Prof. Bruno Fracalossi

24/05/2017 | 10:24
Compartilhar

Estabeleça estas 5 atitudes em sua vida, a fim de alcançar melhores resultados!

Olá pessoal, tudo bem com vocês?

O seu método de estudos vai representar o diferencial entre ficar dentro ou fora das vagas em um concurso.

A palavra método vem do grego – métodos, de meta e hodós, que significa, literalmente, caminho para chegar a um fim. Eu acredito que para tudo que começamos, devemos estabelecer um roteiro, uma rotina e uma forma adequada de se concluir a atividade.

Na escola, aprendemos diversos métodos. Escovamos os dentes com um método adequado, arrumamos a cama, dirigimos o nosso carro etc. Quase todas as nossas atividades diárias requerem um método, que se não for seguido, poderá resultar em erro.

Quando o método adotado não é o melhor, o resultado poderá ser o trabalho dobrado, a repetição de tarefas, estresse...

A nossa rotina presente é muito atribulada. Temos inúmeras coisas para fazer, vários compromissos e preocupações. Quando incluímos os estudos para concursos em nossa rotina, aí que o negócio complica mesmo.

Eu vejo então a gestão do seu tempo como uma atividade muito necessária e fácil, a fim de aproveitar todo o seu tempo livre para o lazer e para desanuviar a mente. Não é impossível acumular várias atividades em seu dia, e desenvolvê-las de forma eficiente.

Basta aprender a gerir o seu tempo. Eu mesmo acumulo inúmeras tarefas: trabalho na CGU, aulas, coaching, pós-graduação etc. E mesmo assim não me sinto sugado pelo que eu faço. Mas isso é porque todos os meus horários são devidamente seguidos.

Adotar um método e uma rotina não precisa significar engessamento total do dia. Você pode distribuir as atividades e mudá-las com o tempo, se achar que não está dando certo. Nos meus coachings, por exemplo, costumo seguir uma metodologia básica, mas que é sempre alterada a partir da experiência prática com os alunos. E isso também deve ser feito no seu caso.

O ideal é testar o seu padrão por três ou quatro semanas, pois é a partir desse período que ele começará a trazer efetividade.

De acordo com alguns especialistas da área de administração do tempo, existem 5 estratégias que funcionam para qualquer método que se pretenda adotar na vida, e isso inclui o estudo para os concursos públicos.

Seriam elas:

1ª – Visualização do resultado

Isso chega a ser até básico né, rsss! Mas é sério! Visualize o cargo desejado, e imagine qual a sequência de passos a serem dados até a aprovação.

Eu sempre visualizei chegar a uma carreira TOP do serviço público federal, e todos os meus passos se basearam nisso até que eu alcançasse o meu objetivo, sendo aprovado para AFFC/CGU.

Imagine isso também! E a partir disso, liste tudo aquilo que você precisa fazer ou deixar de fazer, e como fazer, até que se chegue à aprovação. Funciona demais.

É muito importante que as suas metas sejam semanais. Isso visa te dar motivação de cumprí-las com mais facilidade. E dentro das metas semanais, estabeleça as demais, como as metas diárias, mensais e anuais.

Algumas dicas de como estabelecer essa meta semanal:

a)      Tome cuidado com as segundas-feiras e com os finais de semana. Estudar nesses dias é mais chato, então tente deixá-los com matérias mais prazerosas.

b)      Não se deixe desanimar por um dia de meta não cumprida. Por isso temos a meta semanal, não é mesmo? Não deu certo hoje, você poderá compensar amanhã. Por isso é tão importante que a meta seja semanal.

2ª – Estude e teste o método escolhido

É ideal você não ser uma pessoa muito inflexível. Se você testar o método estabelecido por um tempo e chegar a conclusão que não deu certo, não desanime, Mude enquanto é tempo.

Quando eu estudava para a RFB, tentei utilizar o método das fichas de resumos que misturava todas as matérias em um bloco só. Apesar de funcionar muito bem com algumas pessoas, esse método foi um desastre para mim.

Mesmo com vários resumos já prontos, cheguei à conclusão que deveria mudar o método e refazer todos os resumos ao estudar para a CGU. E assim o fiz, sem ficar pensando se estava perdendo tempo ou não. Se não deu certo, desista e comece de novo.

3ª – Utilize ferramentas para te auxiliar.

As ferramentas aqui podem ser o uso da tecnologia, gerenciadores de tempo, planilhas eletrônicas etc. Atualmente, principalmente com os smartphones, temos várias ferramentas que conseguem gerenciar eficazmente o nosso tempo e o nosso estudo.

Eu sempre gostei de cronometrar todo o meu tempo de estudo, e acho que isso ajudar muito a você constatar onde está ou não perdendo tempo.

4ª – Aprenda a dizer não.

Eu, por exemplo, sempre tive muitas dificuldades em dizer não quando alguém me pedia algo. Seja no trabalho, na escola, em casa, ou em todas as situações de rotina.

Mas isso atrapalha demais. Você tem que aprender a dizer não para algumas coisas. Nos seus momentos de estudo, se alguém te pedir algo, a menos que seja uma urgência muito necessária, diga não, e fale que fará depois dos seus horários planejados. A pessoa vai acostumar com isso e vai aprender a te respeitar. Muitas vezes, são as nossas atitudes que moldam as pessoas próximas de nós.

5ª – Comprometa-se consigo mesmo.

Essa é a estratégia principal. O total comprometimento com a sua causa é o que vai resultar em um método eficiente ou não.

Um abraço!

 

Segue, no meu grupo de Técnicas de Preparação para Concursos Públicos, no facebook, um e-book gratuito com uma coletânea de todos os meus artigos, técnicos e motivacionais, desde que eu entrei no Ponto!

E-BOOK

Informo que encontra-se também disponível no grupo, na parte de arquivos, a amostra do meu novo livro: Manual das Principais Bancas Examinadoras de Concursos Públicos, com os capítulos Esaf e Cespe.

Mas é somente para aqueles que se cadastrarem!

Estou sorteando vários livros nele!

As regras e o grupo estão nos links abaixo:

REGRAS DOS SORTEIOS

TÉCNICAS DE PREPARAÇÃO PARA CONCURSOS PÚBLICOS (no grupo, todos os dias, um tema motivacional ou um texto interessante, meu e de outros autores).

Inscreva-se também no meu canal do youtube:

CANAL DO BRUNO FRACALOSSI NO YOUTUBE

Deixo aqui também o link para acessar as minhas turmas de Coaching para concursos:

COACHING

Estão lançadas novas turmas.

Quem se matricular antes desse prazo começa imediatamente, e ganha alguns dias de trabalho gratuito! E VOCÊ TERÁ ATÉ 60% DE DESCONTO NOS PDF´S DO SITE, ALÉM DE 6 MESES GRATUITOS NO PONTO MAIS!

Seguem várias entrevistas com aprovados do meu programa de Coaching:

https://www.pontodosconcursos.com.br/Entrevistas/Entrevista/175/paulo-yuuki

https://www.pontodosconcursos.com.br/Entrevistas/Entrevista/203/angela-danielle-kuhn

https://www.pontodosconcursos.com.br/Entrevistas/Entrevista/202/telma-segre

https://www.pontodosconcursos.com.br/Entrevistas/Entrevista/188/ronaldo-pires-kaltner

https://www.pontodosconcursos.com.br/Entrevistas/Entrevista/184/samanta-yuquie

https://www.pontodosconcursos.com.br/Entrevistas/Entrevista/157/sara-cristina

https://www.pontodosconcursos.com.br/Entrevistas/Entrevista/174/agamenon-almeida

https://www.pontodosconcursos.com.br/Entrevistas/Entrevista/155/ariadne-bueno

https://www.pontodosconcursos.com.br/Entrevistas/Entrevista/108/camila-aguiar

https://www.pontodosconcursos.com.br/Entrevistas/Entrevista/146/joemir-mendonca

https://www.pontodosconcursos.com.br/Entrevistas/Entrevista/121/thaise-munique

https://www.pontodosconcursos.com.br/Entrevistas/Entrevista/104/renieri-mezzomo

https://www.pontodosconcursos.com.br/Entrevistas/Entrevista/151/marcelo-de-vasconcelos-czaya

https://www.pontodosconcursos.com.br/Entrevistas/Entrevista/144/tercio-rabelo

TURMAS CICLO ERELJUR: 

CICLO ERELJUR

Seguem também as aulas do nosso curso online grátis de Técnicas de Preparação!

Aqui eu abordo desde os fatores necessários a um bom planejamento, passando pela execução, até o seu momento da aprovação 

Veremos:

- COMO DEFINIR E MANTER O MEU FOCO NÃO CEDENDO ÀS PRESSÕES EXTERNAS;

- COMO EQUILIBRAR A MINHA VIDA EM TODOS OS ASPECTOS;

- COMO ESTIPULAR METAS (NEM MUITO LEVES, NEM MUITO PESADAS);

- COMO ELABORAR UM PLANEJAMENTO DE CURTO E DE LONGO PRAZO;

- COMO SER MAIS DISCIPLINADO;

- CRIANDO UM RECEPTOR DE FEEDBACKS;

- TÉCNICAS DE RESUMOS;

- TÉCNICAS DE APRENDIZAGEM ACELERADA E DE MEDITAÇÃO FORÇADA;

- NÃO DÁ PARA USAR LEITURA DINÂMICA NOS ESTUDOS PARA CONCURSOS, MAS HÁ COMO LER MAIS RÁPIDO. COMO?; 

- TÉCNICAS MOTIVACIONAIS E EMOCIONAIS; COMO CONTROLAR A MINHA ANSIEDADE E AUMENTAR A MINHA CONCENTRAÇÃO? 

- ERROS E ACERTOS DE UM CONCURSEIRO;

- TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA APLICADA AOS ESTUDOS;

- TÉCNICAS DE DISCURSIVAS;  

- AS MALÍCIAS DE UM CONCURSEIRO EXPERIENTE E COMO PRIORIZAR VOCÊ EM DETRIMENTO DOS OUTROS QUE NÃO RESPEITAM A SUA CAUSA;

O curso todo terá muito mais do que as 8 horas inicialmente previstas, e eu irei dividí-lo em aulas de 30 minutos aproximadamente, para que não fique muito cansativo.

Abaixo os links das aulas 01 a 10:

AULA 01

AULA 02

AULA 03

AULA 04

AULA 05

AULA 06

AULA 07

AULA 08

AULA 09

AULA 10

Um abraço.

Prof. Bruno Fracalossi

 

BRUNOFRACALOSSI@PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

WWW.FACEBOOK.COM/BRUNO.FRACALOSSIPAES

GRUPO TÉCNICAS DE PREPARAÇÃO PARA CONCURSOS - FACEBOOK

CANAL DO BRUNO FRACALOSSI NO YOUTUBE 

PERISCOPE - @brunofracalossi

Resultado de imagem para guia completo das carreiras públicas federais


Comentários

  • 27/05/2017 - Arleide Barcio
    Dicas preciosas! É importante sabermos que não aprendemos da mesma forma, não existe a "fórmula" perfeita, temos que descobrir, com o passar do tempo, qual delas atingimos o nosso objetivo.
  • 26/05/2017 - Matheus
    Prof. Bruno, por gentileza, uma informação: sobre o concurso da Câmara dos Deputados (autorizado em 2014), acredita na publicação do edital no presente ano?
  • 26/05/2017 - Prof Bruno Fracalossi
    Acredito sim, meu amigo. Um abraço.
  • 24/05/2017 - Gabriel Arruda
    Olá Bruno,

    boa noite! Primeiramente parabéns pelo seu trabalho, acompanho seus artigos no ponto e sempre me ajudam muito na tarefa de estudo para concursos. Queria tirar uma dúvida e pedir um conselho, se não for incomodo é claro. Me interesso muito pelo ciclo Ereljur e acredito que é uma ferramenta fortíssima, no entanto alguns conteúdos de algumas das matérias do ciclo que pretendo fazer que é o de Analista de Tribunais, eu ainda não venci muito bem. Outro ponto é que não tenho 3 horas livres por dia para estudar pois tem dias que trabalho em 3 turnos. Você acredita que seja legal para mim fazer o ciclo? Você acredita que dê para ajustá-lo com algum horário livre no fim de semana? Outra dúvida, desculpe o incomodo, é qual melhor momento para fazer o seu coaching? No momento sem edital ou com edital aberto? Desde já gradeço a atenção, espero não ter sido inconveniente nas perguntas.
    Um abraço!
  • 25/05/2017 - Prof Bruno Fracalossi
    Olá Gabriel, tudo bem? Mande-me um e-mail. Um abraço.
  • 24/05/2017 - Giovani Pepe
    Olá Professor!!

    Tudo ótimo, graças a Deus!

    Regras simples e valiosas.
    Sempre ando moldando meus procedimentos para atingir melhor os objetivos, ou seja, "afiando o machado" com frequência, e isso curiosamente é mensal.rs

    Bora estudar pra fechar o edital e depois praticar o ERELJUR. Assim manter as disciplinas do núcleo duro para o meu certame.

    Absss amigo!!
Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: