Prof. Moraes Junior

12/01/2013 | 17:08
Compartilhar

STN - Edital de retificação do concurso...

Prezado(a) aluno(a),

Em virtude do edital de retificação do concurso da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), seguem algumas considerações em relação ao meu curso de Contabilidade Geral, Avançada e Análise, que iniciou hoje.

I - De acordo com o Edital do concurso, na disciplina de Análise das Demonstrações Contábeis consta o seguinte: Estrutura conceitual para a elaboração e apresentação das demonstrações contábeis de acordo com a Deliberação CVM n.º 539, de 14/3/2008.

Ocorre que a Deliberação CVM no 539/2008, foi revogada pela Deliberação CVM no 675/2011, ou seja, houve uma alteração na Estrutura Conceitual ainda em 2011 e o Edital do concurso foi publicado quase em 2013 ?.

A Esaf, no dia 09/01/2013, divulgou um edital de retificação e corrigiu a Deliberação CVM e a aula 1 está de acordo com o edital de retificação (Deliberação CVM no 675/2011).

II - O edital de retificação também fez a seguinte alteração:

Onde se lê:

"CONTABILIDADE GERAL E AVANÇADA ... 35. Noções de Orçamento Empresarial: Princípios orçamentários. Orçamento econômico e financeiro. Planejamento e revisões orçamentárias. Considerações sobre índices e cenários macroeconômicos. Projeções de lucro e de fluxos de caixa. Orçamento integrado, orçamento operacional e de investimento. Controle Realização e variações orçamentárias. ..."

leia-se:

CONTABILIDADE GERAL E AVANÇADA ... 35. Teoria da Contabilidade. Usuários da informação contábil. Escolas do pensamento contábil. Noções de Contabilidade Internacional: entidades normatizadoras internacionais. Ativo e Passivo: Definição, mensuração, reconhecimento e bases de avaliação. Receitas, despesas, perdas e ganhos: conceituação, generalidades e avaliação. Evidenciação.

Inicialmente, não trataria do item 35 no curso, mas, com a retificação, este item será incluído. Parte do item será tratada nesta aula, parte na aula 3 e parte em aula extra (vide conteúdo programático da aula demonstrativa já atualizada).

III - Na primeira versão da aula demonstrativa, havia "falado" que não abordaria o tópico "Importações e Exportações" (Noções Básicas) no curso. Contudo, muitos alunos me enviaram emails solicitando que fizesse, ao menos, um resumo dos pontos que considero relevantes.

Além disso, como mostrado no item anterior, o edital de retificação também incluiu o tópico "Escola do Pensamento Contábil".

Diante disso, vou incluir uma aula extra ao final do curso com um resumo dos principais pontos relativos a:

- Importações e Exportações (noções básicas); e

- Escola do Pensamento Contábil.

IV - Durante todo o curso, utilizarei os conceitos de acordo com as normas atualizadas até a data da publicação do edital do concurso.

É isso. Bons estudos e Deus te abençoe,


Moraes Junior
moraesjunior@pontodosconcursos.com.br


Comentários

Ainda não há comentários

Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: