Prof. Mayko Gomes

30/01/2013 | 23:58
Compartilhar

Comentários à Prova de Arquivologia para Técnico Administrativo do DNIT

   Olá, concurseiros! Tudo bem? Mandaram bem na prova?

   Vamos descobrir agora? Que tal conferir as questões de Arquivologia pedidas na prova do DNIT? Tenho certeza que foram muito bem, pois estava bem fácil. E já respondendo a e-mails recebidos esta semana, depois de analisar a prova acredito que a questão 86 seja passível de recurso. Mas vamos primeiro comentá-la.

   E vamos lá: comentários da prova para técnico administrativo de gabarito 01.

81- O arquivo é uma fonte de informação importante e estratégica dentro de uma organização pública. Assinale a opção que identifica uma das características do arquivo.

a) É colecionado por razões culturais.
b) É constituído, prioritariamente, por documentos acumulados pela atividade-meio.
c) É colecionado para registrar a memória da organização.
d) É constituído por documentos semelhantes aos de biblioteca.
e) É acumulado naturalmente no desenvolvimento das atividades de uma organização.


Resposta: Olhem que questão fácil! Em nossa primeira aula do curso estudamos as características dos arquivos, e suas diferenças com os demais órgãos de documentação. E entre as principais diferenças está o fato de os documentos de arquivo serem ACUMULADOS naturalmente pelas instituições, conforme desenvolvem suas atividades administrativas. Então é letra "E" nesta aqui.

82- Os documentos públicos podem ser identificados como

a) inativos, permanentes e elimináveis.
b) correntes, de gestão e ativos.
c) intermediários, de pré-arquivo e semi-ativo.
d) correntes, intermediários e permanentes.
e) inativos, permanente e arquivo.

Resposta: Outra questão muito fácil. Esta questão trata dos nomes que podem ter as fases do arquivo. Devem se lembrar que em nossa segunda aula eu coloquei uma pequena tabela com todos os nomes que podem receber as fases do arquivo. Mas os principais, aqueles determinados pela Teoria das Três Idades, são corrente, intermediário e permanente. Então aqui é letra "D".

83- Os documentos que fazem parte dos arquivos correntes do DNIT são aqueles

a) que por razões de interesse administrativo aguardam a sua eliminação ou guarda permanente.
b) que não tem valor primário.
c) que estão em curso ou que, mesmo sem movimentação, constituam objeto de consultas frequentes.
d) que tem valor secundário.
e) que tem valor probatório e informativo e por isso precisam ser definitivamente preservados.

Resposta: Segundo estudamos, faze parte do arquivo corrente, ou estão na fase corrente os documentos que são utilizados e/ou consultados com muita frequência, pois ainda são essenciais para as atividades administrativas. Aqui é letra "C".

84- A fase do programa de gestão de documentos onde ocorre a eliminação de documentos é conhecida como

a) conservação de documentos.
b) destinação de documentos.
c) produção de documentos.
d) utilização de documentos.
e) difusão de documentos.

Resposta: A eliminação de documentos é uma providência a ser tomada quando o documento não é mais utilizado. Seja qual for a providência a ser tomada (eliminação ou guarda permanente), ela deve ocorrer na fase de destinação de documentos, conforme estudamos. Então é a alternativa "B".

85- São atividades do protocolo, exceto:

a) a eliminação de documentos.
b) a expedição de documentos.
c) a classificação de documentos.
d) o registro de documentos.
e) a distribuição de documentos.

Resposta: O protocolo tem a função de controlar o trâmite de documentos dentro da instituição, desde sua produção ou recebimento até se arquivamento ou expedição. Entre suas atividades estão a recepção, o registro, a classificação, a distribuição e redistribuição (ou movimentação) e a expedição de documentos. Não cabe ao protocolo arquivar, emprestar, conservar ou eliminar documentos, pois estas atividades não são de controle da movimentação. Portanto letra "A" aqui.

86- A classificação de documentos é um momento crucial de toda a gestão documental. O servidor, para classificar o documento, faz essa operação de acordo com

a) o tema/assunto do documento.
b) a espécie documento.
c) o ato de expedição ou recebimento do documento.
d) o gênero do documento.
e) a função do documento.

Resposta: Em nossa aula estudamos as formas de classificação de documentos, que são quanto à sua função, quanto à estrutura da instituição ou quanto ao assunto de que tratam, sendo este o adotado para o SINAR em função da Resolução n° 14 do CONARQ. Então, em teoria, temos aqui duas respostas para a pergunta, pois a alternativa "A" apresenta a classificação por assuntos, e a alternativa "E", que é o gabarito da banca, apresenta a classificação por função. Sendo assim, acredito que podem tentar recurso contra esta questão.

87- O método de arquivamento ideográfico é uma das possibilidades de organização dos documentos de arquivo. Assinale a opção que identifica um método de arquivamento ideográfico.

a) Cronológico.
b) Dígito-terminal.
c) Geográfico.
d) Duplex.
e) Alfabético.

Resposta: O método ideográfico de arquivamento é o mais complexo de todos devido à quantidade de subdivisões. Segundo estudamos, o método ideográfico se divide em alfabético dicionário, alfabético enciclopédico, numérico duplex, numérico decimal e numérico unitermo. Também os alertei na aula que as bacas, devido ao tamanho desses nomes, costuma simplificá-los, utilizando apenas o último termo. Então a resposta correta é a de letra "D".

88- A tabela de temporalidade de documentos é um instrumento arquivístico que gerencia os prazos de guarda dos documentos. Em uma tabela de temporalidade, indique quais são as opções para a destinação final de documentos.

a) Guarda corrente ou intermediária.
b) Guarda permanente ou temporária.
c) Guarda permanente ou eliminação.
d) Guarda corrente ou permanente.
e) Guarda administrativa ou eliminação.

Resposta: a tabela, segundo aprendemos, é instrumento básico da Gestão de Documentos, e tem a função de indicar os prazos de guarda dos documentos em cada fase, além de indicar a destinação, ou seja, o fim que o documento deverá ter. Pela resolução da questão 84 já podemos responder esta, pois as únicas opções para destinação de documentos são a eliminação e a guarda permanente. Portanto, letra "C" aqui.

89- Assinale a opção que demonstra o tipo de material de acondicionamento mais adequado para os documentos em suporte papel de guarda intermediária.

a) Pasta suspensa.
b) Caixa-arquivo.
c) Pasta classificadora.
d) Pasta em poliondas.
e) Caixa A-Z.

Resposta: Sobre acondicionamento e armazenamento, aprendemos que os invólucros devem estar de acordo com as dimensões, formatos e materiais de que são feitos os documentos. Para os documentos em papel, cujo formato padronizado é o tamanho A4, recomenda-se utilizar as caixas-arquivo sempre. Na fase corrente, caso favoreça a consulta aos documentos, devido à sua frequência de utilização, pode ser recomendável utilizar pastas suspensas. Então a resposta aqui é letra "B".

90- Assinale a opção em que as atividades de conservação de documentos são ligadas à fase arquivística.

a) Permanente.
b) Corrente.
c) Ativa.
d) Intermediária.
e) Pré-arquivo.

   Resposta: As atividades de conservação são realizadas em todas as fases do arquivo. Contudo, é uma atividade típica do arquivo permanente, pois ali os documentos são mais antigos, sofrendo mais os efeitos dos agentes de deterioração. Além disso, as atividades de conservação nas demais fases são, em sua maioria, preventivas, ou seja, atividades que evitam os danos aos documentos. Portanto, letra "A" aqui.

   E então? Resultados positivos? Perceberam como a prova estava muito fácil? Aliás, no que depender de Arquivologia, acredito que as vagas serão concorridíssimas, pois muitos devem ter gabaritado estas questões. De qualquer modo estamos aqui para ajuda-los com suas dúvidas. Podem me contatar pelo email: mayko@pontodosconcursos.com.br

Forte abraço a todos e muito sucesso neste concurso! Até mais!

                                                                                             Prof. Mayko Gomes


Comentários

Ainda não há comentários

Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: