Prof. Igor Oliveira

20/05/2013 | 10:31
Compartilhar

Você é muito inquieto quando está estudando?

Você é muito inquieto quando está estudando? Parece que tem formiga na cadeira? Eu também sofro muito com isso. Tudo me tira a atenção. Acho muito chato ficar sentado horas e horas estudando. Sério! Com exceção de Contabilidade Pública, claro, que pra mim é a matéria mais legal do mundo. Eu achei uma técnica simples, mas muito eficiente, que me ajuda muito. É a técnica do pomodoro!

O nome da técnica é inspirado no cronômetro de cozinha, em forma de tomate. No lugar dos tradicionais tempos de 50 minutos ou 01 hora, você vai estudar por 25 minutos. Mas nesse período não pode fazer nada, só a tarefa que você se propôs a fazer. Após esse tempo tire uma pausa de 5 minutos. Esse tempo de estudo é chamado de 01 (um) pomodoro. Após quatro pomodoros tire um intervalo maior, entre 15 e 30 minutos.

Para contar o tempo use um cronômetro de cozinha ou, se você tem um smartphone ou tablet, sugiro a utilização de um dos vários aplicativos disponíveis sobre o assunto.

Cada disciplina a ser estudada é anotada numa tabela. Estime o número de pomodoros que você levará para estudar. Toda vez que você terminar um pomodoro, marque um "X" na tabela. Se você se lembrar, sem querer, de uma tarefa diferente da que você está executando, anote no rodapé da página, estabelecendo um momento para cumprir aquela tarefa. Ao término de um dia de estudo sua tabela deve se parecer com isso:

Contabilidade pública - X X X X

Direito Constitucional - X X

Para depois - comprar pizza, pagar conta de luz.

É importante que você tenha muito foco para que a técnica dê certo.

Eu basicamente resumi aquilo que pode ser encontrado no site oficial da técnica:

http://www.pomodorotechnique.com/

Inclusive há modelos de tabelas prontas que te ajudarão a controlar suas tarefas.

Essa e outras técnicas, como estudo por ciclos e divisão do estudo em camadas, estaremos utilizando no nosso COACHING BÁSICO para concursos.

Caso tenha interesse em saber um pouco mais sobre esse novo projeto, acesse a proposta no link abaixo:

PROPOSTA COACHING BÁSICO

Qualquer dúvida que você tenha, pode mandar direto para meu email, que responderei com o maior prazer!

Abs!

Igor@pontodosconcursos.com.br


Comentários

Ainda não há comentários

Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: