Entrevistas

Camila Aguiar


Aprovada em 34º lugar para Auditor do Tribunal de Contas do Distrito Federal

Formada em Administração, servidora pública da Universidade Federal do Rio Grande do Norte desde 2011, natural do Rio de Janeiro, mas moradora de Natal desde os seis anos de idade, a menina Camila Aguiar, 26 anos, é a mais nova auditora do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF).

Mesmo morando longe, ela acreditou na aprovação, dedicou-se e pegou todas as dicas possíveis com o Coach Bruno Fracalossi, no Coaching do Ponto. Aprovada fora do número de vagas, a ansiedade acompanhou a Camila até a nomeação.

A Camila já está morando em Brasília e, de acordo com ela, está gostando muito da cidade e do novo cargo conquistado.

Confira aqui a entrevista completa da Camila:

Ponto dos Concursos – Após ter estudado para o TCU e não conseguir aprovação, o que você acredita ter sido fator determinante para essa classificação no TCDF? 

Camila Aguiar - Acredito que manter o foco na área de tribunais de contas sem me desviar para outras áreas foi fundamental. Também considero determinante para minha aprovação o nível de importância que o estudo para esse concurso teve na minha vida. Passei Natal, Ano Novo e até meu aniversário estudando. Meu lazer era bem "light", só para desopilar mesmo.

Além disso, o coach Bruno me ajudou muito, pois me deu segurança. Como morava fora de Brasília, não sabia se tinha condições de concorrer com os concurseiros brasilienses, mas o Bruno me mostrou o caminho, deu-me valiosas dicas e tive confiança de que, se eu desse meu melhor e me esforçasse, eu teria condições de alcançar meu objetivo.

Ponto dos Concursos – Como surgiu a necessidade de contratação do coaching do Ponto?

Camila Aguiar - Eu morava em Natal e não conhecia ninguém que estudasse para esse concurso, também não sabia quais matérias deveria dar mais importância. Foi então que pensei que com o coaching eu poderia economizar o tempo que eu levaria para fazer um planejamento e eliminar a dúvida sobre se o planejamento estaria correto ou não.

O coaching atendeu essas minhas expectativas, com a vantagem de cobrar o cumprimento desse planejamento, o que eu achei muito relevante para minha aprovação. Escolhi o Bruno porque gostei dos artigos que ele publicou no Ponto e da proposta de trabalho dele.

Ponto dos Concursos - Quanto tempo você dedicou a essa aprovação? Como era seu planejamento antes e depois do Coaching?

Camila Aguiar – Para esse concurso específico eu estudei seis meses. Antes meu planejamento era menos prático, gastava muito tempo com resumos. Às vezes desistia deles porque não conseguia terminá-los e me desmotivava fácil. Achava que o planejamento não estava bom, fazia outro e continuava insegura.

Eu já trabalhava, mas não acho que me atrapalhou tanto. Como já era servidora pública, e gostava de onde eu trabalhava, não tinha tanta pressão para passar em um concurso. O fato de eu trabalhar e estudar me fez ser mais metódica com os horários de estudo, já que não tinha o dia todo para estudar. O ponto negativo é que eu fiquei bem estressada nesse período.

Ponto dos Concursos – Como foi esse período de espera pela nomeação?

Camila Aguiar – Foi um período de tensão e ansiedade, pois, como passei fora das vagas previstas inicialmente no edital, não tinha garantia da nomeação.

Ponto dos Concursos – Gostaria de deixar alguma mensagem para quem continua em busca de um espaço como servidor público?

Camila Aguiar – Passar em um concurso público não é a única opção, nem a solução de todos os problemas, mas eu acredito que vale muito a pena. Se você decidir que é isso que você quer para sua vida, tente colocar como prioridade. Vão aparecer mil compromissos, mil afazeres e problemas que parecem que só você pode resolver.

Muitas pessoas vão dizer que você estuda muito e que merece um descanso, mas tenha sangue frio para não deixar de estudar por assuntos que podem não ser tão importantes. E é provável que existam assuntos que, de fato, só você possa resolver. Talvez você tenha de ignorá-los para estudar, mas é assim mesmo. Não há vitória sem sacrifício e muito menos sem perdas. Acredito que o segredo é o foco. Mira no seu concurso desejado e se esforce, pois é possível alcançar o êxito!

 Equipe Ponto dos Concursos.