Prof. Karine Waldrich

04/01/2013 | 02:37
Compartilhar

ICMS SP - Raciocínio Crítico?

Oi, colegas. Tudo bem?

Primeiramente, gostaria de desejar um Feliz 2013! Muitas alegrias para todos nós... e uma aprovação em concurso para quem estudar bastante! hehehe

Hoje foi publicado o edital do ICMS, com mais de 800 vagas... Quem vai perder essa chance de virar Fiscal?

Em termos de Exatas, houve uma pequena mudança no que a FCC normalmente cobra nesse concurso: vemos a introdução de "Raciocínio Crítico" - o que, segundo a banca, é: A Prova de Raciocínio Crítico objetiva testar as habilidades de raciocínio, envolvendo: (a) elaboração de argumentos; (b) avaliação da argumentação; e (c) formulação ou avaliação de planos de ação. As questões podem abordar assuntos de quaisquer áreas, e sua resolução independe do conhecimento específico do assunto envolvido.

Programa Construção de argumentos: reconhecimento da estrutura básica de um argumento; conclusões apropriadas; hipóteses subjacentes; hipóteses explicativas fundamentadas; analogia entre argumentos com estruturas semelhantes. Avaliação de argumentos: fatores que reforçam ou enfraquecem uma argumentação; erros de raciocínio; método utilizado na exposição de razões. Formulação e avaliação de um Plano de Ação: reconhecimento da conveniência, eficácia e eficiência de diferentes planos de ação; fatores que reforçam ou enfraquecem as perspectivas de sucesso de um plano proposto; hipóteses subjacentes a um plano proposto.

Como muitas pessoas me escreveram pedindo uma "luz", vou dizer o que acho que será cobrado:

1o) Acho que toda aquela parte de Lógica "tradicional" não ficou de fora do edital, e é pedida através do primeiro parágrafo acima. Portanto, deve ser estudada.

2o) Acho importante entender alguns aspectos de Raciocínio Crítico, sim, mas sem "nóias". Raciocínio Crítico não deixa de ser Raciocínio Lógico... Portanto, nada de "pirar" e achar que vai ter que estudar algo totalmente do zero.

Nos próximos dias, serão disponibilizados cursos de minha autoria aqui no Ponto, cobrindo todo esse edital.

Era isso, qualquer dúvida me escrevam!

Um abraço,

Karine


Comentários

  • 08/01/2013 - Karine Waldrich
    Rafael, acho que pode ser válido, sim. O negócio é treinar a cuca :DDDD
  • 07/01/2013 - rafael
    Professora andei vendo algumas questões e se parecem muito com Raciocínio Analítico que é aplicada pelo teste Anpad. O que a senhora acha?
Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: