Prof. Mariana Lima

17/01/2013 | 08:51
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Resolução das questões relacionadas à disciplina de Cultura Organizacional do concurso para o cargo de escriturário do Banco do Brasil

Prezados alunos,

Como foram na prova? Estimamos que bem...

Analisamos as questões relacionadas à disciplina de Cultura Organizacional do concurso para o cargo de escriturário do Banco do Brasil e a nossa percepção é que os nossos alunos do Ponto, não tiveram dificuldades em resolvê-las. Todos os assuntos foram tratados ao longo das nossas aulas.

Não temos dúvidas, a Banca - Fundação Carlos Chagas - foi coerente com o edital publicado, ou seja, todos os assuntos cobrados na prova estavam dentro do conteúdo programático solicitado no Edital.

Vamos analisar as questões?



Questão 31 - O Código de Ética do Banco do Brasil prevê

(A) contratação de fornecedores a partir de um grupo selecionado com parcialidade.

(B) estrita conformidade à Lei na proibição ao financiamento a partidos políticos.

(C) troca, sem limites, de informações com a concorrência, na busca de negócios rentáveis.

(D) relacionamento com o poder público, dependente das convicções ideológicas dos seus titulares.

(E) responsabilidade aos parceiros pela avaliação de eventual impacto socioambiental nas realizações conjuntas.

Gabarito B

Comentários:

(A) contratação de fornecedores a partir de um grupo selecionado com parcialidade: O código do BB é claro, o item 3.1 aborda "Adotamos, de forma imparcial e transparente, critérios de seleção, contratação e avaliação, que permitam pluralidade e concorrência entre fornecedores, que confirmem a idoneidade das empresas e que zelem pela qualidade e melhor preço dos produtos e serviços contratados". Com isso, a alternativa está errada!



(B) estrita conformidade à Lei na proibição ao financiamento a partidos políticos: Correta! Está de acordo com o item 8.6 do código que explicita "Afirmamos estrita conformidade à Lei na proibição ao financiamento e apoio a partidos políticos ou candidatos a cargos públicos"



(C) troca, sem limites, de informações com a concorrência, na busca de negócios rentáveis. Errada! Contradiz o item 6.2 do código que reza "Conduzimos a troca de informações com a concorrência de maneira lícita, transparente e fidedigna, preservando os princípios do sigilo bancário e os interesses da Empresa."



(D) relacionamento com o poder público, dependente das convicções ideológicas dos seus titulares. Errada! Contradiz o item 7.3 do código que aborda "Relacionamo-nos com o poder público independentemente das convicções ideológicas dos seus titulares"



(E) responsabilidade aos parceiros pela avaliação de eventual impacto socioambiental nas realizações conjuntas. Errada! O item 5.1 do código afirma "Consideramos os impactos socioambientais na realização de parcerias, convênios, protocolos de intenções e de cooperação técnico-financeira com entidades externas, privadas ou públicas".



Questão 32 - O Banco do Brasil espera de seus colaboradores o atendimento a elevados padrões de ética, moral, valores e virtudes, tais como:

(A) intolerância com a diversidade do conjunto das pessoas que trabalham no conglomerado.

(B) aceitação de presentes oferecidos por clientes satisfeitos, sem restrição de valor.

(C) associação a entidades representativas alinhadas ao pensamento da diretoria.

(D) repúdio a condutas que possam caracterizar assédio de qualquer natureza.

(E) imposição dos princípios pessoais dos chefes aos membros da sua equipe.

Comentários: vamos comentar cada uma das alternativas!

(A) intolerância com a diversidade do conjunto das pessoas que trabalham no conglomerado: Errada! Contradiz o item 2.6 do código que afirma "Reconhecemos, aceitamos e valorizamos a diversidade do conjunto de pessoas que compõem o Conglomerado".



(B) aceitação de presentes oferecidos por clientes satisfeitos, sem restrição de valor. Errada! O Código de Conduta da Alta Administração Pública Federal diz o seguinte:

Art. 9o É vedada à autoridade pública a aceitação de presentes, salvo de autoridades estrangeiras nos casos protocolares em que houver reciprocidade.

Parágrafo único. Não se consideram presentes para os fins deste artigo os brindes que:

I - não tenham valor comercial; ou

II - distribuídos por entidades de qualquer natureza a título de cortesia, propaganda, divulgação habitual ou por ocasião de eventos especiais ou datas comemorativas, não ultrapassem o valor de R$ 100,00 (cem reais).



(C) associação a entidades representativas alinhadas ao pensamento da diretoria. Errada! Os pensamentos devem ser alinhados aos objetivos do Banco e não da diretoria.



(D) repúdio a condutas que possam caracterizar assédio de qualquer natureza. Correta! Está relacionado ao item 2.2 do código de ética do banco que afirma "Repudiamos condutas que possam caracterizar assédio de qualquer natureza".



(E) imposição dos princípios pessoais dos chefes aos membros da sua equipe. Errada! Não está coerente com o item 2.1 do código que explicita "Zelamos pelo estabelecimento de um ambiente de trabalho saudável, pautando as relações entre superiores hierárquicos, subordinados e pares pelo respeito e pela cordialidade".



Gabarito D



Questão 33. O código de conduta da alta Administração pública tem a finalidade de

(A) desestimular a criação de mecanismo de consulta para esclarecimento de dúvidas quanto à conduta ética do administrador.

(B) difundir padrões éticos impostos pelo Tribunal de Contas da União.

(C) divulgar a imagem e reputação do administrador público.

(D) discriminar setores liberados para atividades profissionais posteriores ao exercício de cargo público.

(E) minimizar a possibilidade de conflitos entre o interesse privado e o dever funcional de autoridades públicas.

Comentários

(A) desestimular a criação de mecanismo de consulta para esclarecimento de dúvidas quanto à conduta ética do administrador. Errado. A finalidade é "criar mecanismo de consulta, destinado a possibilitar o prévio e pronto esclarecimento de dúvidas quanto à conduta ética do administrador".

(B) difundir padrões éticos impostos pelo Tribunal de Contas da União. Errado. A finalidade é "contribuir para o aperfeiçoamento dos padrões éticos da Administração Pública Federal, a partir do exemplo dado pelas autoridades de nível hierárquico superior".

(C) divulgar a imagem e reputação do administrador público. Errado. A finalidade é "preservar a imagem e a reputação do administrador público, cuja conduta esteja de acordo com as normas éticas estabelecidas nesse Código".

(D) discriminar setores liberados para atividades profissionais posteriores ao exercício de cargo público. Errado. O código discrimina os setores que a autoridade pública NÃO poderá atuar após deixar o cargo público.

(E) minimizar a possibilidade de conflitos entre o interesse privado e o dever funcional de autoridades públicas. Correto. O art. 1º diz o seguinte:

Art. 1o Fica instituído o Código de Conduta da Alta Administração Federal, com as seguintes finalidades:

V - minimizar a possibilidade de conflito entre o interesse privado e o dever funcional das autoridades públicas da Administração Pública Federal;

Gabarito E



Questão 34 - O conhecimento prévio da cultura organizacional, pelo interessado na participação de Concurso Público, para ingresso em instituição financeira, é fator importante para

(A) possibilitar a realização imediata de suas expectativas sobre trabalho, colegas e superiores hierárquicos.

(B) compatibilizar seus interesses financeiros pessoais com a sua remuneração futura.

(C) acumular experiência com vistas à busca de outra colocação no mercado de trabalho.

(D) preparar o movimento de formação de grupos internos para reformulação dos princípios vigentes.

(E) permitir reflexão sobre a decisão de trabalhar em setor e empresa compatíveis com suas aptidões e valores pessoais.

Comentários:

Conforme estudamos na nossa aula a cultura organizacional está relacionada ao conjunto de valores, hábitos e crenças da organização, estabelecidos por meio de normas, valores, atitudes e expectativas, compartilhadas por todos os membros da empresa.

A cultura espelha a mentalidade que predomina dentro da organização e é expressa pela maneira como ela faz seus negócios, a maneira como ela trata seus clientes e funcionários, o grau de autonomia ou liberdade que existe entre as unidades, etc. Ao analisar a cultura do Banco podermos identificar como é a sua relação com os diversos públicos. Com isso, poderá contribuir com "reflexão sobre a decisão de trabalhar em setor e empresa compatíveis com suas aptidões e valores pessoais". Ou seja, se a atuação do Banco está coerente com as suas capacidades e seus valores pessoais. Logo a Banca foi coerente ao tratar a alternativa E como correta.

Gabarito E



Conclusão: os assuntos cobrados estavam dentro do conteúdo programático solicitado no Edital, sendo assim, não acreditamos que caiba recurso.

Desejamos a todos boa sorte!

Abraços,

Angélica e Mariana






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