Entrevistas

Kamila Brandl


Hoje vamos conhecer a história da Kamila Brandl, 28 anos, graduada e mestre em Relações Internacionais e aprovada em 1º lugar para Agente de Pesquisa e Mapeamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Ela também já foi aprovada em 18 º lugar para Analista do Ministério Público de Santa Catarina, em 2014, e em 10º lugar para Técnico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2016.

Ponto: Como você fazia para manter a disciplina nos estudos?

Kamila: Eu já vinha estudando para o concurso do IBGE (cargo de Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas), por isso tinha uma certa dedicação que consegui aproveitar durante a preparação para o concurso de temporário. Eu organizei um cronograma a fim de conseguir estudar diariamente, com horários definidos para cada disciplina. Essa constância adquirida ao manter o ritmo diário de estudos é super importante para manter a motivação e, consequentemente, a disciplina. Nesse cronograma eu separei aproximadamente 6 horas por dia para estudar, intercalando as disciplinas, teoria, revisão e questões. Eu estudava inclusive nos finais de semana.

Ponto: Quais métodos você utilizou durante a preparação? Como o curso do Ponto dos Concursos contribuiu para a sua aprovação?

Kamila: Eu usei principalmente videoaulas e material em PDF. Quando eu assistia aos vídeos já aproveitava para fazer resumos e quando eu lia os materiais em PDF, fazia marcações que posteriormente eram revisadas. As revisões, resumos e resolução de questões foram essenciais para memorizar as matérias e aprender o jeitinho da Banca Cesgranrio. Faltando pouco mais de 1 mês para a prova eu tomei uma atitude um pouco mais radical: contratei uma coach e segui um cronograma de 8 horas diárias de estudo, intercalando teoria, revisões e questões.

O Ponto dos Concursos me ajudou muito. Eu adquiri o curso de Matemática e Raciocínio Lógico do Ponto, o qual eu recomendo muito! Essa matéria sempre foi meu ponto fraco, mas com as videoaulas do Ponto dos Concursos eu passei a encarar RLM com mais tranquilidade, não tive mais dificuldades e até passei a gostar mais de estudá-la.

Ponto: Qual o seu próximo objetivo?

Kamila: Vou continuar estudando! Agora estou me dedicando ao concurso da Agência Brasileira de Inteligência.

Ponto: Poderia deixar uma mensagem para os concurseiros que continuam na batalha?

Kamila: Penso que estudar para concursos é um processo, um caminho. Por isso, quero dizer que é necessário encarar essa trajetória como algo que está sendo construído e, portanto, ainda é inacabado. Todos os dias são de paciência, foco, determinação, persistência, disciplina e motivação. Cada dia é necessário fazer um pouquinho a mais, construir um pouco mais. Cada dia, semana, mês que passa você precisa cumprir uma meta e, assim, aos poucos, o seu objetivo vai sendo alcançado. Portanto, primeiramente, tenha um objetivo, um foco. Depois, faça um planejamento minucioso e flexível. Procure usar materiais que potencializem seus estudos, que sejam de qualidade e focados na banca que organiza o seu concurso. Execute o seu planejamento com disciplina e motivação. Tenha consciência dos seus pontos fortes e fracos. Controle o seu desempenho. Sempre, sempre, sempre faça teoria + revisão + questões. E, por último, acredite muito em você, você é o seu maior adversário e abdique de algumas coisas temporariamente! Tudo tem um preço a ser pago. Só não passa quem desiste no meio do caminho.

 

Professor Guilherme Neves

Matemática e Raciocínio Lógico costumam ser o calo de muitos estudantes, principalmente daqueles que não têm uma boa base do Ensino Médio.

Nos nossos cursos do Ponto, nos preocupamos em elaborar aulas que simultaneamente atendam as necessidades dos alunos que não têm base assim como os alunos que já têm um preparo mais avançado em Matemática.

Ademais, penso que o aluno jamais pode menosprezar qualquer assunto que seja de Matemática e RL, pois as bancas sempre podem aparecer com "cascas de banana" para derrubar até mesmo o estudante mais experiente.

Desta maneira, a equação para ter um bom resultado nas matérias de índole Matemática tem a forma "Humildade + Ousadia = Sucesso": humildade para começar do zero e ousadia para querer fechar a prova.

Fico muito feliz pelo sucesso da Kamila e por ter participado um pouco na sua trilha rumo ao IBGE.

Se você também tiver dúvidas nesta matéria, confira o nosso curso Matemática para Traumatizados clicando AQUI.