Prof. Abelardo Neves

08/02/2013 | 10:17
Compartilhar

Importante técnica de planejamento do estudo

Olá, pessoal!

Hoje vamos falar de planejamento no estudo para concursos.

Existem diversas formas de se planejar o estudo, mas eu destacaria a que utilizei e que funcionou muito bem: a meta por páginas.

Nada contra o planejamento por tempo, em que o concurseiro cronometra o tempo estudado em cada matéria, mas acredito que neste modo não há um controle sobre o avanço em cada matéria, quantitativamente falando, ou seja, não se sabe em qual data o estudo teórico de uma matéria estará concluído.

Principalmente quando o edital já foi lançado, e a restrição de tempo é maior, é preciso saber de forma objetiva quantas páginas de cada assunto ainda faltam ser estudadas, e o estudo por tempo não fornece um controle sobre o avanço diário em cada matéria.

É preciso saber que no dia X, o estudo teórico da matéria Y estará concluído, para que haja tempo suficiente para revisão e resolução de exercícios até o grande dia da prova.

Uma sugestão é montar uma planilha com todas as matérias, colocando as seguintes colunas:

(1) Matéria;

(2) Quantidade total de páginas do material da matéria;

(3) Quantidade de dias até a data em que se deseja haver terminado o estudo teórico;

(4) Quantidade de páginas por dia calculada para cada matéria, fazendo-se a divisão da coluna (2) pela coluna (3).

O ideal é colocar uma quantidade de dias de forma que, terminado o estudo teórico, ainda haja tempo para revisão e resolução de mais exercícios.

Se, por exemplo, há 70 dias entre hoje e o dia da prova, o material de Direito Constitucional possui 800 páginas e você deseja terminar o assunto em 40 dias, você tem uma meta de 20 páginas/dia, e, se seguir o planejado, terá terminado de estudar a parte teórica exatamente no quadragésimo dia, ainda lhe restando 30 dias para uma revisão da parte teórica e resolução de uma grande quantidade de exercícios da banca examinadora específica.

É claro, pessoal, que alguns assuntos de algumas matérias requerem um tempo maior para compreensão, o que fará com que talvez você não cumpra a meta de uma matéria num determinado dia. Neste caso, você deverá compensar estas páginas que faltaram num dia em outro dia em que o assunto for mais tranquilo, de forma que, ao final da semana, o total de páginas previsto seja cumprido.

Sempre que alguém me pergunta sobre como planejar o estudo, recomendo o estudo com metas de páginas por dia.

É um planejamento de fácil elaboração, preciso e que funcionará como uma verdadeira bússola indicando "onde você está" em termos da quantidade de assunto estudado e a estudar.

É isso, pessoal!

Aproveito para lhes desejar um ótimo carnaval e para lhes informar que atualmente estou com cursos para a STN e para a Receita Federal. Acesse as informações sobre os cursos aqui!

Grande abraço!

Abelardo










Comentários

Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: