Como Funciona

O Coaching do Ponto é um processo de preparação, desenvolvimento e aperfeiçoamento do candidato, a fim de que ele identifique as possibilidades de melhoria de seu desempenho e consiga alcançar de forma mais rápida e eficiente seu objetivo: a aprovação em concurso público. O coaching é realizado por meio de acordos entre o professor (coach) e o concurseiro (coachee), pelo estabelecimento de metas a atingir e pelo constante apoio do coach ao candidato, durante a jornada deste rumo à aprovação, trabalhando questões de motivação, autoconhecimento e percepção da melhoria da performance. Uma das características do professor que realiza o coaching para concursos públicos é seu conhecimento e experiência nesse segmento, razão pela qual nossos serviços têm também características de mentoring (processo no qual um profissional mais experiente e especialista em determinada área orienta os mais novos, para seu crescimento profissional nessa mesma área). Em nossos produtos, os conhecimentos e a experiência do coach (e/ou mentor) são colocados à disposição do concurseiro, por meio de conselhos, orientações, acompanhamento do processo de aprendizagem e outros mecanismos de transferência de know-how e alcance da excelência nos estudos para concursos públicos.
São os seguintes os produtos oferecidos pelo Coaching do Ponto:

Processo em que o professor: identifica as características pessoais, o perfil cognitivo e o nível de conhecimento atual do candidato; orienta o coachee na escolha do cargo a conquistar, quando necessário; analisa o respectivo edital do concurso e a banca examinadora; indica os melhores materiais e as técnicas de estudo mais adequados ao coachee; elabora uma adequada programação de estudos; e realiza um acompanhamento cerrado das atividades, propondo mudanças nas estratégias iniciais e promovendo a correção de desvios e atrasos, quando necessário. Compreende o acompanhamento das atividades de estudo, a correção de eventuais desvios e atrasos, a transmissão de métodos alternativos de estudos, quando necessários, a utilização de técnicas de motivação, o apoio durante a inscrição no concurso, quando for o caso, tudo para o alcance do objetivo maior: a aprovação do candidato no concurso público. Tem duração de três ou seis meses.

Semelhante ao anterior, mas oferecido para um edital específico, já autorizado ou anunciado pelo respectivo órgão ou entidade. Pode ter duração de dois a seis meses. É interessante que candidato possua um nível mais adiantado de preparação para o respectivo concurso, quando esta modalidade de coaching for de menor duração.

Processo em que um professor especialista em determinada matéria promove a preparação, o desenvolvimento e o aperfeiçoamento do candidato, com o objetivo de que ele aprenda, da forma mais rápida e eficiente possível, essa matéria, que é objeto do processo, quanto a determinado concurso. Em relação aos outros produtos, possui a vantagem de o professor conhecer profundamente o objeto do estudo, o que permite que ele forneça listas de exercícios, tire dúvidas de conteúdo e corrija redações do concurseiro, no âmbito da disciplina e tendo em vista o respectivo concurso. Por permitir a efetiva transmissão de conteúdo, este produto afasta-se um pouco da definição tradicional de coaching, embora o professor também oriente o aluno quanto a técnicas de estudo e preparação, inclusive com análise da matéria e definição de estratégias sobre a melhor forma de estudá-la. Possui fortes características de mentoria, já que o professor é especialista na matéria e possui experiência em seu estudo. Tem duração de três ou seis meses.