implementação. 4.1.3 Metas estratégicas e resultados pretendidos. 5 Indicadores de desempenho. 6 Ferramentas de análise de cenário interno e externo. 7 Balanced scorecard.
• Definição de estratégia: a gestão estratégica como princípio; o que é um plano estratégico, os 5Ps da Estratégia; questões-chave em estratégia (premissas estratégicas; avaliação de cenário, metas estratégicas);
• Planejamento: Processo Administrativo; Diferentes Abordagens; Escolas do Planejamento Estratégico; Metodologias de Planejamento;
• Premissas Estratégicas (missão, visão e valores);
• Análise: Definição de cenários, abordagens, técnicas e ferramentas de construção de cenários;
• Diagnóstico ambiental: ambiente externo, interno, SWOT;
• Formação de estratégia: Matriz BCG; Cinco Forças de Porter, Estratégias competitivas genéricas de Michael Porter, Matriz de Ansoff;
• Balanced Scorecard (BSC): temas estratégicos, objetivos, metas e iniciativas estratégicas; Mapas estratégicos; painel estratégico; Benefícios e Potencialidades;
Exercícios propostos e resolvidos.
Aula 02 (26/02): 12 Gestão de projetos: planejamento, execução, monitoramento e controle, encerramento. 13 Escritório de Projetos. 14 Gestão de risco.
• Projetos e planos estratégicos;
• Definição de projeto, programa e pacote de trabalho.
• Compressão de cronograma (crashing e fast tracking). Caminho crítico
• Plano de gerenciamento do projeto. Etapas e subprocessos de um projeto.
• Projeto x Produto. Esforço e recursos em cada etapa. Ciclo de vida de um projeto.
• Maturidades em gestão de projetos.
• Áreas de conhecimento.
• Estrutura Analítica de Projeto (EAP). Triangulo de projetos.
• Influência da matriz organizacional na gestão de projetos.
• Escritório de Projetos e Gerente de Projetos.
• Partes interessadas.
• Gestão de Riscos: Avaliação de riscos (probabilidade x impacto). Estratégia para gestão de riscos.
Exercícios propostos e resolvidos.
Aula 03 (04/03): 8 Modelagem organizacional: conceitos básicos. 9 Identificação e delimitação de processos de negócio. 10 Técnicas de mapeamento, análise, simulação e modelagem de processos. 11 Construção e mensuração de indicadores de processos.
• Estrutura Organizacional (modelos e seus tipos, departamentalização e seus tipos; assessoria; organograma formal e informal; organogramas clássicos, verticais e horizontais; estrutura mecanicista x orgânica).
• Conceitos da abordagem por processos; Cadeia de Valor;
• Classificação, identificação, delimitação e modelagem de processos de negócio;
• Níveis e categorias de análise de processos; Hierarquias;
• Mapeamento de Processos: principais técnicas e ferramentas de mapeamento, análise, melhoria, padronização e modelagem de processos.
• Ciclo Deming ou PDCA. Os 14 princípios de Deming. Ferramentas da qualidade: Diagrama de causa e efeito; Folha de verificação; Histograma; Gráfico de Pareto; Diagrama de dispersão; Fluxograma; Diagramas de Controle;
• Sistema de medição de desempenho: Indicadores
- Definição, Utilidade; Componentes e Construção de Indicadores (fórmulas; metas; coleta de dados e responsáveis; mensuração e interpretação do desempenho; requisitos).
- Tipos de indicadores.
Exercícios resolvidos e propostos
Aula 04 (11/03): 15 A organização e o processo decisório. 16 O processo racional de solução de problemas. 16.1 Fatores que afetam a decisão. 16.2 Tipos de decisões. 16.3 Processo de mudança: mudança organizacional, forças internas e externas. 16.4 O papel do agente e métodos de mudança
• A organização e o processo decisório.
-Técnicas de análise e solução de problemas: perguntas essenciais. Priorização de problemas (matriz GUT, princípio de Pareto, digrama espinha de peixe, curva ANC)
- Etapas do processo decisório (Identificação, Diagnóstico, Alternativas, Decisão)
- Modelo clássico ou racional de tomada de decisão. Processo racional e processo intuitivo. Racionalidade limitada.
- Fatores que afetam a decisão: informação, objetividade, opinião e emoção. Fatos geradores. Estilos de decisão.
- Tipos de decisões (decisões estruturadas e não estruturadas);
• Processo de mudança
-Processo de mudança: mudança organizacional, forças internas e externas. O papel dos agentes;
- Resistência à mudança e estratégia para superação;
- Tipologia de mudanças.
Exercícios resolvidos e propostos