Prof. Eduardo Schneider

21/06/2013 | 20:33
Compartilhar

Testes, Medidas e Avaliação

 



Olá, amigos!!!



O Artigo desta semana apresenta algumas definições sobre Testes, Medidas e Avaliação.



É importante o candidato diferenciar esses três termos. Assim, a preparação física se torna específica e direcionada. E o resultado você já imagina. APROVAÇÃO OU APTIDÃO!



Antes de falar sobre esses termos não podemos esquecer que aptidão física física foi traduzida do inglês “Physical Fitness” e está relacionada com a dimensão biológica do ser humano, ou seja, capacidade de movimentos, capacidade funcional, trabalho físico e desempenho de atividade física; sugeridos com intenção de descrever um conceito relacionado primariamente com a capacidade para produzir grande quantidade de atividade motora (Pate, 1998 citado por Pitanga, 2002). Além disso, considera-se também um constructo dinâmico, pois está aumentando continuamente de importância para a vida e a saúde cotidianas (ACSM, 2006).



De acordo com Marins & Giannichi (2003), que é uma referência da literatura para a grande maioria das bancas de concursos públicos, os termos podem ser assim definidos:



Teste: É um instrumento, procedimento ou técnica usada para se obter uma informação. Exemplo é o teste de corrida de 12 min.



Medida: É o processo utilizado para coletar as informações obtidas pelo teste, atribuindo um valor numérico aos resultados. Exemplo é a medida, em metros, do candidato que realizou o teste de corrida (Medida: 2750 metros).



Avaliação: Determina a importância ou o valor da informação coletada. Exemplo é o candidato que é classificado de acordo com uma padronização de desempenho (bom, regular, superior, apto ou inapto).



Agora você já sabe que os testes são instrumentos válidos a fim de mensurar a aptidão física em determinado momento. A medida coletada é avaliada. No nosso exemplo, o candidato percorreu uma distância de 2750 metros (correu bem!!) no teste de corrida de 12 min. A avaliação desse desempenho será normatizada pelo Edital do concurso público. Esse desempenho equivale ao índice exigido. No Edital da Polícia Federal, esse candidato teria uma pontuação máxima, ou seja, 6 pontos. E ainda seria considerado apto para continuar no certame.



Ganhe tempo!!



Inicie agora a sua preparação física. Estar apto fisicamente faz parte do trabalho policial. Estamos com o Coaching Intensivo de Preparação Física para a Polícia Federal. Ganhe tempo e inicie a preparação física!


Comentários

Ainda não há comentários

Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: