Prof. Bruno Fracalossi

21/06/2013 | 14:31
Compartilhar

Onda de manifestações X Concursos públicos!

Olá pessoal, tudo bem?


Tenho recebido vários e-mails me questionando sobre a possibilidade de a situação atual do país, com a onda de manifestações que explodiu nesta semana, poder vir a afetar os certames públicos já autorizados. E se esse movimento pode afetar a realização de novos concursos públicos futuramente.


Analisando a concretude dos acontecimentos, eu diria que não sei! Essa onda de protestos gerou uma perplexidade há muito tempo não vista no Brasil. Ela pegou todo mundo de surpresa! Como diria a minha mãe: “de mamando a caducando”, ninguém sabe o que pode acontecer daqui para frente!


Porém, como eu não gosto de fugir de polêmica, rsss, darei a minha opinião: eu sou totalmente a favor dos protestos (com exceção do vandalismo, completamente reprovável). Estamos em uma democracia ainda pouco desenvolvida, em comparação com a de outros países que adotam esse regime de governo, como os Estados Unidos e a Inglaterra. Para a evolução do país, isso representa a chance de evoluirmos e melhorarmos o Brasil.


Mas, ressalto que essa é a minha opinião, eu não acredito que esse movimento vá durar tanto tempo (posso queimar a língua), já que falta uma liderança estabelecida e as reivindicações são muito abstratas, infelizmente. Olhando por esse lado, penso que os concursos públicos já autorizados não sofrerão nenhum atraso. E os futuros também não.


A economia do país, apesar do baixo crescimento recente, ainda está em expansão. O consumo dos brasileiros ainda cresce, e o índice de desemprego está baixo, ou seja, não estamos vivendo (ainda) uma crise econômica, mas sim institucional. Uma eventual crise econômica poderia sim representar uma limitação na abertura de novas vagas no serviço público federal, mas a crise em que vivemos atualmente, não.


Eu sugiro então que não nos preocupemos com a diminuição dos concursos públicos por enquanto. Se você for a favor dos protestos, vá para a rua também e faça a sua parte como cidadão (sem vandalismo), mas não deixe de estudar muito, pois ocorrerão vários concursos excelentes até o meio do ano que vem.


Um abraço.


Prof. Bruno Fracalossi


brunofracalossi@pontodosconcursos.com.br


www.facebook.com/bruno.fracalossipaes


Comentários

  • 23/06/2013 - Bruno
    Parabéns Professor, o primeiro que eu vi se posicionar sobre manifestações x concursos públicos. É sempre bom saber a opinião de alguém gabaritado.
  • 22/06/2013 - Vanessa
    Professor,
    gostei muito de seu artigo pois foi sincero ao dizer que os rumos das manifestações são incertos. Voltanto para a pauta:concurso, primeiramente serei sincera, assim como senhor, em dizer que aproveitei o fato de meu trabalho ter nos liberado mais cedo por três dias para estudar. Também aproveitei para assistir à Globonews pois farei o concurso da Ans em que a redação será sobre atualidade. Em relação aos fatos recententes, que temas de atualidade devemos estudar?
    Forte abraço,
    Vanessa.
Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: