Prof. Fernando Mesquita

20/05/2013 | 21:03
Compartilhar

A importância da preparação antecipada para provas

Candidato competitivo é aquele que, além de se preparar, sabe como, por que e quando se preparar. Uma das perguntas que faço insistente é "Por que as pessoas não passam em concursos"? E outra que precisamos responder é a oposta: "por que as pessoas PASSAM em concursos?"

As pessoas que passam têm uma série de características que as tornam ideais para a aprovação. Essas características, obviamente, são desenvolvidas. Uma delas - talvez das mais importantes - é a capacidade de planejamento.

Entrevistei um candidato chamado João. Ele me contou sobre sua rotina de estudos (fora aprovado no concurso da Advocacia Geral da União - AGU, certamente um dos mais complexos do país). Durante a entrevista, disse "parece que o estudo organizado é tão importante quanto a quantidade de estudo. "

Outro candidato, o Sérgio, aprovado em um dos primeiros lugares no Senado (um tipo de Santo Graal dos concursandos), fala, durante todo o relato de sua aprovação, do uso extensivo de planilhas do excel e de agendas de estudos para organizar suas etapas.

Claro que não podia ser diferente. Com uma quantidade tão grande de técnicas, de atividades e de conteúdos a serem abordados, passa a ser fundamental que se possa contar com algum tipo de estrutura para os estudos.

Mas tão importante quanto a preparação do estudo e a antecipação dos estudos.

Hoje, existe uma saudável discussão sobre a necessidade de se estudar antes da divulgação do edital. Essa atitude tornou-se necessária em função principalmente da profissionalização das bancas e do aprofundamento dos conteúdos, bem como de sua ampliação.

Então, se você quer se manter competitivo, trace um plano de estudos, procure se antecipar aos editais e procure estudar com seriedade. Não são as pessoas mais inteligentes que passam em concursos, mas sim aquelas mais capazes de se antecipar à realidade que se apresenta todos os dias.

Pode ser que isso seja muito complexo de se pensar agora. E realmente é. Como dito, são muitas as variáveis a serem consideradas. Se você precisar de ajuda, estou com turmas de coachings básicos e regulares disponíveis - elas foram criadas para ajudar você a dar forma aos estudos e chegar mais perto da sua aprovação (e bem mais rápido). Basta acessar os links abaixo e conferir as propostas.

Coaching básico para concursos - para quem está começando


Coaching regular para concursos - para quem já começou

Bons estudos e sucesso,
Fernando Mesquita

fernando.mesquita@pontodosconcursos.com.br


Comentários

Ainda não há comentários

Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: