Prof. Paulo França

09/05/2017 | 10:29
Compartilhar

Comentários da Prova de Informática do MPRN

Boa noite caros alunos e concurseiros

A prova de informática do MPRN como previsto não facilitou, chamo a sua atenção para a última questão que cabe recurso, vamos aos comentários:

 

  1. A rede social Linkedin, fundada em 2002, tem como um dos seus principais diferenciais permitir que qualquer pessoa estabeleça uma rede de contatos profissionais. Entre uma das principais funcionalidades, está a possibilidade de submissão de currículos para diversas vagas registradas na plataforma. Um dos requisitos para submissão de arquivos é que o currículo seja, exclusivamente, em formato

 

A) Word e tenha menos de 10 MB.

B) PDF ou Word e tenha menos de 10MB.

C) PDF e tenha menos de 5MB.

D) Word ou PDF e tenha menos de 5 MB.

COMENTÁRIO: Os currículos postados no linkedin pode ser postados no formato PDF e do Word também, o limite de tamanho é definido com 5 MB pelo administrador. Esta questão apesar de ter resposta simples e direta apresenta um dado que normalmente não é foco nos estudos para os estudos em concursos públicos.

GABARITO: D

 

  1. Ao utilizar computadores públicos ou que sejam acessados por diversas pessoas, é fundamental manter a privacidade da navegação, evitando que o navegador salve o histórico ou o que foi baixado pelo usuário por meio da ativação da navegação anônima. Para ativar esse tipo de navegação no Google Chrome, versão 27 e posteriores, deve-se utilizar o atalho:

A) Shift + N

B) Shift + P

C) Ctrl + Shift + N

D) Ctrl + Shift + A

COMENTÁRIO: Questão frequente em boa parte dos certames, para navegação anônima o usuário poderá utilizar a combinação Ctrl + Shift + N .

GABARITO: C

 

  1. Pragas virtuais têm se tornando uma grande ameaça à sociedade conectada de hoje. Existem pragas que podem roubar senhas dos usuários e até inutilizar o próprio equipamento, seja um computador, um tablet ou um telefone celular. Um tipo de praga/ataque é caracterizado pela tentativa de enganar os usuários por intermédio de mensagens falsas ou de websites que imitam sites acessados por eles, objetivando capturar senhas e outras informações. Essa praga é denominada

A) worms. C) phishing.

B) rootkit. D) trojan.

COMENTÁRIO: Cada vez mais frequente técnicas de redirecionamento como Phishing e Pharming aparecem nos certames, então fica a dica para as próximas provas: Phishing permite ao invasor enganar o usuário através de falsos link ou páginas.

GABARITO: C

 

 

  1. Na instalação padrão do software de correio eletrônico Microsoft Outlook 2016, instalado no Windows 10 Professional, ambos com idioma PT-BR, a pasta p, que contém os arquivos de dados do Outlook, fica localizada no diretório:

A) unidade:\Windows\<nome de usuário>\AppData\Local\Microsoft\Outlook

B) unidade:\Windows\<nome de usuário>\Microsoft\Outlook

C) unidade:\Usuários\<nome de usuário>\Office\Microsoft\Outlook

D) unidade:\Usuários\<nome de usuário>\AppData\Local\Microsoft\Outlook

 

COMENTÁRIO: A pasta que relaciona os usuários cadastrados é indicada de forma independe a pasta Windows, desta forma já eliminamos a letra “A” e “B”, observe que a alternativa “C” cita a pasta “Office” no caminho da aplicação, o nome correto da pasta é “Microsoft Office” e está armazenada em “Arquivos de Programas”. Vale ressaltar que a pasta AppData é uma pasta oculta e só será apresentada caso seja solicitado.

GABARITO: D

 

  1. Utilizando o Word 2016, para o Windows 10, ambos na versão PT-BR, com o objetivo de aplicar uma formatação específica de fonte na palavra contemporânea, na linha 2, pode-se clicar

A) três vezes com o botão esquerdo do mouse e, depois, pressionar as teclas Ctrl + F.

B) duas vezes com o botão esquerdo do mouse e, depois, pressionar as teclas Ctrl + D.

C) duas vezes com o botão direito do mouse e, depois, pressionar as teclas Ctrl + F.

D) uma vez com o botão direito do mouse e, depois, pressionar as teclas Ctrl + D.

COMENTÁRIO: A organizadora Comperve utiliza em quase todas as suas provas atalhos de teclado, “dois cliques” em uma palavra “seleciona a palavra”, e o atalho Ctrl + D abre a caixa para formatar fonte.

GABARITO: B

 

 

  1. Considere o período a seguir:

“Na perspectiva contemporânea, tais normas são compreendidas como o ápice da pirâmide normativa de uma ordem jurídica, consideradas leis supremas de um Estado soberano e têm por função regulamentar e delimitar o poder estatal, além de garantir os direitos considerados fundamentais.”

 

Utilizando o Libreoffice Writer, versão 5, para o Ubuntu 14.4, com o idioma PT-BR, a fim de formatar esse período em negrito, pode-se clicar

A) duas vezes com o botão esquerdo em qualquer parte da frase e pressionar as teclas Ctrl+B.

B) três vezes com o botão direito em qualquer parte da frase e pressionar as teclas Ctrl+N.

C) três vezes com o botão esquerdo em qualquer parte da frase e pressionar as teclas Ctrl+B.

D) duas vezes com o botão direito em qualquer parte da frase e pressionar as teclas Ctrl+N.

 COMENTÁRIO: Pegadinha, pois o atalho de teclado Ctrl N aplica negrito no Word, já no LibreOffice cujos atalhos são baseados no inglês NEGRITO=BOLD, então o atalho para negrito é Ctrl B. Lembrando que dois cliques na palavras seleciona a palavra e não o período.

GABARITO: C

 

  1. O mecanismo de busca do Google permite procurar, rapidamente, por páginas na Internet. Assim, considerando o crescimento exponencial de informações nessa rede, consegue-se reduzir, drasticamente, o tempo de busca bem como melhorar o resultado das pesquisas. Suponha que você necessite buscar documentos do tipo PDF contendo a expressão "Ministério Público", exceto os que contenham, em seu conteúdo, a palavra "crime". Para isso, o critério de busca que você pode utilizar é:

A) Ministério+Público pdf crime

B) "Ministério Público" filetype:pdf ex:crime

C) "Ministério Público" filetype:pdf -crime

D) Ministério+Público file:pdf "crime"

COMENTÁRIO: Está questão já foi aborda algumas vezes pela Comperve, curiosamente fez parte da nossa revisão de véspera, foi solicitado na pesquisa a expressão “Ministério Público”, ou seja, se é uma expressão precisa vir entre aspas, Filetype:pdf indica apenas arquivos em PDF e –crime exclui as páginas que apresentem a palavra crime

GABARITO: C

 

 

 

  1. Objetivando-se enviar informações por meio de uma rede de computadores, é necessário organizar esse processo de comunicação por meio de protocolos. Esses protocolos estabelecem regras para diversos tipos de aplicações e envio de mensagens. Para que seja possível usar navegadores na internet e enviar e-mails, são utilizados, respectivamente, os protocolos

A) HTTP e FTP. C) NTP e IRC.

B) HTTP e SMTP. D) NTP e SSH.

 COMENTÁRIO: Mais uma questão da nossa revisão de véspera, para abrir páginas nos navegadores é o HTTP, envio de e-mails SMTP.

GABARITO: B

 

  1. Usuários de sistemas operacionais baseados em Linux fazem uso dos diversos programas disponibilizados com a distribuição utilizada. O aplicativo Terminal permite abrir um prompt de comando a fim de que sejam digitados comandos para operação do sistema. Com o intuito de criar um arquivo do tipo archive contendo todos os arquivos do tipo txt em um determinado diretório, no Ubuntu 16.04 LTS, utiliza-se o comando:

A) bkp -f backup .txt C) cpio -o *.txt > backup.io

B) tar -cvf backup.tar *.txt D) dd if=*.txt of=backup.dd

COMENTÁRIO: Questão mais técnica da prova, solicita uma linha de comando para um determinado arquivo no Linux, o comando “tar” cria o arquivo, o complemento –cvf indica:

  1. c=criar, v=mostrar ficheiros ou arquivos, f=ficheiro ou arquivo
  2. .tar é o nome secundário do arquivo
  3. *.txt indica que todos os arquivos com nome secundário igual a txt serão incluídos.

 

GABARITO: B

 

  1. O aplicativo Impress do suíte de escritório LibreOffice 5 permite exportar apresentações em formato HTML que podem ser integradas em páginas Web. Ao exportar uma apresentação, o usuário cria uma folha de estilo CSS e deve escolher a publicação do tipo

A) ScreenCast. C) WebCast PHP.

B) Manual. D) Automática.

COMENTÁRIO: durante a exportação do arquivo html a caixa de extensão de arquivo automática é previamente marcada por padrão.

GABARITO: D

 

 

  1. Considerando que, na célula G15, tem-se a fórmula =SOMASE(G6:G14;G8;F6:F14)/CONT.SE(G6:G14;G10), o resultado a ser exibido, quando essa fórmula for processada, é

A) 6,34. B) 5,74. C) 7,65.  D) 5,53.

Mais uma questão resolvida nas nossas aulas ao vivo, vamos a resolução:

COMENTÁRIO: =SOMASE(G6:G14;G8;F6:F14)/CONT.SE(G6:G14;G10)

SOMASE(G6:G14;G8;F6:F14)

Esta parte da fórmula verifica de G6 até G14 as células que são iguais a G8 “Reprovado”, e então soma os dados nas linhas correspondentes de F6 até F14:

5,88+5,83+4,78+6,25+5,65+6,55+5,25 = 40,19

CONT.SE(G6:G14;G10) E

sta parte verifica a quantidade de valores de G6 até G14 que são iguais a G10 “Reprovado” 7

Então: 40,19 dividido por 7 = 5,74

GABARITO: B

 

  1. Para aplicar o estilo apresentado nas células de F6:F14, é utilizado o recurso de Formatação Condicional do tipo

A) Barra de Dados. C) Regra de Realce.

B) Escala de Cor. D) Conjunto de Ícones.

COMENTÁRIO: Questão técnica, já que temos alguns estilos aplicáveis a formatação condicional, Barra de dados é o efeito correspondente da imagem apresentada na prova.

GABARITO: A

 

  1. Considere a seguinte imagem do aplicativo Windows Explorer, do Windows 10 PT-BR.

 

Utilizando-se o botão esquerdo do mouse para Mapear uma Unidade de Rede no aplicativo ilustrado na imagem, pode-se seguir os passos:

A) Clicar no Ícone Este Computador, Clicar no Menu Arquivo, Clicar em Adicionar Unidade de Rede

B) Clicar no Ícone de Rede, Clicar no Menu Rede, Clicar em Mapear Unidade de Rede

C) Clicar no Ícone Rede, Clicar no Menu Início, Clicar em Adicionar Unidade de Rede

D) Clicar no Ícone Este Computador, Clicar no Menu Computador, Clicar em Mapear Unidade de Rede.

COMENTÁRIOS:

 

ATENÇÃO!!! CABE RECURSO

O aplicativo citado no enunciado não se chama Windows Explorer, mas sim, Explorador de Arquivos.

Na alternativa “D” citada como correta tem erro, após clicar em “Este Computador” a referencia que é apresentada é “Computador” e não “Meu computador” como relaciona a alternativa.

GABARITO OFICIAL: D

GABARITO DO PROFESSOR: ANULADA

 

Abraços

 

Paulo França

 

Link da prova:

http://www.comperve.ufrn.br/conteudo/concursos/mprn201701/provas/201.pdf 

 

Acesso aos cursos do professor Paulo França

https://www.pontodosconcursos.com.br/Professor/Cursos/1169/paulo-franca 

 


Comentários

  • 31/05/2017 - Ana Karine
    Professor, embora eu tenha sido eliminada apenas em informática, não me arrependo de ter adquirido o seu curso, as que eu acertei devo a você todo o ensinamento passado. Confesso que assim que vi a prova fiquei nervosa e também mudei duas questões que estavam certas de última hora. Irei revisar suas aulas e aguardar a aprovação nos demais concursos. Terá um concurso do PGJ em Natal e provavelmente será a bendita COMPERVE. Fique com Deus e que Ele abençoe sua vida grandemente.
  • 01/06/2017 - Prof Paulo França
    Oi Ana

    Muito obrigado pela confiança no meu trabalho!!!!!
    Vamos continuar na luta, se Deus quiser você vai conseguir sua aprovação!!!!

    Conte comigo!!!!
  • 10/05/2017 - João Paulo
    Boa tarde professor...

    Ainda não entendi seu raciocínio na defesa, após clicar em "Este computador", aparece o menu "Computador", como diz assertiva, e não em "Meu computador", como diz na defesa. Professor com relação a questão 21, a mesma pede os tipos de formatos, que o Linkedin recebe, no caso não seria o docx (Word) e pdf (Adobe)? Caberia recurso nessa questão?
  • 10/05/2017 - Prof Paulo França
    Olá João

    Lembre-se que a questão cita Windows Explorer, mas no Windows 10 é Explorador de Arquivos.
    Na alternativa "D" dada como correta o caminho não é "Meu computador" mas sim "Computador".

    abraços
  • 09/05/2017 - Damaris Lisboa
    Muito obrigada, professor!! Boa sorte na sua vida!! Fique com DEUS!!
  • 09/05/2017 - Prof Paulo França
    Conte sempre comigo Damaris!!!

    Fique com Deus
  • 09/05/2017 - Adler mangabeira
    Professor .Parabéns pelas suas aulas.acertei 7 questões maia parece que nao e suficiente. espero que anule uma questao prq fechei a prova de direito adm.consti.historia e geografia. errei uma.de legislação e 3 de portugues.minha chance de conseguir uma vaga sao grandes caso anule uma questao..caso nao anule partiremos para outra.mais ficarei desanimado. prq quase fecho a prova.
  • 13/05/2017 - Prof Paulo França
    Estou aqui na torcida Adler, conte comigo!!!
  • 08/05/2017 - João Paulo
    Boa noite professor...

    Na alternativa que a banca diz o gabarito diz, clicar no "Menu computador", e não em "Meu computador", como está na defesa. É isso mesmo?
  • 09/05/2017 - Prof Paulo França
    Oi João

    O correto é clicar em Computador e não em Meu Computador como afirma a alternativa
  • 08/05/2017 - Rossandro
    Obrigado professor pela sua atenção, o senhor é nota 10, ou melhor nota 150!!! Já contestei o gabarito na questão 33, conforme sua orientação. Fiz uma prova muito boa, mas errei mais questões de informática nessa prova, esperava acertar mais, acertei 7 e errei 6. Já contestei essa 33, é uma a menos pra contar ponto pro concorrente. Agora com a denúncia de fraude na prova, vamos ver como é que fica!
  • 09/05/2017 - Prof Paulo França
    Bom dia Rossandro

    Obrigado pela confiança no meu trabalho, vamos torcer para você conseguir esta questão. A denuncia de fraude precisa ser apurada com rigor.

    abraços
Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: