Prof. Alexandre Lima

01/06/2013 | 00:42
Compartilhar

O que é Coaching?

Caro concurseiro,

tentarei resumir em poucas linhas o que é Coaching para concursos. Para tal, partirei de alguns princípios/premissas que são bastante utilizados no Coaching empresarial, e que são perfeitamente aplicáveis ao nosso caso.

O papel básico do Coach é contribuir para o aumento da competência do cliente em um ou mais aspectos (exemplo: aumentar a eficiência do estudo).  

Os resultados pretendidos com o Coaching são:

- atingir um nível de desempenho suficiente para ser aprovado;

- desenvolver uma atitude de autocorreção nos estudos.

O coaching é transformacional, pois envolve mudança de hábitos. Alguns comportamentos e/ou atitudes podem contribuir de forma decisiva para a sua reprovação. Por exemplo, algumas pessoas não conseguem manter o foco nos estudos porque sempre estão  ansiosas com a possibilidade de o edital ser publicado amanhã.  Será que essa postura é vencedora? A resposta é não. A ansiedade prejudica a nossa concentração. Deve ser controlada. Com efeito, deve ser eliminada, se possível. 

Os concurseiros que recebem bem um coaching conseguem discriminar quando estão ou não rendendo bem nos estudos e tendem a fazer quaisquer ajustes necessários independentes de uma intervenção do coach.

Por último, cito James Flaherty: "as técnicas não funcionam". O Coaching é uma atividade modelada por princípios; não se trata de aplicar uma série de técnicas ao cliente. O ser humano não é um amontoado de células, uma bio-máquina. A mente transcende o cérebro (vide o livro "Irreducible Mind - Mente Irredutível", publicado por pesquisadores da Universidade da Virginia). Não podemos ser reducionistas, por mais que os "Richard Dawkins da vida" nos digam o contrário.  O Homem tem corpo, alma e espírito. Estas três dimensões devem ser consideradas no coaching.

Voltaremos ao tema "O que é Coaching?" em outros artigos.

Fé na missão e bons estudos!

Alexandre Lima 


Comentários

  • 01/06/2013 - ildete souza e silva
    Professor, estou iniciando no seu curso de coaching e estou gostando muito, adorei o plano de estudo que vc e o Moraes fizeram para mim, farei minha parte com muita dedicação, obrigada mais uma vez.
  • 01/06/2013 - Prof Alexandre Lima
    Olá Ildete, fico contente pelo feedback positivo. Daqui para frente, focaremos o cumprimento das metas estabelecidas no plano. Bons estudos! Att, Alexandre Lima
Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: