Sandro Monteiro

Sandro Monteiro

Agências Reguladoras, Regulação e Infraestrutura

Currículo

Sandro Monteiro formou-se em engenharia elétrica há 15 anos (2000). Possui o título de Especialista em Gestão Pública pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e de Mestre em Energia pela Universidade de São Paulo (USP) desde 2007, onde estudou com ênfase a questão da regulação dos serviços públicos.

Atuou por mais de 10 anos como gestor no setor de telecomunicações, como gerente comercial em multinacional. Desde 2011 é servidor público federal, em Brasília, lidando diariamente com o tema da regulação, políticas públicas e planejamento governamental. Trabalhou por quatro anos no Ministério de Minas e Energia (MME), sendo membro constante da Sala de Situação do PAC Energia. Palestrante, foi também professor de faculdade particular e teve vários artigos publicados em seminários e congressos especializados. Foi aprovado em vários concursos públicos, incluindo Analista de Infraestrutura do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; Analista Legislativo da Câmara dos Deputados; Especialista em Regulação da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), onde está atualmente. É detentor do cargo de Especialista em Regulação.

No Ponto dos Concursos, é professor do Ponto Discursivas, atua também Ponto Recursos, e ministra aulas em PDF de Regulação Econômica (foco em Serviços Públicos e Microeconomia), Gestão e Administração Pública, Gestão Estratégica (Planejamento, Processos e Projetos), Políticas Públicas, Controle Externo, Ciência Política e Direito Econômico.

No Ponto Recursos, em julho de 2016, no concurso da ANAC, banca ESAF, teve todos os recursos acatados pela banca. Um dos alunos obteve mais 14 pontos, em um máximo de 50 pontos de pontuação na prova.