COMO FUNCIONA O PONTO RECURSOS?

O recurso contra o resultado provisório da prova discursiva é uma etapa fundamental da sua aprovação. Pode ser a diferença entre obter ou não o sonhado cargo. Além de servir para ganhar posições, ele também é primordial para evitar que quem esteja dentro das vagas perca posições. Vale tanto para o ataque quanto para a defesa.

O procedimento, de regra, é o seguinte: o aluno envia sua prova digitalizada, espelho de correção e padrão de resposta para o e-mail coordenacao.recursos@pontodosconcursos.com.br para que possamos avaliar a viabilidade recursal. Algumas vezes não há o que fazer para aumentar a nota. Nós somos muito sérios no nosso trabalho, não aceitamos receber por recursos quando sabemos que não há chances de sucesso.

Recebida a resposta positiva do professor, basta contratar o recurso e aguardar tranquilamente o recebimento do documento. Nós disponibilizaremos o arquivo na sua área de aluno do site, cabendo a você protocolar no site da banca. Não precisa fazer nada, só copiar e colar o texto que elaboramos.

TODOS os recursos possuem prazo apertado, normalmente não passa de 36 horas. Estamos bastante acostumados a isso, sempre ficamos alertas e trabalhamos com uma margem de segurança. Nessa fase, a ansiedade é grande, mas não se preocupe – estamos de olho.

CESPE – MACRO E MICROESTRUTURA

Nas provas do CESPE, sua nota é dividida em macro e microestrutura. A primeira se refere ao conteúdo; a segunda, aos erros de gramática. O peso da gramática é muito pequeno comparado ao do conteúdo, e o CESPE dificilmente erra na correção de micro, logo, nosso foco é sempre a macroestrutura.

Ao contratar um recurso do CESPE, portanto, você está contratando recurso de macroestrutura. O professor irá dar uma olhada na correção de micro e ver se cabe algum recurso, mas em 90% dos casos não há o que fazer nesse quesito.

PADRÃO DE RESPOSTA

Em provas do CESPE no geral, e de outras bancas, quando a prova trata de conteúdo “fechado”, como direito administrativo ou penal, é divulgado um padrão de resposta, contendo aquilo que se esperava do candidato. O recurso, nesses casos, é um confrontamento entre o que o aluno escreveu e o que consta do padrão. Não adianta questionar o padrão, mas apenas demonstrar que as informações postas na prova atendem àquilo que era esperado pela banca.

Em provas recentes do CESPE, o padrão começou a vir mais aberto. Por exemplo, no concurso de agente da Polícia Federal 2018, foram pedidas sugestões de ações para aprimorar a democracia brasileira. Em outros tempos, a banca traria exemplos dessas ações no padrão de resposta. Hoje, apenas exige que o candidato cite e discorra de maneira consistente sobre mais de uma ação, sem exemplificar. Nesses casos, o professor procura buscar em fontes externas justificativas para que se aceitem as ações citadas pelo aluno.

PROVAS SEM PADRÃO DE RESPOSTA

Dissertações sobre tema de atualidades, comuns na FCC, não trazem padrão de resposta. Nesses casos, o recurso é feito para defender estruturalmente a prova do aluno, apontando os elementos que a tornam uma boa dissertação, como a estruturação em introdução, desenvolvimento e conclusão, o uso de exemplos, de conectivos, etc. Defendemos seu formato de introdução (que anuncia a problemática, ou que cita os argumentos a serem desenvolvidos, por exemplo) e de conclusão (propositiva ou retrospectiva, dentre outras). Isso tudo à luz das principais obras de referência sobre o tema. São obras certamente conhecidas pelos examinadores, cuja citação confere ao recurso uma força argumentativa comumente chamada de “argumento de autoridade”.

POR QUÊ CONTRATAR UM RECURSO PROFISSIONAL?

Pergunta-se se vale a pena investir em um recurso profissional, afinal, qualquer um pode redigir seu próprio recurso.

Ao estudar, o candidato faz centenas, milhares de questões e provas anteriores, bem como redige inúmeras redações como treino. Repetição é a chave do negócio, fazer várias vezes a mesma atividade aprimora sua capacidade.

Quantos recursos você já redigiu na vida?

Nossos profissionais redigem anualmente centenas de recursos, verificando depois quais foram ou não aceitos pelas bancas. Os recursos de sucesso ensinam como fazer, e os outros mostram o que não dá certo. Esse conhecimento é partilhado entre todos, de modo que temos milhares de recursos a cada ano como fonte de embasamento para os seguintes.

Isso fora o conhecimento da matéria específica, afinal, quem redige os recursos são professores do Ponto.

Então, a pergunta é: você prefere que sua aprovação dependa de seus próprios conhecimentos, da elaboração de seu primeiro recurso (ou um dos primeiros), ou prefere contar com um profissional que já fez isso centenas de vezes, e que tem acesso a milhares de recursos, sabendo quais deram certo ou não?

ÍNDICE DE SUCESSO

Não podemos garantir o sucesso do recurso. É como um médico: ele oferece o diagnóstico e o tratamento, mas não pode garantir a cura. Ou um nutricionista, que lhe dá um plano alimentar, mas não tem como certificar que você irá emagrecer.

Costumamos ter sucesso em cerca de 50% dos recursos que elaboramos. Dentre esses, o CESPE costuma aumentar a nota em algo próximo de 5 pontos (em um universo de 40, pontuação habitual das discursivas dessa banca). A FCC é mais conservadora, aumentando menos a nota. Cada banca tem seu padrão, e nós conhecemos todos.

COMO SABER SE IREMOS TRABALHAR COM SUA PROVA?

Na aba “matrículas abertas” temos os recursos das provas cujos resultados estão para ser divulgados. Caso seu concurso não esteja lá, escreva para coordenacao.recursos@pontodosconcursos.com.br mencionando no assunto o órgão/cargo para o qual prestou a prova. Faremos de tudo para atendê-lo.

VALORES

O valor de cada recurso varia conforme a demanda e a complexidade da prova. O piso gira em torno de R$ 500, pois é um serviço personalizado, que demanda tempo, feito por profissionais especializados e experientes. Se os recursos fossem mais baratos, apenas profissionais pouco qualificados se disporiam a trabalhar neles, e não aceitamos isso no Ponto. A qualidade é nosso principal valor.

Para mais informações, procure-nos: coordenacao.recursos@pontodosconcursos.com.br



***

Caso eu não seja atendido ou desista, como é feito o reembolso do valor pago?

O reembolso é feito de acordo com as regras previstas no termo de uso. Elas estabelecem regimes diferenciados, de acordo com o momento em que a solicitação de cancelamento for encaminhada. Importa observar que se trata de um serviço prestado de forma extremamente rápida, com número limitado de vagas e com prazo exíguo disponibilizado pelas bancas examinadoras. Logo, o cancelamento sem multa somente será aceito até o início do período de prestação do serviço (período recursal). Após a entrega do recurso desenvolvido pelo professor, não é cabível cancelamento.