COMO FUNCIONA O PONTO RECURSOS

Nossa missão é participar da fase de recursos de provas discursivas de alunos que fazem exames de concursos públicos, curriculares e de entidades de classe como a OAB.

EM QUE MEDIDA O TRABALHO DE UM PROFESSOR DO PONTO RECURSOS ME AUXILIA NESTA FASE?

A maioria dos professores coleciona experiências de sucesso e de insucesso quanto aos seus recursos. Desse modo, eles possuem uma carteira maior de textos recursais dos quais poderão se valer a fim de eleger o termo e os argumentos mais adequados para construir um recurso, à luz da exigência das mais diversas bancas recursais.

HÁ PRÉ-AVALIAÇÃO ANTES DE SE CONTRAR UM RECURSO NO PONTO RECURSOS?

Na maioria das fases recursais, quando o tempo e a disponibilidade de professores especialistas permitem fazer isto, a coordenação encaminha o material enviado pelos candidatos interessados em uma pré-avaliação para professores especialistas. Estes leem o conteúdo das discursivas e apresentam resposta quanto à viabilidade ou não de impetrar o recurso. Esse mecanismo, sempre que possível, o Ponto Recursos vale-se dele, pois se agiliza o peneiramento de recursos com maiores chances de acolhimento. Se o candidato, porém, adquirir a compra de um recurso e o professor verificar o não cabimento da solicitação, ao aluno será sugerido o cancelamento da compra, com devolução integral de seu investimento.

O QUE É O RECURSO CONTRA A DISCURSIVA?

Recurso é o meio pelo qual você se dirige à banca de consolidação do concurso para solicitar a revisão da primeira correção feita sobre sua prova discursiva e, com efeito, solicitar a majoração de pontos para que haja justiça quanto à pontuação merecida pela discursiva.

QUAIS SÃO AS PARTES CONSTITUINTES DO RECURSO?

Introdução: menção ao item para o qual é solicitada a revisão da nota.

Desenvolvimento: demonstração das falhas apresentadas na primeira correção da banca e alegações de acerto parciais ou integrais, presentes na resposta do candidato.

Conclusão: resumo das alegações e reiteração do pedido.

Que situações motivam impetrar recursos?

  • Verificação de excessos de correção da banca que claramente penalizem a discursiva.
  • Existência de erro material.
  • Recurso de defesa: candidatos aprovados na fase preliminar que queiram manter sua posição na classificação ou melhorá-la.
  • O candidato encontra-se classificado em posição imediatamente excedente aos aprovados e precisa urgentemente conseguir pontos para ingressar.

QUAIS SÃO AS CHANCES DE ACOLHIMENTO DO RECURSO E DE MAJORAÇÃO DE PONTOS?

Infelizmente, não podemos garantir que todo recurso feito no Ponto Recursos terá como afeito a majoração de pontos, devido às inúmeras variáveis que podem influenciar o resultado. Há bancas mais suscetíveis a majorar pontos, há bancas que, infelizmente, não trabalham com transparência. Havendo dúvidas, o candidato poderá consultar a coordenação do Ponto Recursos para obter mais informações. O que garantimos é que nossos professores são treinados e instruídos para dar o melhor suporte aos alunos e que a coordenação estará sempre à disposição do aluno, da forma mais transparente possível, por meio do link Fale Conosco.

QUE REQUISITOS NORMALMENTE SÃO EXIGIDOS PARA A COMPOSIÇÃO DE UM RECURSO?

A composição de recursos varia de banca para banca. Mas alguns requisitos são comuns a praticamente todas elas: respeito à banca recursal, clareza, consistência e objetividade quanto ao pleito.

RECURSOS SEMPRE PRECISAM DE FUNDAMENTAÇÃO BASEADA EM LEIS, AUTORES, NÚMEROS, EXEMPLOS E OUTRAS FONTES?

Pelo desconhecimento acerca do assunto, pela desinformação gerada por alguns profissionais pouco experientes ou indutivos e pela idealização de como deveria ser o texto recursal, muitos alunos entendem que recurso válido é somente o recurso fundamentado em norma, doutrina, autores etc.

Nem sempre é assim. Há bancas que exigem expressamente a fundamentação.

Há outras que dispensam esse artifício, porque costumam dar provimento a recursos objetivos, claros e concisos.

Portanto, em muitos casos, o excesso de fundamentação com a mera intenção de transparecer validade de resposta é indeferido automaticamente pelos examinadores.

CORRO O RISCO DE BAIXAR A MINHA NOTA NA REVISÃO DA BANCA DE CONSOLIDAÇÃO?

Embora algumas bancas exponham este risco em edital, são raríssimas as notícias de redução de notas de candidatos, após análise de recursos.

Para mais informações, procure-nos: coordenacao.recursos@pontodosconcursos.com.br



***

Caso eu não seja atendido ou desista, como é feito o reembolso do valor pago?

O reembolso é feito de acordo com as regras previstas no termo de uso. Elas estabelecem regimes diferenciados, de acordo com o momento em que a solicitação de cancelamento for encaminhada. Importa observar que se trata de um serviço prestado de forma extremamente rápida, com número limitado de vagas e com prazo exíguo disponibilizado pelas bancas examinadoras. Logo, o cancelamento sem multa somente será aceito até o início do período de prestação do serviço (período recursal). Após a entrega do recurso desenvolvido pelo professor, não é cabível cancelamento.