Prof. Gabriela Portela

05/01/2013 | 17:18
Compartilhar

Acolhimento e Classificação de Risco nos Serviços de Urgência

Acolhimento e Classificação de Risco nos Serviços de Urgência

Você já conhece o Acolhimento e Classificação de Risco proposto pela Política Nacional de Humanização (PNH)?



A Política Nacional de Humanização existe desde 2003 para efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil e incentivando trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários.

Considerando que muitos serviços de atendimento às urgências convivem com grandes filas e as pessoas disputam o atendimento sem critério algum a não ser a hora da chegada, a PNH lançou a Cartilhas Humaniza SUS sobre o Acolhimento e Classificação de Risco nos Serviços de Urgência.

O acolhimento como dispositivo técno-assistencial permite refletir e mudar os modos de operar a assistência, pois promove a melhoria da qualidade dos serviços de urgência possibilitando mudanças nas práticas, o que é um importante instrumento na construção de redes de atenção.

O acolhimento com avaliação de risco configura-se como uma das intervenções potencialmente decisivas na reorganização das portas de urgência e na implementação da produção de saúde em rede, pois extrapola o espaço de gestão local afirmando, no cotidiano das práticas em saúde, a coexistência das macro e micropolíticas.

Quer saber mais? Então acesse os links abaixo:

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/acolhimento_classificaao_risco_servico_urgencia.pdf

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/cidadao/area.cfm?id_area=1342

Lembramos que nosso curso de ENFERMAGEM EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA já está com as inscrições abertas! Início em 14 de janeiro de 2013.



http://www.pontodosconcursos.com.br/cursos/produtos_descricao.asp?desc=n&lang=pt_BR&codigo_produto=4286






Comentários

Ainda não há comentários

Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: