Prof. Bruno Fracalossi

03/02/2013 | 16:11
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Dicas do Fracalossi III - Comparação entre métodos para se revisar a matéria!

Olá pessoal, tudo em paz com vocês?

Continuando os meus artigos sobre tentativas de melhorias em seus procedimentos de estudo, hoje eu escrevo sobre técnicas de revisão da matéria.

Sei que cada pessoa possui um método próprio de resumir a matéria, mas, no meu longo período de estudos, testei três métodos diferentes. Todos eles possuem vantagens e desvantagens. Vou tentar explicá-los e expressar aquele que eu achei melhor.

1º - Métodos das fichas esquematizadas

Após eu passar para ATRFB, comecei a estudar para AFRFB. Eu li um livro de técnicas de estudo do Alex Viegas. Adaptando os conselhos dele, eu comprei uma caixa de formulários contínuos, daqueles de impressão de relatórios antigos de contabilidade através de impressora matricial. Eu dividia cada folha na metade, e comprei aquelas canetinhas coloridas para escrever e facilitar a aprendizagem. Quando eu chegava na biblioteca, espalhava aquele monte de canetinhas na mesa. O pessoal ficava olhando pra mim sem entender o que era aquilo, kkkk. Acho que eles pensavam que eu ia fazer algum trabalho de artes da escola, kkkkk.

Fiquei três anos fazendo fichas esquematizadas. O método é até bom. O problema é que você tem que saber usá-lo da forma correta.

Eu cheguei a produzir mais de 30 blocos com 100 fichas cada, o que resultou em mais de 3.000 fichas de estudo. A consequência lógica foi a impossibilidade de se fazer uma revisão adequada da matéria. Achei que esse método acabou me prejudicando, já que ficou impossível revisar todas as fichas constantemente, além do conteúdo das primeiras fichas ter ficado defasado.

Em cada bloco, havia assunto de todas as matérias, então, ao ler cada um, eu revisava a matéria toda.

Eu tentava ler um bloco de fichas ao final de cada dia ou no início do outro.

Vantagens do método das Fichas:

1 - Todo o conteúdo do certame estava presente nas fichas.

2 - Todas as fichas eram esquematizadas, o que facilitava o aprendizado.

Desvantagens do método das Fichas:

1 - Muitas fichas, trazendo dificuldades para efetuar uma revisão periódica;

2 - O conteúdo acabou ficando defasado em razão das novidades nos assuntos.

3 - Esse método com fichas, relativas a várias matérias diferentes em cada bloco, acaba atrapalhando um pouco a leitura de revisão se você quiser incluir algum concurso com matérias diferente em seu foco.

2º - Método do resumo

Achei que o método das fichas tinha me prejudicado na reprovação no AFRFB/2009. Resolvi mudar para o método do resumo corrido, de cada matéria, mas ainda usando as fichas de formulário contínuo.

Só que agora eu fazia um bloco de fichas com resumo corrido, em caneta normal mesmo, e só de uma matéria, ou seja, eu tinha um bloco resumido de Ciência Política, um bloco resumido de Economia, um bloco resumido de Direito Constitucional etc.

Achei que esse método foi bem mais proveitoso. Ele ficou mais fácil de ser atualizado com novidades, mais rápido de se produzir e de se ler. Sinceramente, achei muito melhor deixar cada bloco com uma matéria só. Aquela técnica de embaralhar as matérias em um bloco de ficha não funcionou para mim. Isso acabava confundindo um pouco o meu estudo. Com esse método do resumo ficava mais fácil, já que eu podia revisar somente o bloco da matéria se quisesse incluir um concurso novo no meu foco. Isso aconteceu comigo no TCU de 2011 e me ajudou muito.

Vantagens do método do resumo:

1 - Mais rápido de fazer do que as fichas;

2 - Maior flexibilidade para se fazer as revisões;

3 - Possibilita maior constância na revisão;

4 - Após se ler a teoria e fazer todo o resumo, eu não precisava reler. Só lia os meus resumos e estudava exercícios comentados.

Desvantagens do método do resumo:

1 - Perde-se um bom tempo elaborando os resumos.

3º - Método do destaque com caneta hidrográfica

Testei esse método também, e o achei muito bom. Ele é rápido e te possibilita uma revisão bem objetiva. O problema dele é que você já tem que ter estudado a matéria antes e já ter resolvido vários exercícios. O motivo é porque você tem que saber aquilo que será destacado no livro, se não você acaba destacando muitos trechos irrelevantes e o método torna-se inadequado.

Eu fazia assim: lia um capítulo do livro ou do PDF e destacava as partes que eu julgava ser mais importantes com caneta hidrográfica amarela. Ao final do capítulo 1, eu relia os trechos destacados, fazia os exercícios comentados e partia para o capítulo 2. Ao final de ler e destacar o capítulo 2, eu relia os trechos marcados do capítulo 1, do capítulo 2 e fazia os exercícios do 2, e assim por diante.

Achei esse método muito bom, rápido e eficiente, além de me manter com a matéria constantemente fresca na cabeça. Esse foi o método que eu mais achei interessante, mas não foi o que eu mais usei.

Vantagens do método do destaque:

1 - Rapidez para se produzir;

2 - Rapidez para se fazer a revisão;

3 - Manutenção do conteúdo na mente.

Desvantagens do método do destaque:

1 - Tem que saber o que marcar, já que o método deve ter objetividade.

Resumindo:

O método que eu mais usei foi o segundo, e o que me foi mais útil, apesar de eu achar o terceiro o melhor. O pior mesmo, na minha opinião, foi o das fichas, mas acho que foi porque eu não soube usá-lo adequadamente.

Isso mostra que você tem que testar todos e se adaptar da melhor forma possível.

É isso aí, pessoal!

Depois eu volto com outras boas dicas para vocês.

Um grande abraço!

Prof. Bruno Fracalossi

brunofracalossi@pontodosconcursos.com.br


www.facebook.com/bruno.fracalossipaes





 


Comentários

  • 23/06/2013 - Francis Gomes
    Bruno, existe algum estudo científico que prevê o momento ideal da revisão 1, 2 e em diante ? poderia ser 10 dias, 1 mês e 3 meses ? abs
  • 28/01/2013 - GERALDA LACERDA
    OBRIGADA PELA INICIATIVA ALÉM DE AJUDAR A ORGANIZAR OS ESTUDOS É TAMBÉM FONTE DE MOTIVAÇÃO. NÃO NOS ABANDONE, PUBLIQUE MAIS ARTIGOS NESTE SENTIDO.
  • 28/01/2013 - Alexandre Torre
    Salvo engano, o Professor Rodrigo Luz utilizava o método 3. Não estou certo se ele destacava no próprio texto o conteúdo mais importante de cada matéria ou se fazia resumos e esquemas. Mas lembro-me muito bem de ele dizer que, antes de iniciar o estudo de um novo assunto, ele relia, SEMPRE, suas anotações das aulas anteriores para fins de retenção e revisão periódica da matéria. Penso que seja o método mais eficiente e é o que atualmente utilizo em minha preparação.

    Parabéns, professor, pela abordagem do tema!

  • 28/01/2013 - Nadege Souza
    Prof. Bruno,
    Usava o método de destacar diretamente no texto, mas sabia que algo não funcionava bem. Depois que li as dicas do Alexandre Meireles, em que ele falava sobre os resumos que ele fazia, com canetas coloridas, passei a fazer dessa forma e tudo deu certo! Muito mais fácil de revisar. Só não uso a quantidade de cores que ele usava...rsrs Só uso cores para destacar as palavras e informações importantes, uma cor para cada matéria. Estava perdendo muito tempo mauseando tantas cores. Mas agora tudo ficou mais fácil. Que bom que confirmei em seus conselhos que esse é o melhor método. Obrigada.
  • 27/01/2013 - Gustavo Couto
    Muito obrigado pela iniciativa de nos ajudar nessa fase tão complicada em nossas vidas.
  • 25/01/2013 - Grasiele Araujo
    Olá Bruno,tudo bom??? Gostei muito desse artigo, dicas de métodos de estudos bem claras e objetivas, sem muitas delongas.
    Utilizo o 2º e 3º métodos. Porém, nunca realizei as revisões de capítulos um seguido do outro, como vc os fez utilizando a caneta amarela. Não fica demorada a revisão? Eu achei muito interessante! Vou tentar esse método! Obrigada pelas dicas. Abraços.
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