Prof. Bruno Fracalossi

08/05/2017 | 07:55
Compartilhar

Estudando sem edital publicado (período atual, por exemplo)!

Olá meus amigos, tudo bem com vocês?

Hoje eu escrevo dando dicas sobre como estudar sem ter um edital na praça.

É bem complicado você ter sangue frio e se manter focado em um certame sem perspectivas de publicação de edital. Mas há vários períodos assim. O atual, por exemplo.

Geralmente, os melhores concursos federais, com poucas exceções, saem todos juntos, dificultando as nossas escolhas.

Quem nunca passou pela situação de ficar estudando um grande período sem edital, e quando sai um, saem todos, rsss! A minha previsão para 2018 é que ocorra justamente isso!

Conforme minha experiência, já reparei que os editais dos principais concursos do Poder Executivo Federal, e que possuem maior número de vagas e mais gente focada, como Receita e Polícia Federal, AFT, CGU, STN, MDIC, MPOG, BACEN, SUSEP e CVM saem no segundo e terceiro ano de mandato de um governo.

Sempre é assim: no primeiro ano e no 2º semestre do último ano de governo, os editais desaparecem. Nesse período, muitos concurseiros desistem de estudar. Eu digo a vocês que esse período sem concursos (como aconteceu no 2º semestre de 2010 e em todo o 2011, e como deve ocorrer no 2º semetre de 2014 e em 2015) define muitos dos futuros aprovados. Quem continua firme nesse período, e consegue consolidar as matérias da espinha dorsal da sua área foco, aproveita todos os editais parecidos quando eles saem todos juntos.

O momento atual é um pouco atípico, em razão de um processo de impeachment no meio do governo. Por isso o atraso nesse processo.

Como fazer então, professor?

Não desanime! É um momento muito difícil. Você vai ser cobrado de todos os lados. Muitos vão falar para você desistir! Que a máquina pública está inchada! Que os concursos vão acabar! Que o Brasil vai virar uma Grécia e que todos os servidores serão mandados embora! Que o país não consegue pagar esse monte de sanguessuga! Que você deve procurar emprego em vez de perder tempo estudando, e blá, blá, blá!

Não dê ouvidos! A maioria dessas pessoas está, na verdade, tentando te desanimar, porque está preocupadíssima com o fato de que você tem grandes chances de passar em um concurso top, e ela vai ficar na mesma! Existem 10 milhões de pessoas prestando concursos públicos hoje no país. Quase todo mundo que eu e você conhecemos quer ser servidor público dessas carreiras, porque elas são muito boas. Você trabalhará em uma atividade interessante, necessária ao país, com boa remuneração e estabilidade. Que mal há nisso?

Use essa tentativa de desestabilização como motivação. Internalize isso em força de estudo. As carreiras que eu citei acima são carreiras típicas de Estado, essenciais ao nosso país, e que sempre vão se manter no topo salarial, valorizadas pelo Governo! Compensa o esforço, acredite em mim!

Faça o seguinte: liste as matérias que formam a espinha dorsal da sua área-foco. Estude só elas. Mas estude com gosto de gás! Decore a teoria e resolva inúmeros exercícios. Faça seus resumos e revise-os. Quando acabar, comece tudo de novo.

 

Quando você achar que estiver muito bem nas matérias básicas do seu foco, vai surgir uma vozinha do mal na sua cabeça (brincadeira, hein pessoal, rsss!) sugerindo que você estude TODAS as matérias do edital anterior do concurso no qual você está focado. Não dê ouvidos a essa maldade! Não estude matérias esporádicas, que entram e saem no seu concurso-foco. Não compensa. Eu fiz isso quando estudava para o AFRFB de 2009 e me dei mal! Estudei Informática, Direito Internacional, Economia etc. Quando saiu o edital de 2009, mudou tudo.

Quem estudava somente as matérias básicas se deu bem, porque quando saiu o edital, já dominava a espinha-dorsal, e precisou estudar somente os conteúdos novos, sem ter perdido tempo com assuntos que saíram do concurso.

Então, caro aluno, quando você acabar de estudar a espinha-dorsal, comece a revisá-la. Não estude matéria esporádica, ok?

Vou citar exemplos de espinha-dorsal das principais áreas de concursos:

Área de Controle, Gestão e Econômica:

Concursos principais: CGU/TCU, STN, MPOG, BACEN, CVM, SUSEP.

Espinha-Dorsal - português, inglês, administração pública/ciência política, raciocínio lógico, direito constitucional, direito administrativo, economia, auditoria governamental, afo e contabilidade pública.

Área Fiscal:

Concursos principais: Auditor e Analista da RFB, Auditor dos Estados e Municípios.

Espinha-Dorsal: português, inglês, raciocínio lógico, administração pública, direito administrativo/constitucional/tributário e contabilidade.

Se o seu foco for Receita Federal, acrescente direito previdenciário e comércio internacional.

Se o seu foco for Receita Estadual e Municipal, acrescente legislação tributária.

Analista e Técnico Administrativo de Tribunais e MP´s:

Concursos principais: TST e TRT´s, TSE e TRE´s, STJ, STF, MPU e TJDFT.

Espinha-Dorsal: português, inglês, informática, direito constitucional, direito administrativo, administração geral/pública e afo.

Se o seu foco for TRE, acrescente direito eleitoral.

Se o seu foco for TRT, acrescente direito do trabalho.

Analista e Técnico Administrativo de Agências Reguladoras e correlatos:

Concursos principais: ANATEL, ANP, ANEEL, ANTT, ANTAQ, ANVISA, ANAC, ANA, ANCINE, PREVIC, DNPM.

Espinha-Dorsal: português, inglês, raciocínio lógico, direito constitucional, direito administrativo, administração geral/pública e afo.

Área policial:

Concursos principais: Agente e Escrivão das Polícias Federal e Civil, Agente da Polícia Rodoviária Federal.

Espinha-Dorsal: português, inglês, informática, raciocínio-lógico, direito penal e processual penal, direito civil, contabilidade, economia e administração.

Quando sair o edital do seu concurso, você somente revisará essas matérias, conseguindo uma pontuação excelente nelas, e garantindo a aprovação com o estudo das matérias novas após a publicação do edital do concurso.

Não citei aqui outros grandes concursos como os das áreas fins das AGÊNCIAS REGULADORAS e da ABIN, AFT, IPEA, DIPLOMATA, SENADO E CÂMARA porque eles são bem peculiares, e envolvem conteúdos específicos. Já o concurso de ACE/MDIC é uma mistura das áreas Fiscal e Econômica, apesar do cargo fazer parte do Ciclo de Gestão Federal.

Um grande abraço e até a próxima.

Prof. Bruno Fracalossi

 

Segue, no meu grupo de Técnicas de Preparação para Concursos Públicos, no facebook, um e-book gratuito com uma coletânea de todos os meus artigos, técnicos e motivacionais, desde que eu entrei no Ponto!

E-BOOK

Informo que encontra-se também disponível no grupo, na parte de arquivos, a amostra do meu novo livro: Manual das Principais Bancas Examinadoras de Concursos Públicos, com os capítulos Esaf e Cespe.

Mas é somente para aqueles que se cadastrarem!

Estou sorteando vários livros nele!

As regras e o grupo estão nos links abaixo:

REGRAS DOS SORTEIOS

TÉCNICAS DE PREPARAÇÃO PARA CONCURSOS PÚBLICOS (no grupo, todos os dias, um tema motivacional ou um texto interessante, meu e de outros autores).

Inscreva-se também no meu canal do youtube:

CANAL DO BRUNO FRACALOSSI NO YOUTUBE

Deixo aqui também o link para acessar as minhas turmas de Coaching para concursos:

COACHING

Estão lançadas novas turmas.

Quem se matricular antes desse prazo começa imediatamente, e ganha alguns dias de trabalho gratuito! E VOCÊ TERÁ ATÉ 60% DE DESCONTO NOS PDF´S DO SITE, ALÉM DE 6 MESES GRATUITOS NO PONTO MAIS!

Seguem várias entrevistas com aprovados do meu programa de Coaching:

https://www.pontodosconcursos.com.br/Entrevistas/Entrevista/175/paulo-yuuki

https://www.pontodosconcursos.com.br/Entrevistas/Entrevista/203/angela-danielle-kuhn

https://www.pontodosconcursos.com.br/Entrevistas/Entrevista/202/telma-segre

https://www.pontodosconcursos.com.br/Entrevistas/Entrevista/188/ronaldo-pires-kaltner

https://www.pontodosconcursos.com.br/Entrevistas/Entrevista/184/samanta-yuquie

https://www.pontodosconcursos.com.br/Entrevistas/Entrevista/157/sara-cristina

https://www.pontodosconcursos.com.br/Entrevistas/Entrevista/174/agamenon-almeida

https://www.pontodosconcursos.com.br/Entrevistas/Entrevista/155/ariadne-bueno

https://www.pontodosconcursos.com.br/Entrevistas/Entrevista/108/camila-aguiar

https://www.pontodosconcursos.com.br/Entrevistas/Entrevista/146/joemir-mendonca

https://www.pontodosconcursos.com.br/Entrevistas/Entrevista/121/thaise-munique

https://www.pontodosconcursos.com.br/Entrevistas/Entrevista/104/renieri-mezzomo

https://www.pontodosconcursos.com.br/Entrevistas/Entrevista/151/marcelo-de-vasconcelos-czaya

https://www.pontodosconcursos.com.br/Entrevistas/Entrevista/144/tercio-rabelo

TURMAS CICLO ERELJUR: 

CICLO ERELJUR

Seguem também as aulas do nosso curso online grátis de Técnicas de Preparação!

Aqui eu abordo desde os fatores necessários a um bom planejamento, passando pela execução, até o seu momento da aprovação 

Veremos:

- COMO DEFINIR E MANTER O MEU FOCO NÃO CEDENDO ÀS PRESSÕES EXTERNAS;

- COMO EQUILIBRAR A MINHA VIDA EM TODOS OS ASPECTOS;

- COMO ESTIPULAR METAS (NEM MUITO LEVES, NEM MUITO PESADAS);

- COMO ELABORAR UM PLANEJAMENTO DE CURTO E DE LONGO PRAZO;

- COMO SER MAIS DISCIPLINADO;

- CRIANDO UM RECEPTOR DE FEEDBACKS;

- TÉCNICAS DE RESUMOS;

- TÉCNICAS DE APRENDIZAGEM ACELERADA E DE MEDITAÇÃO FORÇADA;

- NÃO DÁ PARA USAR LEITURA DINÂMICA NOS ESTUDOS PARA CONCURSOS, MAS HÁ COMO LER MAIS RÁPIDO. COMO?; 

- TÉCNICAS MOTIVACIONAIS E EMOCIONAIS; COMO CONTROLAR A MINHA ANSIEDADE E AUMENTAR A MINHA CONCENTRAÇÃO? 

- ERROS E ACERTOS DE UM CONCURSEIRO;

- TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA APLICADA AOS ESTUDOS;

- TÉCNICAS DE DISCURSIVAS;  

- AS MALÍCIAS DE UM CONCURSEIRO EXPERIENTE E COMO PRIORIZAR VOCÊ EM DETRIMENTO DOS OUTROS QUE NÃO RESPEITAM A SUA CAUSA;

O curso todo terá muito mais do que as 8 horas inicialmente previstas, e eu irei dividí-lo em aulas de 30 minutos aproximadamente, para que não fique muito cansativo.

Abaixo os links das aulas 01 a 10:

AULA 01

AULA 02

AULA 03

AULA 04

AULA 05

AULA 06

AULA 07

AULA 08

AULA 09

AULA 10

Um abraço.

Prof. Bruno Fracalossi

 

BRUNOFRACALOSSI@PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

WWW.FACEBOOK.COM/BRUNO.FRACALOSSIPAES

GRUPO TÉCNICAS DE PREPARAÇÃO PARA CONCURSOS - FACEBOOK

CANAL DO BRUNO FRACALOSSI NO YOUTUBE 

PERISCOPE - @brunofracalossi

Resultado de imagem para guia completo das carreiras públicas federais


Comentários

  • 12/05/2017 - André
    Valeu professor! De grande ajuda!
  • 12/05/2017 - WALDNEY NEVES DA SIL
    Professor, você sugere uma espinha dorsal pra AFT?
  • 11/05/2017 - IVANILSON
    MAIS UMA VEZ UM EXCELENTE ARTIGO.BELA MOTIVAÇÃO.OBRIGADO.
  • 10/05/2017 - Renata Luciene de So
    Professor, seus artigos são muito bons! Parabéns e obrigada!
    Tenho muita vontade de ser sua aluna mas por enquanto não dá.
  • 09/05/2017 - Naira Portela
    Professor, poderia usar sua experiencia para indicar a espinha dorsal dos concursos legislativos, faz uma forcinha, rs.
  • 09/05/2017 - Simone
    Obrigada, professor!
    É o que eu estava precisando ouvir!
  • 08/05/2017 - Tadeu junior
    Professor, quanto a técnico e analista de Tribunais Regionais e Tribunais Superiores, gostaria de fazer um correção ou sugestão:

    -No núcleo duro de disciplinas: retirar a disciplina de Inglês, e acrescentar Noções de Direito da Pessoas com Deficiência, pois essa disciplina se tornou obrigatória conforme a Resolução 230/2016 do CNJ.
    -Se for para técnico de TRF: acrescentar direito processual civil e processual penal.
    Meu foco é técnico de TRTs e TRFs, pois este cargo é de maior demanda nestes tribunais, também pelo fato de que, com a vigência do Novo Regime Fiscal (EC Nº 95), não há garantias de um quantidade razoável de convocações para AJAA,uma vez que os tribunais devem priorizar os cargos de AJAJ e AJOF para nomeações.
    Poderia fazer um artigo sobre candidato fazer concursos de outros estados?Aguardo resposta. Abraços
  • 08/05/2017 - Matheus
    Prof. Bruno, gostaria de lhe parabenizar pelo texto. Tendo em vista o quadro do Executivo, quais concursos tem maiores chances de saírem em 2018? EPPGG é um deles, correto?
  • 08/05/2017 - Giovani Pepe
    Valeu Brunão!!!

    E deu uma parada nas carreiras hein!!!rs
    Cadê as "Vantagens x desvantagens " de ser AFT?????rs

    Absss
Comentar este artigo
MAIS ARTIGOS DO AUTOR
Compartilhar: