Prof. Albert Iglésia

18/05/2017 | 20:23
Compartilhar

JBS, Temer, Globo News e Concursos Públicos

Olá!

Quem me conhece sabe que não sou de rir da desgraça alheia, muito menos da desgraça da minha gloriosa nação. Na verdade, gostaria muito que tudo isso que vem sendo noticiado pela imprensa nas últimas horas não passasse de um grande mal-entendido. 

A verdade é que as notícias envolvendo o presidente Michel Temer estão deixando todos nós estarrecidos, não é mesmo? O pior é que alguns estão querendo deixá-lo ainda mais constrangido perante a opinião pública. Que o diga a Globo News! 

Hoje, enquanto a apresentadora comentava a notícia sobre a denúncia feita pelo dono da JBS, eis que surgiu no telão do estúdio a seguinte manchete, em letras garrafais: “Dono da JBS grava Temer dando anal para compra de silêncio de Cunha” (https://observatoriodatelevisao.bol.uol.com.br/noticia-da-tv/2017/05/globo-news-comete-gafe-envolvendo-temer-e-vira-piada-nas-redes-sociais, acessado em 18/5/2017, com grifo meu). 

Bem, o que o nosso presidente fez, falou e deu de verdade certamente será esclarecido (pelo menos é o que eu espero!). Mas, como professor de Língua Portuguesa, eu não poderia perder a hilária oportunidade de chamar sua atenção, prezado concurseiro, para o devido cuidado com questões de provas envolvendo a grafia de certas palavras. Analise, por exemplo, as questões abaixo.

(ESAF/2016/FUNAI/CARGOS DE NÍVEL MÉDIO) A mata preservada do Parque Indígena do Xingu segue previlegiando [1] os chamados “serviços sistêmicos”. A natureza contribue [2] para o equilíbrio do clima e o bem-estar [3] das pessoas, seja na forma de umidade do ar, que leva chuva pelo Brasil a fora [4], seja na manutenção da biodiversidade, da polinização, da absorsão [5] de carbono.

(Adaptado de Planeta/abr.2016, p.20.)

Assinale a opção cujo número corresponde ao segmento corretamente grafado.

a) 1

b) 2

c) 3

d) 4

e) 5

Comentário – Eis a grafia correta das respectivas palavras: privilegiando [1]; contribui [2]; afora [4]; absorção [5]. Não adianta ficar irritado com este tipo de questão. A Esaf também apronta umas assim. É preciso "decorar" a grafia de algumas palavras.

Resposta – C

 

quase dois anos fui empossado técnico administrativo na ANAC de São Paulo e estou muito satisfeito de trabalhar lá. Nesse tempo já fui nomeado para outros dois cargos na administração pública, porém preferi ficar onde estou por diversos motivos, profissionais e pessoais. Sinceramente, sou partidário do “não se mexe em time que está ganhando”.

Trabalho na área administrativa junto com outros técnicos e analistas, além de ser gestor substituto do setor de transportes da ANAC/SP. Tenho de analisar documentação, preparar processos solicitando pagamentos mensais para empresas por serviços prestados, verificar se os termos do contrato estão sendo cumpridos, resolver alguns “pepinos” que sempre aparecem ao longo do mês, além, é claro, de efetuar trabalhos eventuais que surgem conforme a demanda.

http://wordpress.concurseirosolitario.com.br/o-cotidiano-de-umservidor-publico.

Acesso em: 17/12/2015 (com adaptações).

 

(ESAF/2016/ANAC/TÉCNICO ADMINISTRATIVO) Assinale a substituição proposta que causa erro de morfossintaxe no texto

a) substituir:(l. 1) Há por: A

b) substituir:(l. 3) Nesse tempo por: Durante esse tempo

c) substituir:(l. 8) junto por: juntamente

d) substituir:(l. 11) Tenho de por: Tenho que

e) substituir:(l. 15) ao longo do mês por: no decorrer do mês

ComentárioA (preposição) se emprega entre dois verbos de uma locução verbal, para indicar distância e tempo futuro. Se for artigo, é empregado para acompanhar substantivo, definindo-o. Já , emprega-se para indicar tempo decorrido e no lugar dos verbos existir, acontecer e ocorrer. Jamais haverá equivalência entre as duas formas.

Resposta – A

 

Finalizando, prezado leitor, assim como a troca da letra “v” (“aval”) pela letra “n” (“anal”) é capaz de causar um grande constrangimento, os erros de grafia nas capciosas questões elaboradas pelas bancas examinadoras podem atrapalhar os candidatos a conquistar a tão sonhada vaga no concurso que almejam. Tenha muito cuidado para não tropeçar nas letrinhas!

Um grande abraço.

 


Comentários

Ainda não há comentários

Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: