Prof. Marlos Ferreira

03/01/2013 | 15:08
Compartilhar

Fiscal de Rendas - SP - 2013

Olá, pessoal do Ponto!



Trago aqui uma excelente notícia para o ano que mal começou. Um dos concursos mais cobiçados da área fiscal/tributária: o fiscal de rendas do estado de São Paulo. São quase 900 vagas. Uma oportunidade realmente verdadeira para aqueles que não tiveram êxito na prova da Receita Federal do Brasil, aqueles que estão aguardando o edital do Banco Central e também para todos que começaram ainda que recentemente a estudar para a área fiscal/gestorial/financeira.

Vários candidatos em 2009 que passaram nos concursos da Receita Federal do Brasil e também no fiscal de rendas de São Paulo fizeram a opção por esse último e estão muito satisfeitos.

Bem, no tocante às disciplinas que ministro apresento o edital de Finanças Públicas e Macroeconomia, cabendo repisar que todo o edital encontra-se nos livros de minha autoria.



1) A parte chamada Economia da Tributação está no livro Finanças Públicas para Concursos -2a edição - Teoria - Ed. Campus - Marlos Vargas. ( não precisa estudar a Lei de Responsabilidade Fiscal - Capítulo 06).



Economia da Tributação: A necessidade econômica da tributação, Formas de Tributação: Impostos, taxas e contribuições de melhoria. Classificação dos impostos: Impostos indiretos: Impostos Ad Valorem e impostos específicos, impostos sobre valor adicionado, impostos únicos (excise tax). Tributação e eficiência, conceituação econômica de eficiência: eficiência de Pareto. O peso morto da tributação. Determinantes do Peso Morto: elasticidades de oferta e demanda. Tributação Ótima sobre mercadorias: a regra de Ramsey. Curva de Laffer. Tributação e equidade: o trade-off . entre eficiência e equidade. Implicações da regra de Ramsey sobre a equidade, critérios de equidade: capacidade contributiva, critério do beneficio. Efeitos distributivos dos impostos: incidência econômica dos tributos. Tributação e estruturas de mercado: incidência de impostos em concorrência perfeita e monopólio. Politica tributária: como os impostos influem nas decisões de consumo, poupança e gasto. A função estabilizadora do sistema tributário: a politica fiscal e estabilizadores automáticos. Incidência econômica e efeitos distributivos dos impostos sobre a riqueza e o patrimônio, incidência e efeitos distributivos dos impostos sobre a propriedade. Fianças Publicas e o Sistema Federativo: O modelo de Tiebout, Federalismo Ótimo: Vantagens e Desvantagens de um Sistema Descentralizado. Impostos sobre valor adicionado X impostos sobre vendas, impostos regressivos, proporcionais e progressivos. Impostos cumulativos X impostos não cumulativos





2) A parte intitulada Noções de Macroeconomia está literalmente em todos os capítulos do livro Economia para Concursos - 2 a edição - Ec. Campus - Marlos Vargas.



Noções de Macroeconomia: Fluxo Circular da Renda, Contabilidade nacional. Mensurando a Renda Nacional: os agregados macroeconômicos: consumo, investimento, gastos do governo, exportações líquidas. Determinação do produto de equilíbrio, investimento e poupança, a curva IS. PIB real X PIB nominal, Deflator

do PIB. Inflação: conceitos e formas de mensuração, correção monetária utilizando índices de inflação. Mercados Financeiros: Demanda e Oferta por moeda, Instrumentos de gestão da politica monetária: operações de mercado aberto, redesconto bancário, reservas do Bacen. Bancos Comerciais e a oferta de moeda: o multiplicador bancário. O equilíbrio no mercado monetário, determinação da taxa de juros da economia. A curva LM, taxa de juros real e taxa de juros nominal. O modelo IS-LM: a relação entre o mercado de bens e o mercado financeiro. Politica Fiscal: instrumentos de Politica Fiscal. Politica Monetária: instrumentos de Política Monetária. O modelo de oferta e demanda agregada e sua interação com o modelo IS-LM. O efeito dos déficits orçamentários do governo sobre a taxa de juros de equilíbrio, o efeito expulsão e o multiplicador keynesiano. Macroeconomia das Economias Abertas: Taxa de câmbio nominal, real e efetiva e paridade do poder de compra. O Comportamento da balança comercial e do fluxo de capitais como determinantes da taxa de câmbio. Efeitos da política monetária sobre a taxa de câmbio em um regime de câmbio flutuante. Regimes de Câmbio: câmbio flutuante X flutuação suja. Política cambial e inflação: bens comercializáveis (tradebles) e bens não comercializáveis (non tradebles). Choques de oferta e suas implicações para o nível de inflação.



Nos próximo encontros, colocarei nesse espaço aberto questões comentadas da banca FCC , versando sobre Macroeconomia, Microeconomia e Finanças Públicas, lembrando que são 20 questões na prova.



A quem interessar, tenho seis exemplares de cada livro ao preço final de R$ 42,00 (incluindo o frete).

marlos@pontodosconcursos.com.br


Comentários

Ainda não há comentários

Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: