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Prof Patrícia Lamadrid - Administração Pública imprimir

(06/07/2010): Edital MPU e resumo de estruturas organizacionais


Caros concurseiros,

Como foi largamente divulgado aqui no site do Ponto, semana passada tivemos a publicação do edital do MPU, que estava sendo ansiosamente aguardado há tempos.

O edital veio com muitas novidades. Entre elas, a cobrança de uma disciplina “nova”: Administração Pública. Vejamos o programa da matéria que será cobrado no concurso:

1 - Características básicas das organizações formais modernas: tipos de estrutura organizacional, natureza, finalidades e critérios de departamentalização.

2 - Processo organizacional: planejamento, direção, comunicação, controle e avaliação.

3 - Organização administrativa: centralização, descentralização, concentração e desconcentração; organização administrativa da União; administração direta e indireta; agências executivas e reguladoras.

4 - Gestão de processos.

5 - Gestão de contratos.

6 - Planejamento Estratégico.

Apesar de ter vindo com esse nome - Administração Pública - essa disciplina, na verdade, misturou assuntos da Administração Geral (itens 1, 2, 4, 5 e 6) e do Direito Administrativo (item 3).

O programa é relativamente pequeno, então você não precisa se desesperar com a novidade. Dá tempo de ver tudo até dia 11 de setembro (fala sério, que data eles escolheram para a prova, hein? Rs...).

Para te ajudar a ver (ou rever) esses tópicos de Administração, vou publicar uma série de artigos aqui na parte aberta do site. Esses artigos conterão um resumo dos principais pontos de cada tópicos e, quando possível, alguns exercícios relacionados ao tema.

Começamos hoje com o Tópico 1 - Características básicas das organizações formais modernas

1) Departamentalização:

a) conceito: é o agrupamento, segundo critérios, das atividades e recursos da empresa em unidades organizacionais, como o departamento de compras, vendas, produção, manutenção, etc.

b) finalidade: permitir que a organização alcance os objetivos e resultados estabelecidos; aumentar a eficiência e eficácia da organização.

c) critérios: nenhum é melhor que outro, todos apresentam vantagens e desvantagens; os principais são: funcional, territorial, por produtos/serviços, por clientes, por processos e por projetos.


2) Toda empresa possui dois tipos de estrutura: Formal e informal.

a) Formal: planejada e representada formalmente pelo organograma.

b) Informal: surge espontaneamente da interação social das pessoas e usualmente não aparece no organograma.


3) Tipos de estruturas organizacionais formais

a) Linear: baseada no princípio da unidade de comando: cada superior tem autoridade única e absoluta sobre seus subordinados; entre o superior e os subordinados existem linhas diretas e únicas de autoridade (direito organizacional de exigir o cumprimento de ordens e execução de tarefas) e de responsabilidade (dever ou incumbência de seguir ordens e executar tarefas).

b) Linha-staff: as unidades e posições de linha se concentram no alcance dos objetivos principais da empresa, como produzir e vender, e detém a hierarquia da organização. Já as unidades e posições de assessoria (staff) auxiliam os órgãos de linha através da prestação de serviços especializados e de consultoria técnica, como contabilidade, finanças, recursos humanos, etc.

c) Funcional: é estruturada por função da empresa. Ex: Departamento de Produção, Departamento Financeiro, Departamento de Marketing, etc.

d) Territorial: é estruturada por região ou localização geográfica; geralmente é usada quando a empresa é dispersa. Ex: Região Norte, Região Sul, etc.

e) Produtos ou serviços: é estruturada por tipo de produtos; geralmente é usada quando a empresa tem várias linhas de produtos. Ex: têxtil, farmacêutico, químico etc.

f) Clientes: é estruturada por tipo de cliente. Ex: feminino, infantil, etc.

g) Processos: é estruturada segundo as etapas do principal processo da organização. Ex: Departamento de Corte, Montagem, Estamparia, etc.

h) Projetos: é estruturada por projetos; a alocação de pessoas e recursos é temporária. Ex: obras de uma construtora, projetos de uma consultoria, etc.

i) Matricial: combina dois dos critérios anteriores de modo que cada equipe trabalha para dois comandos simultaneamente. Ex: em uma fábrica, a equipe de manutenção recebe ordens da gerência de manutenção e também da gerência de produção.

j) Mista: mistura os vários tipos de estruturas para se adaptar à realidade.



Exercícios:

(CESPE/MPS/ADMINISTRADOR/2009)
Estrutura organizacional é o instrumento administrativo resultante de identificação, análise, ordenação e agrupamento das atividades e dos recursos das empresas, incluindo o estabelecimento dos níveis de alçada e dos processos decisórios, visando ao alcance dos objetivos estabelecidos pelos planejamentos das empresas.

Tendo como referência inicial o texto acima, julgue os itens subseqüentes, acerca do arranjo organizacional e seus tipos de estrutura.

1 A estrutura de uma organização divide-se em formal e informal. A estrutura informal é composta pela rede de relações sociais e pessoais com ênfase em termos de autoridades e responsabilidades. A formal é deliberadamente planejada e, em alguns aspectos, apresentada pelo organograma.

2 A estrutura matricial de uma organização, solução para coordenar recursos multidisciplinares designados para determinado projeto, compromete os princípios básicos da unidade de comando e da equivalência entre responsabilidade e autoridade.

3 Organizações horizontais e não burocráticas se utilizam, mais comumente, de uma estrutura linear, basicamente caracterizada por flexibilidade estrutural, favorecimento do trabalho em equipes de cooperação e descentralização de autoridade/responsabilidade.

4 As principais características das organizações por equipes incluem a construção de barreiras departamentais e a centralização do processo decisório.

(CESPE/STF/Analista Judiciário/Área administrativa/2008)

Julgue os itens subseqüentes:

5 A departamentalização geográfica é especialmente indicada para empresas de varejo, desde que funções como compras ou finanças sejam descentralizadas.

6 Empresas horizontalizadas são aquelas que adotam o modelo da administração de processos. Em tais circunstâncias, representantes dos clientes e fornecedores podem ser colocados como membros de equipes internas.

Gabarito
1 C
2 C
3 E
4 E
5 E
6 C

Referências:

CHIAVENATO, I. Administração de Empresas: uma abordagem contingencial. 2. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 1987.

OLIVEIRA, D.P.R. Sistemas, Organização e Métodos: uma abordagem gerencial. 16. ed. São Paulo: Atlas, 2006.


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