Prof. Fernando Mesquita

23/05/2013 | 20:03
Compartilhar

Edital de Técnico - Assistente Administrativo - Câmara 2007-2013

Pessoal,

Como dito em meu último artigo sobre o sonho do serviço público (Se você não leu, clique aqui e confira), o edital da Câmara dos Deputados para Técnico Legislativo (nível médio) tem previsão de lançamento agora em 2013.

Meu artigo anterior gerou bastante procura e, para apaziguar os ânimos, vou fazer uma breve análise do edital de 2007 para que você veja que, se bem orientada, a coisa fica tranquila.

(Breve) Análise do Edital


Em termos de vagas, não há muito o que discutir, pois os panoramas são radicalmente diferentes nos dois momentos. Começamos com 20 vagas em 2007 e agora já temos disponíveis 33, o que é um bom indício. Além disso, há outros cargos que, conforme vagam, podem ser transformados no cargo de Assistente Administrativo (nos últimos anos, a Administração Pública como um todo tem procurado reduzir o número de carreiras nos órgãos. Sendo o Assistente Administrativo o "genérico" do nível médio, existe uma tendência de manutenção desse cargo em detrimento de outros).

As provas em 2007 foram de múltipla escolha, com os seguintes quantitativos:

Português - 20 questões
Legislação - 19 questões
Conhecimentos Gerais - 06 questões
Conhecimentos Específicos - 25 questões

Houve, ainda, uma prova discursiva de redação oficial (redigir uma ata) e uma prova prática de informática, ambas bem tranquilas.

Disso, já dá pra tirar um detalhe, que é trabalhado no Coaching Intensivo para TLAA (Técnico Legislativo - Assistente Administrativo):

-> A quantidade de tempo ideal dedicada a cada disciplina é uma relação entre seu conhecimento, suas dificuldades, sua capacidade de evolução e o peso relativo de cada disciplina. Isso ficou tão bonito que eu até anotei para usar quando estivermos fazendo seu treinamento.

Ora, se eu domino Administração, vou estudar pouco, mas não menos do que vou estudar Conhecimentos Gerais - porque a parte de Administração tem muito mais conteúdos. E qualquer que seja a minha posição, preciso estudar Português de forma feroz, porque em 2007 ela valia cerca de insanos 40% da prova.

Essa lógica toda é trabalhada por nós ao longo do programa. Seguindo em frente.

Nota: em 2007, estavam previstos 380 participantes na prova prática de Informática. Se você leu meu último artigo, sabe que "somente" 354 pessoas foram nomeadas no final das contas (100% dos habilitados), o que significa que tinha mais vaga do que gente no final das contas.

Em 2007, o cargo foi de nível médio - necessário apenas diploma de nível médio. Perceba, entretanto, que o fato de você ter diploma de nível superior, embora não seja diferencial direto na prova, o é quando você está dentro do órgão. Existe uma tendência (consciente ou não) de se valorizar os servidores que seguiram mais tempo na vida acadêmica - e isso se estende ao aspecto $ financeiro $.

Conteúdos TLAA

  • Em 2007, foram cobradas 9 matérias separadas em 3 grupos (mais redação e prova prática), conforme segue:

    Português
    Legislação
    Direito Constitucional
    Direito Administrativo
    Regimento Interno
    Conhecimentos Gerais (atualidades)
    Conhecimentos específicos
    [Noções de] Arquivologia,
    [Noções de] Gestão de Pessoas (GP),
    [Noções de] Administração de Recursos Materiais (ARM),
    [Noções de] Administração Financeira e orçamentária (AFO))

    É claro que, considerado o atual panorama dos concursos, podemos esperar com tranquilidade uma certa ampliação desses conteúdos, que vamos discutir caso a caso no que chamei de "Módulo Vidência". É quando vamos analisar os editais de cargos semelhantes e ver como a cobrança aumentou nos últimos anos. E nos preparar para isso.

    Parece difícil? Bom... não é. E o que eu estou oferecendo aqui não é nenhuma fórmula mágica - é a organização e cobrança diária, semanal e mensal para ajudar a construir a autocrítica e a disciplina que tanto precisamos para a aprovação.

    Bom, não há muito o que discutir em relação a essa prova. Se você está disposto(a) a se preparar para ela, aí vão minhas dicas:

    • Comece agora! Não na segunda-feira, não amanhã. Comece agora! Cada meia hora que você tem em relação ao seu concorrente pode significar uma posição galgada na lista dos aprovados;
      Comece a se preparar nas matérias apresentadas no edital de 2007 - isso significa dominar tudo que está elencado ali e se aprofundar em conteúdos correlatos e em outras matérias que provavelmente cairão;
    • Aproveite os professores do Ponto - alguns deles têm cursos fixos, de longa duração. Se você não conhece algumas das matérias, esse é um excelente momento para você começar a se preparar.
    • Se precisar de ajuda na preparação, conte comigo. Estou com o coaching para TLAA aberto . Se quiser conhecê-lo, clique aqui. Nesse aparente longo tempo (explico o porquê do "aparente" durante nossa interação), vamos tratar dos conteúdos, das táticas, das estratégias, das redações, dos temas, vamos ver mapas mentais, quadros horários, ciclos horários, exercícios, revisões, fichamentos, técnicas de resolução de provas, técnicas de resolução de exercícios, compartimentos de exercícios, ufa... E o que mais precisarmos ver.

Dúvidas? Entre em contato. Nem que seja pra dar um "oi".

Abraço e bons estudos,
Fernando Mesquita
Coach - Ponto dos Concursos
fernando.mesquita@pontodosconcursos.com.br


Comentários

Ainda não há comentários

Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: