Prof. Virgínia Guimarães

26/03/2013 | 21:38
Compartilhar

ICMS/SP

Olá, pessoal, como vão os estudos?

Depois de analisar com calma a prova de atualidades do ICMS/SP cheguei a  um problema efetivo sobre ela: a questão 53 em seu item II.

Vejam que naquela questão o item II afirma que houve uma "A manutenção, em 2012, da contratação de trabalhadores com carteira assinada permitiu que as contribuições para a Previdência Social tivessem papel significativo para o crescimento da arrecadação"  e , pelo gabarito preliminar, ela foi dada como correta.

No entanto, amigos, o que se viu na realidade em 2012 foi crescimento, da contratação de trabalhadores formais e não uma manutenção como afirma a assertiva. Podemos confirmar esse crescimento tanto por fontes oficiais como informais , de modo que ambas apontam para o mesmo sentido: o do crescimento   - conforme podemos ver em matéria vinculada  nos seguintes sites:

 Agência Brasil http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-01-23/arrecadacao-federal-em-2012-ultrapassa-r-1-trilhao-mas-cresce-abaixo-do-previsto-pela-receita 

Ministério do trabalho http://portal.mte.gov.br/imprensa/pais-gerou-1-3-milhao-empregos-com-carteira-assinada-em-2012/palavrachave/caged-dezembro-mercado-formal-empregos.htm

A questão também pode ser questionada em outros aspectos, no entanto, esse "equívoco"  por si só já é motivo, mais que óbvio,  para que a banca  altere o  gabarito para letra C (I e III corretas), ou anule toda questão .

Bom, amigos, é isso, espero ter ajudado vocês a conseguirem mais um pontinho em Atualidades !        ;-)

Grande abraço e bons estudos!

 Virgínia Guimarães


Comentários

  • 28/03/2013 - Julian Gomes Palmute
    Olá professora. No meu entender, o examinador empregou o termo "manutenção" no sentido de que as contratações continuaram a ser feitas - inclusive, num ritmo ainda mais intenso, como você mesma disse. A assertiva não infere, portanto, que houve estagnação das contratações. Desse modo, acredito que é procedente a posição inicial da banca.
  • 27/03/2013 - thiago
    Virgínia,
    Poderia informar mais outro erro? Preciso que seja anulada a questào. Então com mais de 1 erro, acho que dá pra tentar isso.
    agradeço
  • 28/03/2013 - Prof Virgínia Guimarães
    Estou fora de casa, portanto sem acesso a questão aqui ... :-/
  • 27/03/2013 - Fernando
    Sobre a questão do filme brasileiro com maior bilheteria em 2012, entendo que a mesma deveria ser anulada. A Ancine, responsável por divulgar as bilheterias brasileiras, divulgou tal informação somente no dia 18/01/2013, sendo que o edital do concurso foi publicado no dia 03/01/2013. A própria Ancine divulgou tais informações como preliminares, sendo que as bilheteria de 2012 somente foram fechadas e levando em conta o dia 03/01/2013.
  • 28/03/2013 - Prof Virgínia Guimarães
    Concordo com vc amigo, pois o esperado e que se cobrem fatos até a abertura do edital mesmo! Mas, infelizmente, isso é uma espécie de "combinação " velada entende? No edital não diz que será assim e da brecha para as bancas cometerem esses deslizes! :-/
Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: