Entrevistas

Cristina Fontes


A história da Cristina Fontes é interessantíssima. Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Itajubá-MG e residente em São José dos Campos-SP, ela resolveu mudar de vida e começou a estudar para concursos. A Cristina fez a Turma de Elite do Ponto dos Concursos e deu um show na prova, sendo aprovada em seu primeiro concurso prestado, o Concurso Anvisa!

Confira a entrevista completa.

Ponto: Conte-nos como começou o seu interesse por concursos públicos.

Cristina: Meu interesse em um cargo público começou porque comecei a me desanimar com a iniciativa privada, com as cobranças e exigências que nem sempre são retribuídas.  Além disso, quando há uma crise, todos se sentem inseguros, com medo de serem demitidos. Procurava algo mais estável, seguro e com boa remuneração.

Ponto: Como a Turma de Elite auxiliou em sua preparação?

Cristina: O diferencial da Turma Elite é a programação dos estudos, revisões e questões. Você sabe a cada dia o que tem que estudar e revisar. Não precisei perder tempo em organizar meus estudos e sabia que antes de ir para prova teria estudado todo conteúdo do edital. Os materiais de estudo são diretos, objetivos e didáticos.

Os e-mails de motivação diários possuem conteúdo interessante, nada de clichês. São dicas importantes para a preparação. O Igor é muito atencioso. Ele acompanhava a evolução da turma e estava sempre disposto a nos ajudar e melhorar o treinamento.

Ponto: Poderia falar um pouco sobre como era a sua preparação antes e depois da Turma de Elite?

Cristina: Comecei a estudar para concursos no final de 2015. Antes da Turma Elite, tinha dificuldade em organizar meus estudos e programar as revisões. Com isso, me sentia um pouco perdida e ficava desmotivada para estudar.

Quando vi o webinar sobre a Turma Elite, gostei da proposta. Era o que estava faltando na minha rotina de estudos. Eu me dediquei e felizmente obtive sucesso.

Ponto: Quais foram as suas dificuldades? Como você conseguiu superá-las?

Cristina: Estudar para concurso não é fácil, porque, muitas vezes, é preciso abrir mão de certas coisas que você gosta de fazer. Mas quando você conquista o que quer, vê que tudo valeu a pena!

Manter a motivação diária para os estudos também é complicado, superei isso ao organizar uma rotina, estudar por bons materiais e ter muita disciplina para completar as metas.  Além disso, contei com a ajuda da minha família, do meu namorado e das dicas do Igor nos e-mails diários.

Ponto: Qual mensagem você deixaria para os colegas que também buscam uma vaga no serviço público?

Cristina: Estudar para concursos demanda planejamento e disciplina. Ao começar estudar pra concursos, primeiramente defina um foco. Escolha concursos que possuem conteúdo similar. Assim você aproveita o que estudou para vários concursos, sem ter que começar do zero.

Depois, crie um cronograma de estudos que seja mais adequado para você e sua rotina.

Resolva muitos exercícios de provas anteriores da banca, pois é muito importante saber como a banca cobra o conteúdo.

Dedique-se, tenha autocontrole e não desista que assim conseguirá a desejada aprovação.

===

Vamos saber um pouquinho mais sobre a Turma de Elite com o comandante Igor Oliveira, Coach do Ponto e coordenador do projeto.

Ponto: Nós sabemos que você é coach e muito experiente em seu trabalho. Como surgiu a ideia de montar uma Turma de Elite?

Prof. Igor: Essa é fácil. É só você pensar naquilo que seria bom pra você como concurseiro, como estudante. E, neste sentido, quem estuda pra concurso enfrenta toda sorte de dificuldades. Por exemplo, quando eu estudava, cansei de pegar materiais excelentes, mas enormes, impossíveis de serem estudados num período pós-edital. Não adianta ser ruim e pequeno, tampouco bom e enorme. É preciso compatibilizar o tamanho do material com o tempo disponível do aluno, mantendo um nível de didática elevado. E, nesse ponto, os professores tem feito um trabalho excepcional. Criar um material customizado para cada treinamento é um trabalho hercúleo. Os professores são muito cobrados para manter a qualidade e tem conseguido responder à altura. Estamos formando um time coeso de profissionais imbuídos do espírito de ajudar o aluno a passar, nossa principal missão.

Ponto: Como você estabelece o ritmo de treinamento da Turma de Elite? 

Prof. Igor: Na Turma Elite o aluno cumpre uma meta diária. É importante fazer aqui uma observação: na turma elite queremos que o aluno passe e, para tanto, vamos exigir dele o que for necessário. É bom estar ciente de que você está entrando num projeto sério e compromissos terão que ser cumpridos. No nível dos concursos atuais, não vejo como ser diferente. É preciso material especializado e um bom ritmo de estudos.

Ponto: Nós vemos que muitos alunos têm dificuldade em organizar os estudos, revisões e exercícios. Quais dicas você indica no projeto para que o aluno não tenha esse tipo de problema?

Prof. Igor: Na turma elite a dica é uma só: cumpra suas metas e seja feliz! O resto é conosco. Nós conduziremos todo o treinamento, inclusive as revisões que precisam ser feitas, questões e normas que precisam ser lidas. Aí facilita demais, né? Rsrs

Cristina, desejo tudo de melhor para você no novo cargo! Curta seu momento!