Prof. Bruno Fracalossi

06/07/2013 | 00:59
Compartilhar

Check list do concurseiro iniciante!

Olá meus amigos e amigas, como vão vocês?

Antes de tudo, quero que você assista a esse vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=atD8ImvuAjs

Esse é o espírito que você deve seguir em sua vida, meu amigo(a)!

Quer outro? Então vamos lá:

http://www.youtube.com/watch?v=ET3d6vRmKfI

Acho que agora você está preparado para ler com mais atenção as minhas dicas.

Hoje eu escrevo para passar uma orientação muito usada nos meus programas de Coaching.

Aliás, estou muito satisfeito com esse projeto. Já treinei mais de 100 alunos desde a minha primeira turma da Consultoria. Contando com as 4 primeiras turmas, já estou na sexta turma do projeto.

Os resultados estão muito bons. De acordo com os questionários de avaliação final de curso, o índice de satisfação médio das turmas supera os 90%. Já consegui ajudar na aprovação de alguns alunos, e a recompensa disso é maravilhosa.

Bom, voltando ao assunto do artigo presente, quero passar um check list para você que está adentrando no mundo dos concursos. Mas ele serve também para você que já está há algum tempo se dedicando, mas que ainda não conseguiu estabelecer uma metodologia e rotina adequadas:


1 – Escolha uma área-foco;

E aqui eu ressalto: escolha uma área, e não um cargo.

Essa de escolher um cargo e ficar batendo nele até passar é uma tática antiquada, e que não vale mais para os tempos atuais. Os últimos editais de EPPGG e AFT comprovam a minha tese. A mudança no futuro edital é um fato concreto e certo. Não espere um edital igual ao anterior, pois certamente ele mudará. E quanto mais generalista você for (lógico que dentro de uma área, e não atirando para todos os lados), menor será a chance de ser pego de surpresa.


2 – Defina as matérias a serem estudadas dentro dessa área, estipulando o cargo carro-chefe;

Após você escolher a área a ser focada, escolha um cargo para ser o seu carro-chefe, e se baseie nele para direcionar os estudos.

Levante todas as matérias dos últimos três ou quatro editais do cargo, em conjunto com os demais cargos que são englobados pela área escolhida. Jogue tudo isso em uma planilha do excel, e faça o batimento para a escolha das matérias a serem estudadas.


3 – Levante as melhores bibliografias a serem adquiridas;

Essa etapa é crucial nos seus estudos. Ela pode resultar em uma aprovação muito mais rápida do que o comum. Infelizmente, aqui não dá para se basear em preços. Tem que escolher os melhores materiais e acabou.


4 – Elabore uma planilha com todos os horários disponíveis para o estudo, tanto durante a semana quanto dos finais de semana também;

A organização faz muita diferença para a aprovação. A planilha pode ser feita no excel ou em papel mesmo. Muitos alunos me perguntam quantas horas são ideais para a aprovação em um concurso. Eu vou repetir quase que um clichê nesse mundo dos concursos: o que importa é a qualidade e não a quantidade. Mas como vocês são muito ansiosos e estão cansados de certas respostas politicamente corretas, segue uma opinião minha:

Para quem trabalha: estude entre 28 e 35 horas marcadas no relógio por semana.

Para quem não trabalha: estude de 45 a 50 horas marcadas no relógio por semana.

Mas essa marcação tem que ser rígida. Pare o relógio até quando for ao banheiro, ok?

Divida as matérias em ciclo de 60 ou 90 minutos no máximo. Pare 5 ou 10 minutos para descansar a mente,  e volte aos estudos.


5 – Estabeleça uma metodologia com leitura de teoria, resumos e exercícios;

Eu possuo alguns métodos para isso, mas é uma coisa pessoal, e que deve ser discutida com cada aluno;

Os resumos são essenciais, e não dá para fugir deles. Eles parecem que te fazem perder tempo, mas a contagem desse tempo agregado, no final, é menor do que não se fazer resumos. Eu te garanto isso, e digo por experiência própria, pois já medi o tempo em ambos os casos.

Com os resumos, consegui uma alavancagem de 35% no meu tempo final. Não vou detalhar o meu método de medição aqui, mas garanto que ele é eficaz.


6 – Arrume uma pessoa para te cobrar o cumprimento das metas estipuladas, e se DISCIPLINE!

Se você quiser, pode ser eu, nos meus Coachings, rsss!

Isso é sério. Uma pessoa te cobrando o tempo todo te dá motivação a cumprir a meta.

DISCIPLINE-SE! CADÊ O SEU COMPROMETIMENTO? COM AS METAS, COM A SUA FAMÍLIA, COM VOCÊ MESMO, COM A VIDA!!!


7 – Faça simulados com provas de concursos anteriores;

É muito importante a resolução de milhares de exercícios. Você tem que chegar em um nível de esgotamento da sua banca base. A partir disso, inclua exercícios de outras bancas para expandir as possibilidades de cobrança do assunto. O ideal é você chegar em uma fase de elaboração dos seus próprios exercícios.

Quer um exemplo de quem fazia isso: O grande Demétrio Pepice, o Deme, um dos maiores concurseiros desse país (que Deus o tenha bem).


8 – Inscreva-se em todos os concursos com matérias similares;

Fazer prova é essencial. Como diria o professor Frederico Dias, quem estuda é estudante, concurseiro faz concursos!

Tudo na vida é melhor aprendido com a prática. Quando você sente o campo de batalha, estará mais preparado para quando chegar a sua vez de guerrear.

Fazer provas te ajudar a medir o seu tempo em uma sala de aula, a manter contato com os concorrentes, a sentir o suor caindo, o frio na barriga etc.

Vá fazer provas!


9 – Pratique exercícios físicos, controle a ansiedade, e assista a vídeos motivacionais.

Esse é o grand finale!

Você está preparado para ser aprovado!

 

Se você quer um upgrade impressionante e garantido nos seu métodos de estudo, informo que a minha 2ª turma do Coaching Básico (6ª turma no total) já está aberta!

http://www.pontodosconcursos.com.br/cursos/produtos_descricao.asp?desc=n&lang=pt_BR&codigo_produto=5849

Quer um carrapato em sua vida, rsss? Dar-lhe-ei motivação constante, em conjunto com uma cobrança rígida e rotineira. Você sentir-se-à em um quartel, sem ter tempo de respirar, rsss. Mas valerá a pena!

Um grande abraço.

Prof. Bruno Fracalossi

brunofracalossi@pontodosconcursos.com.br

www.facebook.com/bruno.fracalossipaes



 



 



 


Comentários

  • 27/09/2014 - Andre
    Sim....sem tempo para respirar...nem para duvidar!! Concurso é guerra! kkk
Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: