Prof. Bruno Fracalossi

03/02/2013 | 16:12
Compartilhar

Dicas do Fracalossi IV - Como aproveitar os intervalos picados do seu dia!

Olá meu amigos concurseiros, tudo bem?

Dando continuidade às nossas dicas de estudo, hoje eu escrevo sobre como aproveitar seus períodos "picados" durante o dia para estudar.

O que são esses períodos picados? São aqueles momentos em que você está no trânsito, seja no carro, ônibus ou metrô. Ou quando você está em um consultório de médico ou de dentista esperando a consulta. Quando você está viajando, em saguão de aeroporto etc.

Como eu disse para vocês em artigo anterior, quando a gente trabalha, tem que aproveitar ao máximo todo o tempo disponível para poder estudar ou revisar algum ponto da matéria. Isso nos ajuda a tirar um pouco da vantagem em relação aos concorrentes que não trabalham.

Eu sugiro que nos momentos "picados" do dia, vocês façam revisões ao invés de aprenderem matéria nova. Eu digo isso porque geralmente esses momentos não envolvem 100% da nossa atenção. São momentos compartilhados com alguma outra atividade, como prestar atenção no trânsito, barulho de outras pessoas etc.

Aconselho também que vocês façam exercícios. Só não sugiro que tentem aprender conteúdo novo, pois ele poderá não se consolidar totalmente em seu cérebro. E vocês terão a tendência de achar que aquele conteúdo já foi estudado, e que poderão passar para outro tópico, ficando uma lacuna importante em seu estudo.

Resumindo: nos momentos picados do dia, tentem revisar a matéria ou fazer exercícios.

Eu vou contar aqui alguns casos práticos vividos por mim. Aconselho que vocês tentem adaptá-los à rotina de vocês, ok?

1 - Eu sou de Goiânia, mas moro em Brasília desde 2006. Como minha família e minha noiva são de Goiânia, eu faço essa viagem praticamente todos os finais de semana há quase 7 anos. A distância entre as duas cidades é de mais ou menos 200 km, e a viagem dura aproximadamente 2,5 horas.

Eu vou na sexta-feira após o trabalho, e volto no domingo à noite. O meu tempo já era extremamente curto para estudar, e essas viagens me tomavam mais dele ainda, já que eu não podia estudar na sexta e no domingo à noite. Isso estava me deixando estressado, então eu decidi transformar vídeo-aulas para arquivo MP3. Gravei uns 10 CD´s com os aúdios das vídeo-aulas de diversas matérias.

Eu parei de ouvir música no carro. Só ouvia vídeo-aulas. Eram 5 horas a mais de estudo por semana. Essa atitude, além do efeito prático, surgiu um bom efeito psicológico também, já que eu parei de achar que aquele tempo era perdido.

Eu gostei tanto desse método, que até parei de dar carona para amigos meus que moravam em Goiânia também, kkkkk, já que, quando eles estavam no carro, eu conversava durante a viagem e não podia estudar.

É pessoal, a gente fica meio anti-social quando está estudando, mas te garanto que isso vai mudar quando você passar, hehehe!

2 - Quando eu ia a uma consulta médica ou odontológica, ou estava esperando para pegar avião ou ônibus, sempre levava minhas fichas de resumo, em papel de formulário contínuo, dividido ao meio.

Eu fazia um bloco, numerava e prendia com clips. Ficava muito fácil de manusear. Aconselho que vocês façam seus resumos dessa forma, em vez de usar cadernos, já que as fichas podem ser carregadas para todos os lugares.

Quem vai ao médico sabe que horário marcado é horário descumprido (eu acho um enorme desrespeito ao paciente, mas isso não vem ao caso). Então, para não perder esse tempo, eu ficava revendo os meus resumos, e servia para passar o tempo mais rápido.

3 - Quando eu estava parado no trânsito, em algum engarrafamento, ou mesmo no ônibus ou metrô, comecei a resolver exercícios pelo celular. Eu comprei a licença de um site de exercícios online, e os resolvia pelo celular nesses locais. Geralmente, fazia isso em momentos de deslocamento curtos, já que não era uma boa hora para se ler resumos ou ouvir vídeo-aulas, já que a atenção era mais reduzida.

Bom pessoal, o que eu quis dizer com esse artigo é que vocês devem aproveitar ao máximo o tempo de vocês para tentar aprender algo a mais.

Eu te garanto que no final isso faz diferença, já que uma ou duas questões podem te tirar ou te colocar dentro das vagas de um concurso.

É isso! Um grande abraço e até as nossas próximas dicas.

Prof. Bruno Fracalossi

brunofracalossi@pontodosconcursos.com.br


www.facebook.com/bruno.fracalossipaes



 


Comentários

  • 29/01/2013 - Pedro Peres
    Grande Professor Bruno... parabéns pelo artigo! Muito bom, sólido e conciso! Abç!
  • 29/01/2013 - Rosane
    Curti!!! Obrigada
  • 29/01/2013 - Claudia Batista
    Estou amando suas dicas. Espero que você escreva um livro. Irá ajudar muitos concurseiros.
    Continue postando suas dicas, todos os dias entro no site para ver se tem mais algumas.Muito obrigada e Parabéns pela iniciativa!!!
  • 29/01/2013 - Analara Cintra
    Oi professor! Você não pensa em dar consultoria aos alunos do ponto? Espero que sim!
    Um abraço.
  • 29/01/2013 - Elisangela Soares
    Professor Bruno.
    Essas dicas nos ajudam muito mesmo. É bom receber incentivos assim, nos mostra que realmente nem todos têm o privilégio de só poder estudar, mas que isso não é justificativa para não se esforçar. Que Deus continue te abençoando e capacitando. Abraços !!!
  • 29/01/2013 - Agnaldo Lima
    Excelentes dicas,coisas simples que estão ao alcance de todos, mas não enchergamos e você magistralmente elucida....Parábens pela sua simplicidade e genialidade.
  • 29/01/2013 - Nicoli
    prof. também estudo ouvindo aulas, mas aconteceu uma acidente de transito bem ao som de uma aula de direito administrativo. Cochilei e quase capotei o carro. Dirigindo para mim não deu.
  • 28/01/2013 - Sergio Resende
    Oi professor Bruno!
    Seus artigos são muito bons. Já gosto demais dos seus cursos online. O senhor está se mostrando muito competente nessa parte de dicas de estudos também! Um abraço e parabéns.
  • 28/01/2013 - Nadege Souza
    Excelente!!! Já sou sua fã! Tenho alguns horários picados no meu dia e fico enlouquecida para organizar o estudo picado. Só que eu tentava estudar matéria nova, olha! Agora, vou seguir suas dicas. Amanhã mesmo vou ao oftalmologista e vou levar uns exercícios. Poderia dar umas dicas de como estudar sem edital? Quando ainda nem se fala sobre o concurso? Talvez em 2014? O que devo priorizar? Abraços.
  • 28/01/2013 - Joel Evangelista
    Parabéns pelas dicas Professor !!
  • 28/01/2013 - Juliana
    Boas dicas, prof. Tb acho desrespeito a gente esperar por horas por uma consulta, mas já q é assim, q esse tempo seja utilizado para revisar os estudos.
Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: