Prof. Eduardo Schneider

28/06/2013 | 13:41
Compartilhar

Leia o Edital

 



 



 



Olá, amigos!



O dia de aplicação dos testes de aptidão física dos concursos é realizado logo após (30 ou 45 dias) a divulgação do resultado final das provas objetiva e discursiva. Esse dia é chamado de prova de capacidade física (Policia Civil do DF), exame de aptidão física (Polícia Federal), exame de capacidade física (Polícia Rodoviária Federal) ou outro. Independente do título utilizado, esse dia de prova é considerado eliminatório. O candidato atencioso e focado provavelmente tem conhecimento sobre esse assunto. Mas você já leu a descrição, ou melhor, o protocolo de aplicação desses testes de aptidão física? Você conhece esses testes?



Vamos utilizar o teste de corrida de 12 minutos para ajudar na resposta.



Este teste está em todos os concursos citados anteriormente (PF, PRF, PCDF). O teste de corrida de 12 minutos, proposto por Cooper (1982), é utilizado para mensurar a potência aeróbia. Nesse teste o candidato deverá correr e/ou andar sem interrupção durante 12 minutos, sendo registrada a distância total percorrida. A forma ideal de execução do teste, em termos de velocidade de deslocamento, será aquela em que o candidato mantenha uma velocidade constante durante todo o teste. Quando da interrupção do mesmo, o avaliado deverá manter-se em sentido transversal da pista (Marins & Giannichi, 2003). Anota-se a distância percorrida ao final dos 12 minutos.



Depois dessa informação, vamos analisar cada etapa deste teste.



Você já sabe que deverá correr e ou andar sem interrupção durante 12 minutos.



Normalmente esse teste é aplicado em uma pista de atletismo com 400 metros de comprimento. Essa pista tem duas retas e duas curvas. O deslocamento deverá ser sempre no sentido anti-horário. No dia do teste vários candidatos estarão posicionados ao seu lado aguardando o início. E agora? Onde me posicionarei? Calma. 



Na largada, todos estarão juntos e distribuídos ao longo das raias da pista de atletismo (da raia 1 até a raia 8). As baterias são compostas por 15 ou 20 candidatos. Isso dependerá do tempo que a banca do concurso tem para realizar o teste e também da quantidade de candidatos que realizarão a prova naquele dia. Fique tranquilo, pois cada um tem o seu ritmo de corrida ou na linguagem dos corredores “pace”.



Após o sinal sonoro, todos sairão correndo e cada um encontrará a sua velocidade. Logo após a primeira reta ou curva, o grupo já estará disperso. Concentre-se no ritmo que você treinou. Controle o tempo no seu relógio. Você já tem o gabarito. Já sabe qual a distância a ser percorrida para a aprovação. Apesar da presença de outros candidatos na pista, você é o responsável pelo seu desempenho. O teste é individual.



Ao final, depois de alcançar o desempenho previsto para a aprovação, siga as regras previstas no edital. No exame de aptidão física da Polícia Federal você deverá caminhar no sentido transversal da pista até a chegada do fiscal. Neste momento ele irá anotar a distância percorrida. Ou seja, APTO!



Ganhe tempo!



Inicie agora a sua preparação física.



Estar apto fisicamente faz parte do trabalho policial.



Estamos com o Coaching Intensivo de Preparação Física para a Polícia Federal.



Um forte abraço!!



Vamos treinar!!



Eduardo


Comentários

Ainda não há comentários

Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: