Prof. Luiz Campos

02/04/2013 | 17:17
Compartilhar

Apresentação

Olá a todos! Meu nome é Luiz Campos.

Com a iminência dos concursos para Auditor Fiscal do Trabalho e para o Banco Central, serei o responsável por duas disciplinas desses concursos: Sociologia do Trabalho e Comunicação Social.

O doutorado que realizo na Universidade Federal de Minas Gerais envolve conhecimentos das duas disciplinas, assim como o mestrado que cursei, que envolvia a influência de relações sociais estabelecidas entre empreendedores no seu uso de informação.

Procurarei ministrar essas disciplinas observando certos princípios.

As aulas deverão, especialmente no início do curso, fornecer um panorama da disciplina. Ligações com aspectos históricos serão feitas. Não dá para estudar comunicação e sociologia sem estar atento para a história.

Equilibrarei o conteúdo de modo que as aulas sirvam para quem já tem conhecimento da disciplina e para quem se inicia agora.

Pontos-chave serão valorizados. Eles norteiam a apresentação da matéria. Acredito que há um "modo de pensar" em disciplinas sociais que é empregado por estudantes, professores e, especialmente, pelos profissionais que criam as questões dos concursos.

Assim, acredito que certa lógica, certo modo de entender as tendências dos estudos sociais é o bastante para resolver muitas questões. Esse tipo de "bom senso" vai ser utilizado extensamente.

Mas isso não quer dizer que conhecimentos específicos não sejam necessários, claro. Minhas aulas são detalhadas. O objetivo é tornar a aula agradável e de leitura fluente, mas a linguagem mais formal, eventualmente empregada em textos acadêmicos e nos enunciados das questões, será utilizada em momentos oportunos.

Tenho percebido que alguns estudantes, especialmente aqueles que não tiveram contato prévio com as disciplinas, sentem sua "abstração". Procuro elaborar esse ponto. No final de muitas seções, tenho criado resumos que condensam a exposição e procuram enfatizar os aspectos mais importantes.

E, por fim, praticidade é fundamental. Há muitas e muitas questões de concurso, quanto mais, melhor. Todas as questões são resolvidas detalhadamente, expondo o raciocínio e conjeturas, e comentando todas as alternativas.

Bom, isso tudo não torna desnecessário esforço e dedicação, que vocês já sabem que é o principal. Durante um tempo da minha vida fui "concurseiro", e sei o que isso implica. Mas valeu a pena, o emprego que tenho veio dessa época. Desejo a todos vocês sucesso e felicidade no caminho que escolheram!

 


Comentários

  • 08/10/2013 - Mariana
    Professor,
    Você poderia comentar a prova do MPU de comunicação? Se precisar, posso envia-la para vc.
    Grata,
    Mariana
  • 08/10/2013 - Prof Luiz Campos
    Olá, Mariana,

    Vou publicando parcialmente no fórum os comentários das questões.

    Pode mandar a prova, por favor.

    Abs

    Luiz
Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: