Prof. Claudia Kozlowski

02/01/2013 | 19:46
Compartilhar

Acordo Ortográfico - Prorrogação do período de transição/ Concurso AFC STN

Olá, pessoal,

Primeiramente, desejo a todos um 2013 repleto de realizações!

Já entramos o ano com uma novidade - no dia 28 de dezembro de 2012 (no apagar das luzes...rs...), foi assinado o Decreto nº 7875/2012, que adia para 2016 a obrigatoriedade do uso das novas regras ortográficas.

Vamos relembrar. Em 1990, deu-se início às negociações para unificação da Língua Portuguesa entre os países lusófonos. Em janeiro de 2009, começou, em nosso país, o período de transição, em que as duas normas (a antiga e a nova) coexistiram, devendo, em janeiro de 2013 (ou seja, agora!), passar a valer exclusivamente as novas regras ortográficas. Pois bem. Como já informei, esse período de transição foi estendido até dezembro de 2015. Se você ainda não tomou conhecimento do que mudou (não creio nisso!!!!), já é a hora (PelamordeDeus!!!!)...rs...!

Segue o link com uma matéria sobre esse assunto.

E para os concursos públicos, como vai ficar? Ora, tudo ficará como antes... nada muda. As duas regras ortográficas continuarão a coexistir e tanto uma como a outra poderão cair em prova. Já tivemos questões de provas elaboradas por bancas de menor expressividade nacional em que o candidato deveria conhecer o que mudou (até incluímos algumas em nosso curso regular teórico, para treino). As bancas mais conceituadas (Cespe UnB, FCC, ESAF) não chegaram a tratar do assunto de modo específico. E para as provas discursivas e de redação? O candidato poderá registrar de qualquer modo - antigo ou novo -, pois as duas normas coexistirão até dezembro de 2015. Eu sugiro que você escreva do jeito mais seguro, ou seja, se não está certo se determinada palavra continua ou não com acento ou com hífen, simplesmente troque de palavra, ora!...rs... Essa dica já valia antes e continuará valendo!!!...rs...

E começamos bem o ano, já com um edital na praça!!! Falo do concurso para Analista de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional (AFC STN) e informo que o curso de exercícios da ESAF já em andamento (inclusive com questões dos certames mais recentes) atende com perfeição aos que pretendem se preparar para essa disputa. Se você pretende ficar craque em Língua Portuguesa da ESAF, garanto que esse curso irá auxiliá-lo(a). Afinal de contas, serão 20 questões com peso 2 (a disciplina mais importante da prova 1)!!!!

Por fim, meu caloroso abraço a todos os futuros Auditores-Fiscais e Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil, que em breve serão nossos colegas!!! Aos que ainda não alcançaram esse objetivo, não esmoreçam! Um novo ano se inicia e, com ele, renovam-se todas as esperanças!!! Lembre-se de que sua aprovação só depende de VOCÊ!!!!!

Grande abraço e foco nos estudos!!!!

 


Comentários

Ainda não há comentários

Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: