Prof. Fernando Mesquita

28/05/2013 | 14:56
Compartilhar

Pequenos e primeiros passos para o sucesso

Conforme comentado alguns dias atrás, tenho tido a oportunidade e a satisfação de receber muitas mensagens de colegas estudantes que estão se preparando para o sucesso - que, em uma primeira impressão, normalmente vem em virtude da aprovação.

Esse é um dos detalhes mais importantes na jornada do concursando: focar mais no processo e menos no resultado.

"Fernando, então quer dizer que a aprovação não é importante?" Pelo contrário. A aprovação é importantíssima. Mas a direção do seu esforço é um grande diferencial em como e sob qual custo esse sucesso é alcançado.

Se você começa uma corrida sempre olhando para o horizonte, tendo-o como referência de quando vai chegar, adivinhe: ele nunca chega. Por outro lado, se você aprecia cada passada, cada paisagem, o aprendizado de correr certo, de se preparar certo, de não ter lesões, de se alimentar e de se vestir das maneiras adequadas, de aprender a respirar da melhor forma, ou seja, se você se foca no processo, sua ansiedade diminui - não porque o resultado tenha chegado, mas porque você percebe que está andando, se movimentando, fazendo progresso. Você pode não correr 10km no primeiro dia ou só ultrapassar a linha de chegada em último, quase engatinhando, mas você estará muito melhor do que aquelas pessoas que nem saíram de casa.

O que te proponho é que você, em vez de olhar para cada edital que sai, pensando "é agora!", se prepare como profissional para os estudos. Aprenda o que estudar, como estudar, quais materiais usar, como controlar seu progresso. Depois de um tempo, o estudo, em vez de um martírio, passa a ser uma satisfação, porque você faz aquilo porque gosta (embora tenha começado provavelmente por obrigação - imposta ou autoimposta). Claro, pode até ser que você vença sua primeira corrida, mas esses relatos são tão interessantes quanto raros. O comum é que precisemos de algum preparo para grandes projetos.

Alguns meses atrás, fui a uma palestra do William Douglas aqui em Brasília (inclusive, interessantíssima), em que ele afirmava que "só não consegue quem desiste". Isso é verdade. Você já ficou chateado com os estudos, chutou tudo pro alto e disse que não ia mais estudar? Imagino que, se você estuda há mais do que meia hora, esse pensamento já passou pela sua cabeça. Eu mesmo cansei de "me revoltar" com os estudos. Até o dia em que você aceita que os altos e baixos vão existir, mas que importa é a forma como você lida com eles.

Dê seus primeiros passos. Você não precisa começar a correr hoje, mas prepare-se para isso. Se você está encontrando dificuldades, dê pequenos passos, porque qualquer progresso é melhor do que nenhum progresso. E se você está, hoje, fazendo mais do que ontem, já pode ficar orgulhoso, porque esse é o segredo das grandes realizações - passos pequenos, mas constantes.

Abraço e bons estudos,

Fernando Mesquita
Coach - Ponto dos Concursos
fernando.mesquita@pontodosconcursos.com.br

E, para quem está disposto a dar bons primeiros passos rumo ao sucesso, o coaching Intensivo para TLAA da Câmara dos Deputados está aberto. Será uma grande turma - com grandes resultados. Clique aqui, veja a aula demonstrativa e me diga o que achou.




Comentários

  • 29/05/2013 - ildete souza e silva
    Professor, suas palavras são como conselhos divinos!!! parabéns e muito obrigada, acho que não só para mim, mas também para muitos que leem seus artigos eles são de grande valia e motivação. abç.,
  • 29/05/2013 - Prof Fernando Mesquita
    Obrigado mais uma vez, Ildete. Abraço e bons estudos.
Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: