Prof. Vicente Paulo

14/04/2013 | 18:21
Compartilhar

Dica para o estudo do assunto Organização do Estado

Bom dia.

Uma dica importante de estudo do Direito Constitucional, referente à Organização do Estado - ou, mais especificamente, sobre as regras relativas à criação de novos estados em nossa Federação.

A dica é a seguinte: quando estudamos as regras constitucionais atinentes à criação de novos estados, normalmente nos preocupamos, tão somente, com o exame do art. 18, § 3º - que, de fato, é o artigo-matriz desse tema na Constituição Federal.

Porém, a depender da abrangência do programa do edital do seu concurso, é importante também você examinar outros três dispositivos constitucionais, que têm relação direta com o mesmo assunto, quais sejam: os artigos 48, inciso VI, 234 e 235 da Constituição.

O art. 48, inciso VI, da Constituição estabelece a obrigatoriedade de oitiva das assembleias legislativas interessadas no procedimento de criação do novo Estado (isto é, antes da edição da Lei Complementar pelo Congresso Nacional, as assembleias legislativas devem, obrigatoriamente, ser ouvidas).

O art. 234 da Constituição veda que, em decorrência da criação do novo Estado, a União, direta ou indiretamente, assuma encargos referentes a despesas com pessoal inativo e com encargos e amortizações da dívida interna ou externa da administração pública, inclusive da indireta.

Por sua vez, o art. 235 da Constituição Federal estabelece importantes regras que deverão ser observadas pelo novo ente federado nos dez primeiros anos da sua criação, como, por exemplo, a de que a Assembleia Legislativa será composta de dezessete deputados se a população do estado for inferior a seiscentos mil habitantes.

Um abraço,

Vicente Paulo


Comentários

  • 17/04/2013 - Ivana Maria Branco R
    Professor Vicente, esses artigos são importantes não só para aplicação em concursos, mas também para "ficarmos de olho" enquanto cidadãos. Nunca havia "prestado atenção" no Título IX da nossa Constituição. Obrigada mais uma vez!
  • 14/04/2013 - Paulo
    Parabéns por mais este artigo mestre. No entanto, o que realmente me traz aqui é sugerir que vocês lancem um novo livro de Direito Administrativo, no formato do "Aulas de Direito Constitucional para concursos", o qual conseguiu ser melhor que o Direito Constitucional Descomplicado. Quem sabe até mesmo um Aulas de Direito Tributário para concursos? Abraços.
Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: