Prof. Abelardo Neves

31/01/2013 | 01:01
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A importância da base

Olá pessoal,

O artigo de hoje tem como objetivo mostrar a importância da assimilação dos conceitos fundamentais no estudo de qualquer matéria.

Gosto de dizer nas minhas aulas que os conceitos iniciais de uma ciência são como pilares de uma grande obra. Conceitos iniciais bem aprendidos ajudarão na compreensão de todos os demais temas, pois servirão de balizadores do pensamento na construção do aprendizado.

No estudo sério para concursos, a construção de uma base sólida através dos conceitos fundamentais ajuda tanto no aprendizado de temas mais avançados como na resolução de questões.

Desde meu primeiro artigo venho trabalhando com vocês temas fundamentais em Administração. No artigo "Como pensa o Administrador?", trabalhamos o chamado processo administrativo, o modo de agir do Administrador na condução dos processos organizacionais.

Na ocasião, construímos conceitos iniciais sobre as quatro etapas básicas desse processo: o planejamento; a organização; a direção e o controle.

E como sempre acontece com os conceitos fundamentais, eles costumam aparecer com frequência em provas.

O ano mal começou e questões envolvendo conceitos fundamentais já apareceram. Vejamos esta questão de 2013 da ESAF:

(ESAF/2013/DNIT) O processo administrativo é composto pelas seguintes funções:

1) planejamento.

2) organização.

3) direção.

4) controle.

A seguir, têm-se os conceitos de cada uma das funções administrativas:

a. manter o pessoal em atividade em toda a empresa, reunir, unificar e harmonizar toda a atividade e esforço.

b. examinar o futuro e traçar um plano de ação a médio e longo prazo.

c. cuidar para que tudo se realize de acordo com os planos e as orientações.

d. montar uma estrutura humana e material para realizar o empreendimento.

Assinale a opção que apresenta a correta relação entre a função administrativa e seu conceito.

a) 1 a - 2 b - 3 c - 4 d

b) 1 c - 2 a - 3 d - 4 b

c) 1 d - 2 c - 3 b - 4 a

d) 1 b - 2 c - 3 a - 4 d

e) 1 b - 2 d - 3 a - 4 c

Comentários:

Gosto muito dessas questões didáticas. Elas começam revisando o tema, o que permite ao concurseiro profissional reconstruir em sua mente como aprendeu determinado tema. Às vezes até gráficos e frases utilizados em aula reaparecem como um flash naquele momento. É o tipo de questão que dá confiança a quem estudou, permitindo uma leitura tranquila do restante da questão.

Esta questão da ESAF faz exatamente isso. Começa definindo quais etapas compõem o processo administrativo e em seguida pede a relação entre determinadas afirmativas e os conceitos apresentados no enunciado.

Analisemos, então, os itens:

a. manter o pessoal em atividade em toda a empresa, reunir, unificar e harmonizar toda a atividade e esforço.

O item deixa claro que a organização está em pleno funcionamento, ou seja, as etapas de planejamento e organização já foram vencidas e cabe ao gestor coordenar ou dirigir os esforços na busca pelos resultados. O item "a", portanto, relaciona-se com o item "3", a função administrativa da direção.

b. examinar o futuro e traçar um plano de ação a médio e longo prazo.

A palavra "plano" ajuda  a identificar que o item trata da função do processo administrativo denominada planejamento. Vimos no artigo anterior que na etapa de planejamento são definidos os objetivos organizacionais. O que a organização produz, para quem, aonde quer chegar, que recursos produtivos utilizará e a que custo, bem como as ações a serem executadas em cada nível. Pode visar o curto prazo (operacional), o médio prazo (tático) ou o longo prazo (o famoso planejamento estratégico). O item "b", portanto, relaciona-se com o item "1", a função administrativa do planejamento.


c. cuidar para que tudo se realize de acordo com os planos e as orientações.

O item traz um ótimo conceito sobre o controle. Como vimos no artigo anterior, na etapa de controle são comparados os resultados da organização com os objetivos e parâmetros estabelecidos na fase de planejamento. O item "c", portanto, relaciona-se com o item "4", a função administrativa do controle.


d. montar uma estrutura humana e material para realizar o empreendimento.

O trecho "montar uma estrutura" ajuda na identificação da função organização como a relacionada ao item. A função administrativa da organização tem mesmo este objetivo de arrumar a casa, colocar cada coisa em seu lugar para que as ações possam ser executas como planejado. Como vimos no artigo anterior, na etapa de organização todos os recursos definidos como necessários na etapa de planejamento serão devidamente alocados. Os recursos produtivos (máquinas, equipamentos, móveis, imóveis, computadores, etc.) serão devidamente comprados ou alugados e os profissionais serão devidamente selecionados e alocados nas unidades de acordo com a estrutura organizacional definida. O item "d", portanto, relaciona-se com o item "2", a função administrativa da organização.


A relação correta é "1 b - 2 d - 3 a - 4 c" e a resposta correta, portanto, é a alternativa "e".

Resposta: letra e

É isso, pessoal!

A cada artigo vamos construindo novos conceitos ou consolidando os anteriormente vistos para que a grande obra da sua aprovação seja construída sobre uma base sólida.

Um grande abraço!

Abelardo


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